Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formagio Martins, Alessandra Dilair
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bacelar Monteiro, Maria Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3777
Resumo: O O artigo tem por objetivo analisar as interações sociais entre uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus pares, professor, monitor e pesquisador, ocorridas numa sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola especial frequentada por 4 crianças de 6 a 10 anos, todas com TEA, enfatizando os processos de significação que surgem nesse contexto. Olhar para a educação de pessoas identificadas como TEA, com fundamentos na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, implica caminhar no sentido oposto à maioria das produções sobre essa temática, que considera que uma das principais características das pessoas com TEA é a dificuldade de interação social e essa característica é tomada como “um fato dado” a partir do qual se parte para refletir sobre o desenvolvimento, sem problematiza-lo. As situações foram registradas em diário de campo e em filmagens, o que permitiu uma análise minuciosa das interações estabelecidas, bem como a identificação de indícios dos processos de significação e subjetivação construídos a partir dessas relações. Os achados apontam para possibilidades de uma atuação educacional centrada nas relações, que privilegie a elaboraçãocompartilhada de sentido na comunicação e aprendizado entre o aluno com transtorno do espectro autista e os outros.
id METO-3_bc4b7d9985cad09911f66e18f3e4f2e0
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3777
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escolaEducação; Educação EspecialTranstorno do Espectro Autista, Autismo, Educação Especial, Aluno com deficiênciaO O artigo tem por objetivo analisar as interações sociais entre uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus pares, professor, monitor e pesquisador, ocorridas numa sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola especial frequentada por 4 crianças de 6 a 10 anos, todas com TEA, enfatizando os processos de significação que surgem nesse contexto. Olhar para a educação de pessoas identificadas como TEA, com fundamentos na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, implica caminhar no sentido oposto à maioria das produções sobre essa temática, que considera que uma das principais características das pessoas com TEA é a dificuldade de interação social e essa característica é tomada como “um fato dado” a partir do qual se parte para refletir sobre o desenvolvimento, sem problematiza-lo. As situações foram registradas em diário de campo e em filmagens, o que permitiu uma análise minuciosa das interações estabelecidas, bem como a identificação de indícios dos processos de significação e subjetivação construídos a partir dessas relações. Os achados apontam para possibilidades de uma atuação educacional centrada nas relações, que privilegie a elaboraçãocompartilhada de sentido na comunicação e aprendizado entre o aluno com transtorno do espectro autista e os outros.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESFormagio Martins, Alessandra DilairBacelar Monteiro, Maria Inês2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/377710.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p271-291Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 271-2912238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3777/2269https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3777/1217Brasil; América LatinaContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3777Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola
title Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola
spellingShingle Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola
Formagio Martins, Alessandra Dilair
Educação; Educação Especial
Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Educação Especial, Aluno com deficiência
title_short Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola
title_full Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola
title_fullStr Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola
title_full_unstemmed Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola
title_sort Interações de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola
author Formagio Martins, Alessandra Dilair
author_facet Formagio Martins, Alessandra Dilair
Bacelar Monteiro, Maria Inês
author_role author
author2 Bacelar Monteiro, Maria Inês
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Formagio Martins, Alessandra Dilair
Bacelar Monteiro, Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Especial
Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Educação Especial, Aluno com deficiência
topic Educação; Educação Especial
Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Educação Especial, Aluno com deficiência
description O O artigo tem por objetivo analisar as interações sociais entre uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus pares, professor, monitor e pesquisador, ocorridas numa sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola especial frequentada por 4 crianças de 6 a 10 anos, todas com TEA, enfatizando os processos de significação que surgem nesse contexto. Olhar para a educação de pessoas identificadas como TEA, com fundamentos na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, implica caminhar no sentido oposto à maioria das produções sobre essa temática, que considera que uma das principais características das pessoas com TEA é a dificuldade de interação social e essa característica é tomada como “um fato dado” a partir do qual se parte para refletir sobre o desenvolvimento, sem problematiza-lo. As situações foram registradas em diário de campo e em filmagens, o que permitiu uma análise minuciosa das interações estabelecidas, bem como a identificação de indícios dos processos de significação e subjetivação construídos a partir dessas relações. Os achados apontam para possibilidades de uma atuação educacional centrada nas relações, que privilegie a elaboraçãocompartilhada de sentido na comunicação e aprendizado entre o aluno com transtorno do espectro autista e os outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3777
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p271-291
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3777
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p271-291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3777/2269
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3777/1217
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; América Latina
Contemporaneidade
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 271-291
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020418068480