Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45508 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a Metodologia de ensino. Onde o objetivo é compreender a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, abrangendo seu caráter conceitual, de modo a distinguir as diferentes concepções acerca das ferramentas de ensino na educação brasileira no século XXI. A escolha deste tema surgiu das necessidades de conhecer e compreender como trabalhar com as Metodologias Ativas, através do ensino e aprendizagem no contexto escolar. Da mesma forma, pensamos refletir sobre o modelo de ensino hibrido, sendo ela uma metodologia que proporciona uma aprendizagem presencial e remota, onde o aluno estuda sozinho on-line, podendo interagir com professores e colegas de sala. Através destas metodologias de ensino meio conseguimos ferramentas de aprendizagem, onde apresenta a função potencializar o interesse e o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem, dando autonomia para esse individuo consiga evoluir de forma significativa. A metodologia da pesquisa foi pautada na metodologia bibliográfica e revisão de literatura afim de buscar novos conhecimentos para aperfeiçoar as técnicas metodológicas no contexto escolar, dessa forma o trabalho comportou compreender após análise realizada que, as metodologias ativas na educação escolar, prepara o aluno para conhecer, compreender e construir seus conhecimentos, proporcionando um melhor desenvolvimento para uma aprendizagem significativa. |
id |
Krot_b444225f78f5017051382d524633f2d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45508 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MIRANDA, Vitoria dos Santos2022-08-11T18:48:37Z2022-08-11T18:48:37Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45508O presente trabalho tem como tema a Metodologia de ensino. Onde o objetivo é compreender a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, abrangendo seu caráter conceitual, de modo a distinguir as diferentes concepções acerca das ferramentas de ensino na educação brasileira no século XXI. A escolha deste tema surgiu das necessidades de conhecer e compreender como trabalhar com as Metodologias Ativas, através do ensino e aprendizagem no contexto escolar. Da mesma forma, pensamos refletir sobre o modelo de ensino hibrido, sendo ela uma metodologia que proporciona uma aprendizagem presencial e remota, onde o aluno estuda sozinho on-line, podendo interagir com professores e colegas de sala. Através destas metodologias de ensino meio conseguimos ferramentas de aprendizagem, onde apresenta a função potencializar o interesse e o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem, dando autonomia para esse individuo consiga evoluir de forma significativa. A metodologia da pesquisa foi pautada na metodologia bibliográfica e revisão de literatura afim de buscar novos conhecimentos para aperfeiçoar as técnicas metodológicas no contexto escolar, dessa forma o trabalho comportou compreender após análise realizada que, as metodologias ativas na educação escolar, prepara o aluno para conhecer, compreender e construir seus conhecimentos, proporcionando um melhor desenvolvimento para uma aprendizagem significativa.Metodologias ativasEnsino e aprendizagemEnsino hibridoTecnologia de informação e comunicaçãoMetodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVictoria.pdfVictoria.pdfapplication/pdf791176https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45508/1/Victoria.pdf234ea11484c741f48f3483cdef858540MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45508/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/455082022-08-11 15:48:37.952oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45508Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T18:48:37falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T18:48:37Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar |
title |
Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar |
spellingShingle |
Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar MIRANDA, Vitoria dos Santos Metodologias ativas Ensino e aprendizagem Ensino hibrido Tecnologia de informação e comunicação |
title_short |
Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar |
title_full |
Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar |
title_fullStr |
Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar |
title_sort |
Metodologia de ensino: as metodologias ativas e a aprendizagem no contexto escolar |
author |
MIRANDA, Vitoria dos Santos |
author_facet |
MIRANDA, Vitoria dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MIRANDA, Vitoria dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Ensino e aprendizagem Ensino hibrido Tecnologia de informação e comunicação |
topic |
Metodologias ativas Ensino e aprendizagem Ensino hibrido Tecnologia de informação e comunicação |
description |
O presente trabalho tem como tema a Metodologia de ensino. Onde o objetivo é compreender a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, abrangendo seu caráter conceitual, de modo a distinguir as diferentes concepções acerca das ferramentas de ensino na educação brasileira no século XXI. A escolha deste tema surgiu das necessidades de conhecer e compreender como trabalhar com as Metodologias Ativas, através do ensino e aprendizagem no contexto escolar. Da mesma forma, pensamos refletir sobre o modelo de ensino hibrido, sendo ela uma metodologia que proporciona uma aprendizagem presencial e remota, onde o aluno estuda sozinho on-line, podendo interagir com professores e colegas de sala. Através destas metodologias de ensino meio conseguimos ferramentas de aprendizagem, onde apresenta a função potencializar o interesse e o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem, dando autonomia para esse individuo consiga evoluir de forma significativa. A metodologia da pesquisa foi pautada na metodologia bibliográfica e revisão de literatura afim de buscar novos conhecimentos para aperfeiçoar as técnicas metodológicas no contexto escolar, dessa forma o trabalho comportou compreender após análise realizada que, as metodologias ativas na educação escolar, prepara o aluno para conhecer, compreender e construir seus conhecimentos, proporcionando um melhor desenvolvimento para uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T18:48:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T18:48:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45508 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45508/1/Victoria.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45508/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
234ea11484c741f48f3483cdef858540 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460349090398208 |