Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29660 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise dos Cadernos do Aluno e do Professor de matemática, material didático integrante da Proposta Curricular do Estado de São Paulo implantada desde 2008 que tem como objetivo auxiliar os estudantes no aprendizado das matérias escolares, proporcionando também aos pais e professores acompanharem o desenvolvimento de cada aluno. Nosso trabalho tem como objetivo identificar a Organização Matemática destes cadernos para o ensino dos Números fracionários e suas Operações no 6º ano do Ensino Fundamental II, de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard (1992), determinando as Tarefas e Técnicas no Bloco Prático e Teórico-Tecnológico. De modo geral, a análise nos permitiu verificar que tais documentos buscam fornecer meios para que o ensino dos números fracionários sejam alcançados e compreendidos pelos alunos, no entanto, algumas atividades apresentam certos equívocos para tal ensino, prejudicando o real objetivo deste material |
id |
PUC_SP-1_1d66db581237cb17756b5cc8292ae6f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29660 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria José Ferreira daAlmeida, Carlos Eduardo Anselmo de2022-11-11T21:27:01Z2022-11-11T21:27:01Z2012-12-18Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de. Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29660O presente trabalho apresenta uma análise dos Cadernos do Aluno e do Professor de matemática, material didático integrante da Proposta Curricular do Estado de São Paulo implantada desde 2008 que tem como objetivo auxiliar os estudantes no aprendizado das matérias escolares, proporcionando também aos pais e professores acompanharem o desenvolvimento de cada aluno. Nosso trabalho tem como objetivo identificar a Organização Matemática destes cadernos para o ensino dos Números fracionários e suas Operações no 6º ano do Ensino Fundamental II, de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard (1992), determinando as Tarefas e Técnicas no Bloco Prático e Teórico-Tecnológico. De modo geral, a análise nos permitiu verificar que tais documentos buscam fornecer meios para que o ensino dos números fracionários sejam alcançados e compreendidos pelos alunos, no entanto, algumas atividades apresentam certos equívocos para tal ensino, prejudicando o real objetivo deste materialporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACadernos do Aluno e do ProfessorNúmeros fracionáriosOrganização matemáticaAnálise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCARLOS EDUARDO ANSELMO DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf1905382https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/1/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf6c50a9c3faefa1d85eb85f96c21cae58MD51TEXTCARLOS EDUARDO ANSELMO DE ALMEIDA.pdf.txtCARLOS EDUARDO ANSELMO DE ALMEIDA.pdf.txtExtracted texttext/plain92659https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/2/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf.txtfc02ffd45b39438a870863dd5a471b13MD52THUMBNAILCARLOS EDUARDO ANSELMO DE ALMEIDA.pdf.jpgCARLOS EDUARDO ANSELMO DE ALMEIDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/3/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg98f4b5ba488c635364584a5783a124c9MD53handle/296602022-11-12 01:02:37.718oai:repositorio.pucsp.br:handle/29660Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:02:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental |
title |
Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Cadernos do Aluno e do Professor Números fracionários Organização matemática |
title_short |
Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental |
author |
Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de |
author_facet |
Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de |
contributor_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Cadernos do Aluno e do Professor Números fracionários Organização matemática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadernos do Aluno e do Professor Números fracionários Organização matemática |
description |
O presente trabalho apresenta uma análise dos Cadernos do Aluno e do Professor de matemática, material didático integrante da Proposta Curricular do Estado de São Paulo implantada desde 2008 que tem como objetivo auxiliar os estudantes no aprendizado das matérias escolares, proporcionando também aos pais e professores acompanharem o desenvolvimento de cada aluno. Nosso trabalho tem como objetivo identificar a Organização Matemática destes cadernos para o ensino dos Números fracionários e suas Operações no 6º ano do Ensino Fundamental II, de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard (1992), determinando as Tarefas e Técnicas no Bloco Prático e Teórico-Tecnológico. De modo geral, a análise nos permitiu verificar que tais documentos buscam fornecer meios para que o ensino dos números fracionários sejam alcançados e compreendidos pelos alunos, no entanto, algumas atividades apresentam certos equívocos para tal ensino, prejudicando o real objetivo deste material |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T21:27:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T21:27:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de. Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29660 |
identifier_str_mv |
Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de. Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/1/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/2/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/3/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c50a9c3faefa1d85eb85f96c21cae58 fc02ffd45b39438a870863dd5a471b13 98f4b5ba488c635364584a5783a124c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796134361694208 |