O programa “São Paulo faz escola” e seu modelo de gestão tutelada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
DOI: | 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p53-66 |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1817 |
Resumo: | O presente artigo objetiva apresentar o modelo de gestão presente no processo de criação e implantação do programa São Paulo faz escola, mostrando suas relações com o modelo de gestão fortalecido no Brasil a partir de 1995. O programa consiste em uma nova proposta curricular, didático-pedagógica elaborada e implantada em 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) para a rede estadual de ensino. Ele abarca os conteúdos curriculares e as expectativas de aprendizagem para o ciclo II do ensino fundamental e para o ensino médio, disseminando para todas as escolas da rede sua concepção educacional.A partir de uma análise bibliográfica e documental foi possível notar que essa política curricular demonstra intenso planejamento, definição e avaliação das ações curriculares; todavia, deixa como responsabilidade das escolas da rede, mais especificamente do professor, a sua execução. Assim, o que se percebe é que essa política educacional segue uma linha similar dos processos de gestão descentralizada tutelada aprofundados a partir de meados dos anos 90, período de reestruturação do Estado e do estabelecimento de um novo pacto social. |
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O programa “São Paulo faz escola” e seu modelo de gestão tuteladaSão Paulo faz escola; currículo paulista; anos 90; reforma educacional.O presente artigo objetiva apresentar o modelo de gestão presente no processo de criação e implantação do programa São Paulo faz escola, mostrando suas relações com o modelo de gestão fortalecido no Brasil a partir de 1995. O programa consiste em uma nova proposta curricular, didático-pedagógica elaborada e implantada em 2008, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) para a rede estadual de ensino. Ele abarca os conteúdos curriculares e as expectativas de aprendizagem para o ciclo II do ensino fundamental e para o ensino médio, disseminando para todas as escolas da rede sua concepção educacional.A partir de uma análise bibliográfica e documental foi possível notar que essa política curricular demonstra intenso planejamento, definição e avaliação das ações curriculares; todavia, deixa como responsabilidade das escolas da rede, mais especificamente do professor, a sua execução. Assim, o que se percebe é que essa política educacional segue uma linha similar dos processos de gestão descentralizada tutelada aprofundados a partir de meados dos anos 90, período de reestruturação do Estado e do estabelecimento de um novo pacto social.Universidade Metodista de PiracicabaFAPESPPaes, Milena VenezianoRamos, Géssica Priscila2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/181710.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p53-66Comunicações; v. 21, n. 2 (2014); 53-662238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1817/1321Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T16:57:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1817Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T16:57:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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