A importância do marketing de relacionamento no atendimento ao cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Erick Matheus Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34321
Resumo: Antigamente, as empresas disputavam seu lugar no mercado por meio de estratégias relacionadas à preço e a disponibilização de seus produtos em determinadas praças, influenciando os consumidores por meio de uma comunicação persuasiva. Entretanto, a concorrência trouxe novas empresas, e com isso novos produtos e serviços passaram a estarem disponíveis para o consumidor, antes o que era adquirido de uma única empresa ou o serviço que era prestado por um único prestador, o que constituiu um monopólio, passou a ser ofertado no mercado com uma gama diferenciada de atributos e opções. Este fator fez com que as empresas que quisessem sobreviver no mercado optassem por estabelecer junto ao consumidor e ao mercado em que atua uma relação mais intimista e, que a confiança fosse a palavra chave. Necessário se fez uma modificação na concepção das técnicas de relacionamento com o consumidor, o qual antes concebido como um número, passou a ser estudado e compreendido em seus desejos e necessidades. Ao presente trabalho cabe ao presente trabalho apresentar uma análise da a importância do marketing de relacionamento na manutenção dos clientes. Para isso será necessário compreender a relação do marketing no atendimento, definir Marketing de Relacionamento, bem como demonstrar a sua importância na manutenção do cliente. A metodologia empregada para a composição do presente trabalho foi a de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva que abordam sobre o tema e por meio de consultas a livros, artigos, sites confiáveis publicados nos últimos 10 anos. Assim, conhecer o consumidor e concebê-lo como um indivíduo que possui necessidades e desejos que precisam ser compreendidos dentro de um nicho mais específico, bem como o estabelecimento de uma comunicação mais direcionada afim de estreitar laços e estabelecer confiança, passaram a ser os pontos chaves para as empresas que querem sobreviver no mercado.
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Necessário se fez uma modificação na concepção das técnicas de relacionamento com o consumidor, o qual antes concebido como um número, passou a ser estudado e compreendido em seus desejos e necessidades. Ao presente trabalho cabe ao presente trabalho apresentar uma análise da a importância do marketing de relacionamento na manutenção dos clientes. Para isso será necessário compreender a relação do marketing no atendimento, definir Marketing de Relacionamento, bem como demonstrar a sua importância na manutenção do cliente. A metodologia empregada para a composição do presente trabalho foi a de revisão bibliográfica qualitativa e descritiva que abordam sobre o tema e por meio de consultas a livros, artigos, sites confiáveis publicados nos últimos 10 anos. 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