O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perotti, Ivane Laurete
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Percurso Acadêmico
Texto Completo: https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p353
Resumo: Este trabalho faz parte de um projeto em execução, que sublinha questões voltadas para o processo de alfabetização em Língua Portuguesa Brasileira, do aluno portador do TEA –Transtorno do Espectro do Autista –, em um recorte de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte. Evidencia uma leitura sobre as intervenções pedagógicas a partir do decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008, que determina ao Estado garantir apoio técnico e financeiro para o atendimento especializado em toda a rede pública de ensino. Observa a mediação entre sujeito atípico, ensino sistematizado e instituição escolar. Revisita o papel do professor alfabetizador e indaga sobre as mudanças e os apoios que deveriam acontecer na escola atual para motivar ações insertivas no/do desenvolvimento linguístico do sujeito de perfil autístico. Ainda, o presente trabalho enfatiza a importância de se conhecer as questões comportamentais de uma criança com autismo: como ela reage, como aprende, como funciona a sua memória, o seu modelo de aprendizagem. Entende que, só após uma investigação particularizada, a escola poderá oferecer atividades que se aproximem mais das necessidades e circunstâncias no quadro da atipia.
id PUC_MINS-2_9b89d844c8d96b7301841852d8a1853b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14389
network_acronym_str PUC_MINS-2
network_name_str Percurso Acadêmico
repository_id_str
spelling O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃOComportamento. Autismo. Multidisciplinaridade. Alfabetização. Intervenções.EducaçãoEste trabalho faz parte de um projeto em execução, que sublinha questões voltadas para o processo de alfabetização em Língua Portuguesa Brasileira, do aluno portador do TEA –Transtorno do Espectro do Autista –, em um recorte de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte. Evidencia uma leitura sobre as intervenções pedagógicas a partir do decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008, que determina ao Estado garantir apoio técnico e financeiro para o atendimento especializado em toda a rede pública de ensino. Observa a mediação entre sujeito atípico, ensino sistematizado e instituição escolar. Revisita o papel do professor alfabetizador e indaga sobre as mudanças e os apoios que deveriam acontecer na escola atual para motivar ações insertivas no/do desenvolvimento linguístico do sujeito de perfil autístico. Ainda, o presente trabalho enfatiza a importância de se conhecer as questões comportamentais de uma criança com autismo: como ela reage, como aprende, como funciona a sua memória, o seu modelo de aprendizagem. Entende que, só após uma investigação particularizada, a escola poderá oferecer atividades que se aproximem mais das necessidades e circunstâncias no quadro da atipia.PUC Minas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p35310.5752/P.2236-0603.2016v6n12p353Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 353-3702236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p353/11261Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerotti, Ivane Laurete2019-11-04T18:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14389Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:31:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO
title O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO
Perotti, Ivane Laurete
Comportamento. Autismo. Multidisciplinaridade. Alfabetização. Intervenções.
Educação
title_short O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO
title_full O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO
title_sort O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO
author Perotti, Ivane Laurete
author_facet Perotti, Ivane Laurete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perotti, Ivane Laurete
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento. Autismo. Multidisciplinaridade. Alfabetização. Intervenções.
Educação
topic Comportamento. Autismo. Multidisciplinaridade. Alfabetização. Intervenções.
Educação
description Este trabalho faz parte de um projeto em execução, que sublinha questões voltadas para o processo de alfabetização em Língua Portuguesa Brasileira, do aluno portador do TEA –Transtorno do Espectro do Autista –, em um recorte de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte. Evidencia uma leitura sobre as intervenções pedagógicas a partir do decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008, que determina ao Estado garantir apoio técnico e financeiro para o atendimento especializado em toda a rede pública de ensino. Observa a mediação entre sujeito atípico, ensino sistematizado e instituição escolar. Revisita o papel do professor alfabetizador e indaga sobre as mudanças e os apoios que deveriam acontecer na escola atual para motivar ações insertivas no/do desenvolvimento linguístico do sujeito de perfil autístico. Ainda, o presente trabalho enfatiza a importância de se conhecer as questões comportamentais de uma criança com autismo: como ela reage, como aprende, como funciona a sua memória, o seu modelo de aprendizagem. Entende que, só após uma investigação particularizada, a escola poderá oferecer atividades que se aproximem mais das necessidades e circunstâncias no quadro da atipia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p353
10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p353
url https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p353
identifier_str_mv 10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p353/11261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 353-370
2236-0603
reponame:Percurso Acadêmico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Percurso Acadêmico
collection Percurso Acadêmico
repository.name.fl_str_mv Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||percursoacademico.pucminas@gmail.com
_version_ 1799126046939807744