Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, Vitoria dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45508
Resumo: O presente trabalho tem como tema a Metodologia de ensino. Onde o objetivo é compreender a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, abrangendo seu caráter conceitual, de modo a distinguir as diferentes concepções acerca das ferramentas de ensino na educação brasileira no século XXI. A escolha deste tema surgiu das necessidades de conhecer e compreender como trabalhar com as Metodologias Ativas, através do ensino e aprendizagem no contexto escolar. Da mesma forma, pensamos refletir sobre o modelo de ensino hibrido, sendo ela uma metodologia que proporciona uma aprendizagem presencial e remota, onde o aluno estuda sozinho on-line, podendo interagir com professores e colegas de sala. Através destas metodologias de ensino meio conseguimos ferramentas de aprendizagem, onde apresenta a função potencializar o interesse e o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem, dando autonomia para esse individuo consiga evoluir de forma significativa. A metodologia da pesquisa foi pautada na metodologia bibliográfica e revisão de literatura afim de buscar novos conhecimentos para aperfeiçoar as técnicas metodológicas no contexto escolar, dessa forma o trabalho comportou compreender após análise realizada que, as metodologias ativas na educação escolar, prepara o aluno para conhecer, compreender e construir seus conhecimentos, proporcionando um melhor desenvolvimento para uma aprendizagem significativa.
id Krot_b444225f78f5017051382d524633f2d9
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45508
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MIRANDA, Vitoria dos Santos2022-08-11T18:48:37Z2022-08-11T18:48:37Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45508O presente trabalho tem como tema a Metodologia de ensino. Onde o objetivo é compreender a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, abrangendo seu caráter conceitual, de modo a distinguir as diferentes concepções acerca das ferramentas de ensino na educação brasileira no século XXI. A escolha deste tema surgiu das necessidades de conhecer e compreender como trabalhar com as Metodologias Ativas, através do ensino e aprendizagem no contexto escolar. Da mesma forma, pensamos refletir sobre o modelo de ensino hibrido, sendo ela uma metodologia que proporciona uma aprendizagem presencial e remota, onde o aluno estuda sozinho on-line, podendo interagir com professores e colegas de sala. Através destas metodologias de ensino meio conseguimos ferramentas de aprendizagem, onde apresenta a função potencializar o interesse e o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem, dando autonomia para esse individuo consiga evoluir de forma significativa. A metodologia da pesquisa foi pautada na metodologia bibliográfica e revisão de literatura afim de buscar novos conhecimentos para aperfeiçoar as técnicas metodológicas no contexto escolar, dessa forma o trabalho comportou compreender após análise realizada que, as metodologias ativas na educação escolar, prepara o aluno para conhecer, compreender e construir seus conhecimentos, proporcionando um melhor desenvolvimento para uma aprendizagem significativa.Metodologias ativasEnsino e aprendizagemEnsino hibridoTecnologia de informação e comunicaçãoMetodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVictoria.pdfVictoria.pdfapplication/pdf791176https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45508/1/Victoria.pdf234ea11484c741f48f3483cdef858540MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45508/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/455082022-08-11 15:48:37.952oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45508Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T18:48:37falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T18:48:37Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar
title Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar
spellingShingle Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar
MIRANDA, Vitoria dos Santos
Metodologias ativas
Ensino e aprendizagem
Ensino hibrido
Tecnologia de informação e comunicação
title_short Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar
title_full Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar
title_fullStr Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar
title_full_unstemmed Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar
title_sort Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar
author MIRANDA, Vitoria dos Santos
author_facet MIRANDA, Vitoria dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, Vitoria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Ensino e aprendizagem
Ensino hibrido
Tecnologia de informação e comunicação
topic Metodologias ativas
Ensino e aprendizagem
Ensino hibrido
Tecnologia de informação e comunicação
description O presente trabalho tem como tema a Metodologia de ensino. Onde o objetivo é compreender a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, abrangendo seu caráter conceitual, de modo a distinguir as diferentes concepções acerca das ferramentas de ensino na educação brasileira no século XXI. A escolha deste tema surgiu das necessidades de conhecer e compreender como trabalhar com as Metodologias Ativas, através do ensino e aprendizagem no contexto escolar. Da mesma forma, pensamos refletir sobre o modelo de ensino hibrido, sendo ela uma metodologia que proporciona uma aprendizagem presencial e remota, onde o aluno estuda sozinho on-line, podendo interagir com professores e colegas de sala. Através destas metodologias de ensino meio conseguimos ferramentas de aprendizagem, onde apresenta a função potencializar o interesse e o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem, dando autonomia para esse individuo consiga evoluir de forma significativa. A metodologia da pesquisa foi pautada na metodologia bibliográfica e revisão de literatura afim de buscar novos conhecimentos para aperfeiçoar as técnicas metodológicas no contexto escolar, dessa forma o trabalho comportou compreender após análise realizada que, as metodologias ativas na educação escolar, prepara o aluno para conhecer, compreender e construir seus conhecimentos, proporcionando um melhor desenvolvimento para uma aprendizagem significativa.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T18:48:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T18:48:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45508
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45508/1/Victoria.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45508/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 234ea11484c741f48f3483cdef858540
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460349090398208