Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3777 |
Resumo: | O O artigo tem por objetivo analisar as interações sociais entre uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus pares, professor, monitor e pesquisador, ocorridas numa sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola especial frequentada por 4 crianças de 6 a 10 anos, todas com TEA, enfatizando os processos de significação que surgem nesse contexto. Olhar para a educação de pessoas identificadas como TEA, com fundamentos na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, implica caminhar no sentido oposto à maioria das produções sobre essa temática, que considera que uma das principais características das pessoas com TEA é a dificuldade de interação social e essa característica é tomada como “um fato dado” a partir do qual se parte para refletir sobre o desenvolvimento, sem problematiza-lo. As situações foram registradas em diário de campo e em filmagens, o que permitiu uma análise minuciosa das interações estabelecidas, bem como a identificação de indícios dos processos de significação e subjetivação construídos a partir dessas relações. Os achados apontam para possibilidades de uma atuação educacional centrada nas relações, que privilegie a elaboraçãocompartilhada de sentido na comunicação e aprendizado entre o aluno com transtorno do espectro autista e os outros. |
id |
METO-3_bc4b7d9985cad09911f66e18f3e4f2e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3777 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escolaEducação; Educação EspecialTranstorno do Espectro Autista, Autismo, Educação Especial, Aluno com deficiênciaO O artigo tem por objetivo analisar as interações sociais entre uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus pares, professor, monitor e pesquisador, ocorridas numa sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola especial frequentada por 4 crianças de 6 a 10 anos, todas com TEA, enfatizando os processos de significação que surgem nesse contexto. Olhar para a educação de pessoas identificadas como TEA, com fundamentos na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, implica caminhar no sentido oposto à maioria das produções sobre essa temática, que considera que uma das principais características das pessoas com TEA é a dificuldade de interação social e essa característica é tomada como “um fato dado” a partir do qual se parte para refletir sobre o desenvolvimento, sem problematiza-lo. As situações foram registradas em diário de campo e em filmagens, o que permitiu uma análise minuciosa das interações estabelecidas, bem como a identificação de indícios dos processos de significação e subjetivação construídos a partir dessas relações. Os achados apontam para possibilidades de uma atuação educacional centrada nas relações, que privilegie a elaboraçãocompartilhada de sentido na comunicação e aprendizado entre o aluno com transtorno do espectro autista e os outros.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESFormagio Martins, Alessandra DilairBacelar Monteiro, Maria Inês2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/377710.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p271-291Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 271-2912238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3777/2269https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3777/1217Brasil; América LatinaContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3777Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola |
title |
Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola |
spellingShingle |
Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola Formagio Martins, Alessandra Dilair Educação; Educação Especial Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Educação Especial, Aluno com deficiência |
title_short |
Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola |
title_full |
Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola |
title_fullStr |
Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola |
title_full_unstemmed |
Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola |
title_sort |
Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola |
author |
Formagio Martins, Alessandra Dilair |
author_facet |
Formagio Martins, Alessandra Dilair Bacelar Monteiro, Maria Inês |
author_role |
author |
author2 |
Bacelar Monteiro, Maria Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formagio Martins, Alessandra Dilair Bacelar Monteiro, Maria Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Especial Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Educação Especial, Aluno com deficiência |
topic |
Educação; Educação Especial Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Educação Especial, Aluno com deficiência |
description |
O O artigo tem por objetivo analisar as interações sociais entre uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus pares, professor, monitor e pesquisador, ocorridas numa sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola especial frequentada por 4 crianças de 6 a 10 anos, todas com TEA, enfatizando os processos de significação que surgem nesse contexto. Olhar para a educação de pessoas identificadas como TEA, com fundamentos na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, implica caminhar no sentido oposto à maioria das produções sobre essa temática, que considera que uma das principais características das pessoas com TEA é a dificuldade de interação social e essa característica é tomada como “um fato dado” a partir do qual se parte para refletir sobre o desenvolvimento, sem problematiza-lo. As situações foram registradas em diário de campo e em filmagens, o que permitiu uma análise minuciosa das interações estabelecidas, bem como a identificação de indícios dos processos de significação e subjetivação construídos a partir dessas relações. Os achados apontam para possibilidades de uma atuação educacional centrada nas relações, que privilegie a elaboraçãocompartilhada de sentido na comunicação e aprendizado entre o aluno com transtorno do espectro autista e os outros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3777 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p271-291 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3777 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p271-291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3777/2269 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3777/1217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; América Latina Contemporaneidade Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 271-291 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020418068480 |