O programa “São Paulo faz escola” e seu modelo de gestão tutelada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Milena Veneziano
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ramos, Géssica Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1817
Resumo: O presente artigo objetiva apresentar o modelo de gestão presente no processo de criação e implantação do programa São Paulo faz escola, mostrando suas relações com o modelo de gestão fortalecido no Brasil a partir de 1995. O programa consiste em uma nova proposta curricular, didático-pedagógica elaborada e implantada em 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) para a rede estadual de ensino. Ele abarca os conteúdos curriculares e as expectativas de aprendizagem para o ciclo II do ensino fundamental e para o ensino médio, disseminando para todas as escolas da rede sua concepção educacional.A partir de uma análise bibliográfica e documental foi possível notar que essa política curricular demonstra intenso planejamento, definição e avaliação das ações curriculares; todavia, deixa como responsabilidade das escolas da rede, mais especificamente do professor, a sua execução. Assim, o que se percebe é que essa política educacional segue uma linha similar dos processos de gestão descentralizada tutelada aprofundados a partir de meados dos anos 90, período de reestruturação do Estado e do estabelecimento de um novo pacto social.
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