A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63262 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a Ludicidade e o papel da contação de histórias na educação infantil. A relevância dessa pesquisa consiste em analisar e compreender que a Educação Infantil é o início do processo educacional, servindo de base para as outras etapas de ensino sendo um dos primeiros contatos da criança com outras pessoas que estão fora da sua convivência. Sendo assim, é fundamental compreender o papel do professor dentro desse processo e também analisar a relevância da escola disponibilizar recursos para o desenvolvimento do mesmo. O objetivo geral da pesquisa é compreender e analisar as diferentes possibilidades de intervenção, que podem contribuir com o processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem, considerando a atuação do docente junto com os alunos matriculados na educação infantil, utilizando a contação de histórias. A metodologia da pesquisa foi a revisão literatura tendo como os principais autores utilizados, tais como : Eva Lorena Azevedo Dantas (2019) , Janaína Nogueira Maia (2012), Lev Semenovich Vygotsky (2008). Dessa forma, a pesquisa desse tema é de grande importância para a educação, visto que, a ludicidade promove grandes experiências de aprendizado ao aluno, por meio de jogos, brincadeiras, histórias, etc. Concluímos então que a pesquisa atingiu os objetivos propostos e foi de grande relevância para a formação acadêmica, pessoal e profissional. Possibilitando a aquisição de diferentes conhecimentos acerca do tema apresentado |
id |
Krot_900edf99a009e7a475402db710fe24a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63262 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo2023-09-13T14:02:22Z2023-09-13T14:02:22Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63262A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a Ludicidade e o papel da contação de histórias na educação infantil. A relevância dessa pesquisa consiste em analisar e compreender que a Educação Infantil é o início do processo educacional, servindo de base para as outras etapas de ensino sendo um dos primeiros contatos da criança com outras pessoas que estão fora da sua convivência. Sendo assim, é fundamental compreender o papel do professor dentro desse processo e também analisar a relevância da escola disponibilizar recursos para o desenvolvimento do mesmo. O objetivo geral da pesquisa é compreender e analisar as diferentes possibilidades de intervenção, que podem contribuir com o processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem, considerando a atuação do docente junto com os alunos matriculados na educação infantil, utilizando a contação de histórias. A metodologia da pesquisa foi a revisão literatura tendo como os principais autores utilizados, tais como : Eva Lorena Azevedo Dantas (2019) , Janaína Nogueira Maia (2012), Lev Semenovich Vygotsky (2008). Dessa forma, a pesquisa desse tema é de grande importância para a educação, visto que, a ludicidade promove grandes experiências de aprendizado ao aluno, por meio de jogos, brincadeiras, histórias, etc. Concluímos então que a pesquisa atingiu os objetivos propostos e foi de grande relevância para a formação acadêmica, pessoal e profissional. Possibilitando a aquisição de diferentes conhecimentos acerca do tema apresentadoLudicidadeEducação InfantilContação de históriasA ludicidade e a contação de histórias na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALINGRID+CAMILA+FIGUEIREDO+PEREIRA.pdfINGRID+CAMILA+FIGUEIREDO+PEREIRA.pdfapplication/pdf237615https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63262/1/INGRID%2bCAMILA%2bFIGUEIREDO%2bPEREIRA.pdfacc2300d0cbac87b1056ca019562469aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63262/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/632622023-09-13 11:02:22.635oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63262Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-13T14:02:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-13T14:02:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil |
title |
A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil |
spellingShingle |
A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo Ludicidade Educação Infantil Contação de histórias |
title_short |
A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil |
title_full |
A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil |
title_fullStr |
A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil |
title_sort |
A ludicidade e a contação de histórias na educação infantil |
author |
PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo |
author_facet |
PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Ingrid Camila Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Educação Infantil Contação de histórias |
topic |
Ludicidade Educação Infantil Contação de histórias |
description |
A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a Ludicidade e o papel da contação de histórias na educação infantil. A relevância dessa pesquisa consiste em analisar e compreender que a Educação Infantil é o início do processo educacional, servindo de base para as outras etapas de ensino sendo um dos primeiros contatos da criança com outras pessoas que estão fora da sua convivência. Sendo assim, é fundamental compreender o papel do professor dentro desse processo e também analisar a relevância da escola disponibilizar recursos para o desenvolvimento do mesmo. O objetivo geral da pesquisa é compreender e analisar as diferentes possibilidades de intervenção, que podem contribuir com o processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem, considerando a atuação do docente junto com os alunos matriculados na educação infantil, utilizando a contação de histórias. A metodologia da pesquisa foi a revisão literatura tendo como os principais autores utilizados, tais como : Eva Lorena Azevedo Dantas (2019) , Janaína Nogueira Maia (2012), Lev Semenovich Vygotsky (2008). Dessa forma, a pesquisa desse tema é de grande importância para a educação, visto que, a ludicidade promove grandes experiências de aprendizado ao aluno, por meio de jogos, brincadeiras, histórias, etc. Concluímos então que a pesquisa atingiu os objetivos propostos e foi de grande relevância para a formação acadêmica, pessoal e profissional. Possibilitando a aquisição de diferentes conhecimentos acerca do tema apresentado |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-13T14:02:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-13T14:02:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63262 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63262/1/INGRID%2bCAMILA%2bFIGUEIREDO%2bPEREIRA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63262/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
acc2300d0cbac87b1056ca019562469a 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460334372585472 |