A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63265 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo a busca de maiores conhecimentos sobre o processo de alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, sendo uma busca de caráter bibliográfica, descritiva e qualitativa através de sites acadêmicos com teses, dissertações e artigos Entre os teóricos para o desenvolvimento da referida pesquisa estão: Moll, Ferreiro, Teberosky, Luckesi, entre outros. Diante dos estudos exercidos durante as leituras realizadas, foi possível a compreensão da importância da ludicidade no processo de alfabetização das crianças inseridas no Ensino Fundamental I, visto que as mesmas estão em fase de transição da Educação Infantil, por isso, faz-se necessário a inserção do lúdico, afim de proporcionar uma aprendizagem mais significativa para as crianças. Enfatiza-se ainda que, é preciso a mediação do professor diante do respectivo processo, além de busca de formações continuadas por parte dos mesmos, objetivando uma aprendizagem integral para os alunos. |
id |
Krot_eca7ab4e67fee432f86cb454590ce2e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63265 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
BATISTA, Lídia Duque de Oliveira2023-09-13T14:07:57Z2023-09-13T14:07:57Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63265O presente trabalho tem por objetivo a busca de maiores conhecimentos sobre o processo de alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, sendo uma busca de caráter bibliográfica, descritiva e qualitativa através de sites acadêmicos com teses, dissertações e artigos Entre os teóricos para o desenvolvimento da referida pesquisa estão: Moll, Ferreiro, Teberosky, Luckesi, entre outros. Diante dos estudos exercidos durante as leituras realizadas, foi possível a compreensão da importância da ludicidade no processo de alfabetização das crianças inseridas no Ensino Fundamental I, visto que as mesmas estão em fase de transição da Educação Infantil, por isso, faz-se necessário a inserção do lúdico, afim de proporcionar uma aprendizagem mais significativa para as crianças. Enfatiza-se ainda que, é preciso a mediação do professor diante do respectivo processo, além de busca de formações continuadas por parte dos mesmos, objetivando uma aprendizagem integral para os alunos.Ensino Fundamental ILudicidadeAlfabetizaçãoA alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLIDIA_DUQUE_DE_OLIVEIRA_BATISTA.pdfLIDIA_DUQUE_DE_OLIVEIRA_BATISTA.pdfapplication/pdf461557https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63265/1/LIDIA_DUQUE_DE_OLIVEIRA_BATISTA.pdfaaec00f1f2b86dec4cf9560a829dbc2cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63265/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/632652023-09-13 11:07:57.459oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63265Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-13T14:07:57falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-13T14:07:57Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i |
title |
A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i |
spellingShingle |
A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i BATISTA, Lídia Duque de Oliveira Ensino Fundamental I Ludicidade Alfabetização |
title_short |
A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i |
title_full |
A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i |
title_fullStr |
A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i |
title_full_unstemmed |
A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i |
title_sort |
A alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental i |
author |
BATISTA, Lídia Duque de Oliveira |
author_facet |
BATISTA, Lídia Duque de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA, Lídia Duque de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental I Ludicidade Alfabetização |
topic |
Ensino Fundamental I Ludicidade Alfabetização |
description |
O presente trabalho tem por objetivo a busca de maiores conhecimentos sobre o processo de alfabetização e a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, sendo uma busca de caráter bibliográfica, descritiva e qualitativa através de sites acadêmicos com teses, dissertações e artigos Entre os teóricos para o desenvolvimento da referida pesquisa estão: Moll, Ferreiro, Teberosky, Luckesi, entre outros. Diante dos estudos exercidos durante as leituras realizadas, foi possível a compreensão da importância da ludicidade no processo de alfabetização das crianças inseridas no Ensino Fundamental I, visto que as mesmas estão em fase de transição da Educação Infantil, por isso, faz-se necessário a inserção do lúdico, afim de proporcionar uma aprendizagem mais significativa para as crianças. Enfatiza-se ainda que, é preciso a mediação do professor diante do respectivo processo, além de busca de formações continuadas por parte dos mesmos, objetivando uma aprendizagem integral para os alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-13T14:07:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-13T14:07:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63265 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63265/1/LIDIA_DUQUE_DE_OLIVEIRA_BATISTA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63265/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aaec00f1f2b86dec4cf9560a829dbc2c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460273082269696 |