O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Percurso Acadêmico |
Texto Completo: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p353 |
Resumo: | Este trabalho faz parte de um projeto em execução, que sublinha questões voltadas para o processo de alfabetização em Língua Portuguesa Brasileira, do aluno portador do TEA –Transtorno do Espectro do Autista –, em um recorte de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte. Evidencia uma leitura sobre as intervenções pedagógicas a partir do decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008, que determina ao Estado garantir apoio técnico e financeiro para o atendimento especializado em toda a rede pública de ensino. Observa a mediação entre sujeito atípico, ensino sistematizado e instituição escolar. Revisita o papel do professor alfabetizador e indaga sobre as mudanças e os apoios que deveriam acontecer na escola atual para motivar ações insertivas no/do desenvolvimento linguístico do sujeito de perfil autístico. Ainda, o presente trabalho enfatiza a importância de se conhecer as questões comportamentais de uma criança com autismo: como ela reage, como aprende, como funciona a sua memória, o seu modelo de aprendizagem. Entende que, só após uma investigação particularizada, a escola poderá oferecer atividades que se aproximem mais das necessidades e circunstâncias no quadro da atipia. |
id |
PUC_MINS-2_9b89d844c8d96b7301841852d8a1853b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14389 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-2 |
network_name_str |
Percurso Acadêmico |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃOComportamento. Autismo. Multidisciplinaridade. Alfabetização. Intervenções.EducaçãoEste trabalho faz parte de um projeto em execução, que sublinha questões voltadas para o processo de alfabetização em Língua Portuguesa Brasileira, do aluno portador do TEA –Transtorno do Espectro do Autista –, em um recorte de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte. Evidencia uma leitura sobre as intervenções pedagógicas a partir do decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008, que determina ao Estado garantir apoio técnico e financeiro para o atendimento especializado em toda a rede pública de ensino. Observa a mediação entre sujeito atípico, ensino sistematizado e instituição escolar. Revisita o papel do professor alfabetizador e indaga sobre as mudanças e os apoios que deveriam acontecer na escola atual para motivar ações insertivas no/do desenvolvimento linguístico do sujeito de perfil autístico. Ainda, o presente trabalho enfatiza a importância de se conhecer as questões comportamentais de uma criança com autismo: como ela reage, como aprende, como funciona a sua memória, o seu modelo de aprendizagem. Entende que, só após uma investigação particularizada, a escola poderá oferecer atividades que se aproximem mais das necessidades e circunstâncias no quadro da atipia.PUC Minas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p35310.5752/P.2236-0603.2016v6n12p353Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 353-3702236-0603reponame:Percurso Acadêmicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttps://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p353/11261Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerotti, Ivane Laurete2019-11-04T18:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14389Revistahttp://www.periodicos.udesc.br/percursos/ojs/PRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/oai||percursoacademico.pucminas@gmail.com2236-06032236-0603opendoar:2019-11-04T18:31:25Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO |
title |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO Perotti, Ivane Laurete Comportamento. Autismo. Multidisciplinaridade. Alfabetização. Intervenções. Educação |
title_short |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA NA ESCOLA: UM LABIRINTO DE PRÁTICAS INTERLIGADAS NA/À ALFABETIZAÇÃO |
author |
Perotti, Ivane Laurete |
author_facet |
Perotti, Ivane Laurete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perotti, Ivane Laurete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento. Autismo. Multidisciplinaridade. Alfabetização. Intervenções. Educação |
topic |
Comportamento. Autismo. Multidisciplinaridade. Alfabetização. Intervenções. Educação |
description |
Este trabalho faz parte de um projeto em execução, que sublinha questões voltadas para o processo de alfabetização em Língua Portuguesa Brasileira, do aluno portador do TEA –Transtorno do Espectro do Autista –, em um recorte de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte. Evidencia uma leitura sobre as intervenções pedagógicas a partir do decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008, que determina ao Estado garantir apoio técnico e financeiro para o atendimento especializado em toda a rede pública de ensino. Observa a mediação entre sujeito atípico, ensino sistematizado e instituição escolar. Revisita o papel do professor alfabetizador e indaga sobre as mudanças e os apoios que deveriam acontecer na escola atual para motivar ações insertivas no/do desenvolvimento linguístico do sujeito de perfil autístico. Ainda, o presente trabalho enfatiza a importância de se conhecer as questões comportamentais de uma criança com autismo: como ela reage, como aprende, como funciona a sua memória, o seu modelo de aprendizagem. Entende que, só após uma investigação particularizada, a escola poderá oferecer atividades que se aproximem mais das necessidades e circunstâncias no quadro da atipia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p353 10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p353 |
url |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p353 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/view/P.2236-0603.2016v6n12p353/11261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Percurso Acadêmico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico; v. 6 n. 12 (2016): EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E INTERLOCUÇÕES, JUL./DEZ. (2016); 353-370 2236-0603 reponame:Percurso Acadêmico instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Percurso Acadêmico |
collection |
Percurso Acadêmico |
repository.name.fl_str_mv |
Percurso Acadêmico - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||percursoacademico.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799126046939807744 |