As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43494 |
Resumo: | O seguinte trabalho tem por objetivo geral compreender as contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental. Portanto, aborda-se a trajetória histórica da neurociência e sua relação com o processo de aprendizagem. A aprendizagem, nesta perspectiva, pode ser entendida como a transformação dos estímulos sensoriais em impulsos elétricos gerando novas conexões entre os neurônios que são facilitadas quando um novo conhecimento é introduzido considerando as experiências prévias dos educandos. Posteriormente, apresenta-se a compreensão da neurociência no tocante ao processo de alfabetização no ensino fundamental. Nesse sentido, busca-se nas pesquisas relevantes à temática deste trabalho, a compreensão do funcionamento cerebral durante os processos de leitura e escrita, considerando, também, a relação dos indivíduos com dislexia e o funcionamento cerebral durante tarefas de leitura e escrita. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada para levantar as informações científicas relevantes ao objetivo geral e à problemática deste trabalho foi uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo. |
id |
Krot_96d8580eeaf8845d51c2bdc38a302a37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43494 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamentalAlfabetizaçãoNeurociênciaEnsino fundamentalO seguinte trabalho tem por objetivo geral compreender as contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental. Portanto, aborda-se a trajetória histórica da neurociência e sua relação com o processo de aprendizagem. A aprendizagem, nesta perspectiva, pode ser entendida como a transformação dos estímulos sensoriais em impulsos elétricos gerando novas conexões entre os neurônios que são facilitadas quando um novo conhecimento é introduzido considerando as experiências prévias dos educandos. Posteriormente, apresenta-se a compreensão da neurociência no tocante ao processo de alfabetização no ensino fundamental. Nesse sentido, busca-se nas pesquisas relevantes à temática deste trabalho, a compreensão do funcionamento cerebral durante os processos de leitura e escrita, considerando, também, a relação dos indivíduos com dislexia e o funcionamento cerebral durante tarefas de leitura e escrita. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada para levantar as informações científicas relevantes ao objetivo geral e à problemática deste trabalho foi uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo.2022-07-04T14:40:58Z2022-07-04T14:40:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43494BELEBONI, Rafael Marques de Araújoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T14:40:58Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43494Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-04T14:40:58falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-04T14:40:58Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental |
title |
As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental |
spellingShingle |
As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental BELEBONI, Rafael Marques de Araújo Alfabetização Neurociência Ensino fundamental |
title_short |
As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental |
title_full |
As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental |
title_fullStr |
As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental |
title_sort |
As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental |
author |
BELEBONI, Rafael Marques de Araújo |
author_facet |
BELEBONI, Rafael Marques de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BELEBONI, Rafael Marques de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Neurociência Ensino fundamental |
topic |
Alfabetização Neurociência Ensino fundamental |
description |
O seguinte trabalho tem por objetivo geral compreender as contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental. Portanto, aborda-se a trajetória histórica da neurociência e sua relação com o processo de aprendizagem. A aprendizagem, nesta perspectiva, pode ser entendida como a transformação dos estímulos sensoriais em impulsos elétricos gerando novas conexões entre os neurônios que são facilitadas quando um novo conhecimento é introduzido considerando as experiências prévias dos educandos. Posteriormente, apresenta-se a compreensão da neurociência no tocante ao processo de alfabetização no ensino fundamental. Nesse sentido, busca-se nas pesquisas relevantes à temática deste trabalho, a compreensão do funcionamento cerebral durante os processos de leitura e escrita, considerando, também, a relação dos indivíduos com dislexia e o funcionamento cerebral durante tarefas de leitura e escrita. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada para levantar as informações científicas relevantes ao objetivo geral e à problemática deste trabalho foi uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-07-04T14:40:58Z 2022-07-04T14:40:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43494 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672987886419968 |