As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELEBONI, Rafael Marques de Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43494
Resumo: O seguinte trabalho tem por objetivo geral compreender as contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental. Portanto, aborda-se a trajetória histórica da neurociência e sua relação com o processo de aprendizagem. A aprendizagem, nesta perspectiva, pode ser entendida como a transformação dos estímulos sensoriais em impulsos elétricos gerando novas conexões entre os neurônios que são facilitadas quando um novo conhecimento é introduzido considerando as experiências prévias dos educandos. Posteriormente, apresenta-se a compreensão da neurociência no tocante ao processo de alfabetização no ensino fundamental. Nesse sentido, busca-se nas pesquisas relevantes à temática deste trabalho, a compreensão do funcionamento cerebral durante os processos de leitura e escrita, considerando, também, a relação dos indivíduos com dislexia e o funcionamento cerebral durante tarefas de leitura e escrita. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada para levantar as informações científicas relevantes ao objetivo geral e à problemática deste trabalho foi uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo.
id Krot_96d8580eeaf8845d51c2bdc38a302a37
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43494
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamentalAlfabetizaçãoNeurociênciaEnsino fundamentalO seguinte trabalho tem por objetivo geral compreender as contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental. Portanto, aborda-se a trajetória histórica da neurociência e sua relação com o processo de aprendizagem. A aprendizagem, nesta perspectiva, pode ser entendida como a transformação dos estímulos sensoriais em impulsos elétricos gerando novas conexões entre os neurônios que são facilitadas quando um novo conhecimento é introduzido considerando as experiências prévias dos educandos. Posteriormente, apresenta-se a compreensão da neurociência no tocante ao processo de alfabetização no ensino fundamental. Nesse sentido, busca-se nas pesquisas relevantes à temática deste trabalho, a compreensão do funcionamento cerebral durante os processos de leitura e escrita, considerando, também, a relação dos indivíduos com dislexia e o funcionamento cerebral durante tarefas de leitura e escrita. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada para levantar as informações científicas relevantes ao objetivo geral e à problemática deste trabalho foi uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo.2022-07-04T14:40:58Z2022-07-04T14:40:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43494BELEBONI, Rafael Marques de Araújoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T14:40:58Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43494Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-04T14:40:58falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-04T14:40:58Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental
title As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental
spellingShingle As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental
BELEBONI, Rafael Marques de Araújo
Alfabetização
Neurociência
Ensino fundamental
title_short As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental
title_full As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental
title_fullStr As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental
title_full_unstemmed As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental
title_sort As contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental
author BELEBONI, Rafael Marques de Araújo
author_facet BELEBONI, Rafael Marques de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BELEBONI, Rafael Marques de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Neurociência
Ensino fundamental
topic Alfabetização
Neurociência
Ensino fundamental
description O seguinte trabalho tem por objetivo geral compreender as contribuições das neurociências para o processo de alfabetização no ensino fundamental. Portanto, aborda-se a trajetória histórica da neurociência e sua relação com o processo de aprendizagem. A aprendizagem, nesta perspectiva, pode ser entendida como a transformação dos estímulos sensoriais em impulsos elétricos gerando novas conexões entre os neurônios que são facilitadas quando um novo conhecimento é introduzido considerando as experiências prévias dos educandos. Posteriormente, apresenta-se a compreensão da neurociência no tocante ao processo de alfabetização no ensino fundamental. Nesse sentido, busca-se nas pesquisas relevantes à temática deste trabalho, a compreensão do funcionamento cerebral durante os processos de leitura e escrita, considerando, também, a relação dos indivíduos com dislexia e o funcionamento cerebral durante tarefas de leitura e escrita. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada para levantar as informações científicas relevantes ao objetivo geral e à problemática deste trabalho foi uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-04T14:40:58Z
2022-07-04T14:40:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43494
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672987886419968