O mestiço espiritual brasileiro: mestiçagem, anti-mestiçagem, diversidade religiosa e as novas interlocuções no campo religioso afro-brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Antonio José Vieira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30048
Resumo: The brazilian religions (usually called afro-brazilian) are the outcome of a extensivemiscegenationwhose property hasnot been constituted on account ofarandom reunion of different cultural traitsand symbols or of a simple reflex of itsmother-traditions. In Brazil they haveremodeled, reinvented their own idiom,given their gods and their god’s relation withmen and nature new meanings, brokendogmas and actual tabus, and many otheractions. They have, since their origins,presented the common trace of beingcollective constructions –without prophets,revealers or martyrs –, and of beingpolycentric –born in both distinct places andtimes. They acknowledge each other asmiscegenatedand diverse, which debars ethnicaland religious pure (Aryan or African)speeches, so undermining the thesisaccording to which miscegenationresults on homogenization. Throughout theirhistories, they have shown enormouscreativity, endless capacity of reinventingthemselves, of remodeling themselves inscenarios far away from religious, culturalcolonialismo and social prejudice that stillpersists until nowadays. Furthermore, thisreligious field is dynamic and rebuilds, andreshapes itself far removed from the placessome intellectual circles assume. This papertried to summarize the discussions on miscegenationdeveloped in the brazilian, afro-indian descendent religiousmilieu
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In Brazil they haveremodeled, reinvented their own idiom,given their gods and their god’s relation withmen and nature new meanings, brokendogmas and actual tabus, and many otheractions. They have, since their origins,presented the common trace of beingcollective constructions –without prophets,revealers or martyrs –, and of beingpolycentric –born in both distinct places andtimes. They acknowledge each other asmiscegenatedand diverse, which debars ethnicaland religious pure (Aryan or African)speeches, so undermining the thesisaccording to which miscegenationresults on homogenization. Throughout theirhistories, they have shown enormouscreativity, endless capacity of reinventingthemselves, of remodeling themselves inscenarios far away from religious, culturalcolonialismo and social prejudice that stillpersists until nowadays. Furthermore, thisreligious field is dynamic and rebuilds, andreshapes itself far removed from the placessome intellectual circles assume. This papertried to summarize the discussions on miscegenationdeveloped in the brazilian, afro-indian descendent religiousmilieuAs religiões brasileiras (comumente chamadas de afro-brasileiras) são produto de uma grande mestiçagem, cujopatrimônio não se constituiu apenasporuma reunião aleatória de diferentestraçosculturais e símbolos ou mera reprodução das tradições que lhe deram origem.Aqui refundiram, reinventaram sua própria língua, resignificaram seus deuses e suas relações com os homens e com a natureza, romperam dogmas e tabus vigentes, entre outros. Desde suas origens apresentam o traçocomum da construção coletiva–sem profetas, reveladores ou mártires –e de serem policêntricas –de terem surgido em lugares e épocas distintas. Reconhecem-se como mestiçase diversas, fatoque desautorizadiscursos religiosos e étnicos de pureza (ariana ou africana) pondopor terra a tese de que a mestiçagem produz a homogeneização.Ao longo de sua história, têmdemonstrado enorme criatividade, inesgotável capacidade de se reinventar, de se reconstruir em cenários bastante adversos de colonialismo religioso, culturale preconceito social, existentesinclusive nos diade hoje.Outrossim, este campo religioso é dinâmico e sereconstrói ese transformamuito longe de onde alguns círculos intelectuais presumem.Esta monografia procurou fazer um apanhado das discussões sobre a temática da mestiçagem desenvolvidas no campo religioso brasileiro, afro-indígena descendenteporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Ciência da Religião: uma Capacitação para os Estudos da ReligiãoPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASReligiões afro-brasileirasMestiçagemPluralismo religiosoPurismo religiosoNagocentrismoRacismoApartheid étnicoAfro-Brazilian religionsMiscegenation/mestizajeReligious pluralismReligious purismNagocentrismRacismEthnical apartheidO mestiço espiritual brasileiro: mestiçagem, anti-mestiçagem, diversidade religiosa e as novas interlocuções no campo religioso afro-brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAntonio José Vieira da Luz.pdfapplication/pdf1497228https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30048/1/Antonio%20Jos%c3%a9%20Vieira%20da%20Luz.pdf5e6067bbccab91465ca50c61be36359eMD51TEXTAntonio José Vieira da Luz.pdf.txtAntonio José Vieira da Luz.pdf.txtExtracted texttext/plain155404https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30048/2/Antonio%20Jos%c3%a9%20Vieira%20da%20Luz.pdf.txt48acff3bba788565f99952e781417679MD52THUMBNAILAntonio José Vieira da Luz.pdf.jpgAntonio José Vieira da Luz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30048/3/Antonio%20Jos%c3%a9%20Vieira%20da%20Luz.pdf.jpgb51e124db0c3c613b17c8d91cde3444bMD53handle/300482022-11-12 01:07:54.613oai:repositorio.pucsp.br:handle/30048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:07:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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