Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2215 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é relatar sucintamente os resultados de uma pesquisa realizada numa escola pública de ensino fundamental. A pesquisa se propôs a analisar as visões ou concepções de alunos e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do ser professor. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Também são destacadas as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos. |
id |
METO-3_3a45f0bc41c547e587b74190cd06062f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2215 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino FundamentalSer professor; Concepções de alunos; Formação de professores.O objetivo deste artigo é relatar sucintamente os resultados de uma pesquisa realizada numa escola pública de ensino fundamental. A pesquisa se propôs a analisar as visões ou concepções de alunos e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do ser professor. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Também são destacadas as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos.Universidade Metodista de PiracicabaTancredi, Regina Maria Simões PuccinelliResende, Adriana Torquato2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/221510.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p25-37Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 25-372238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2215/1557Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-08T14:27:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2215Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-08T14:27:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli Ser professor; Concepções de alunos; Formação de professores. |
title_short |
Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Ser professor: visões de alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
author_facet |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli Resende, Adriana Torquato |
author_role |
author |
author2 |
Resende, Adriana Torquato |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli Resende, Adriana Torquato |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ser professor; Concepções de alunos; Formação de professores. |
topic |
Ser professor; Concepções de alunos; Formação de professores. |
description |
O objetivo deste artigo é relatar sucintamente os resultados de uma pesquisa realizada numa escola pública de ensino fundamental. A pesquisa se propôs a analisar as visões ou concepções de alunos e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do ser professor. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Também são destacadas as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2215 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p25-37 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2215 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p25-37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2215/1557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 25-37 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022307602432 |