A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Roberto Vieira de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11239
Resumo: The present studies main objective was to identify how the concept of citizenship presents itself in the Didactics Book of Mathematics. The mediation between citizenship and mathematics happens through the transversal themes work and consumption, which came through the generating themes of Paulo Freire. Fifth to eighth grade books of Mathematics, which have been recommended by the National Program of the Didactics Book in the years 1999 and 2001, have been analyzed and their exercises were classified according to the Learning Environments proposed by Skovsmose. The results suggest that some relevant themes for society, which are subjected to discussion in the scope of Mathematics Education, are not found in the Didactics Book of Mathematics. Almost all questions were centered in Literacy, reinforcing the need of an approach that considers Literacy, Materacy and Technoracy as it is proposed by D Ambrosio. Some initial steps towards tax calculus have been identified, but the discussion of their importance in society, which would enable deeper debate between mathematics and society, has not evolved
id PUC_SP-1_6d0159d90041aae16dc36e96406d5edc
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11239
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling D'Ambrósio, Ubiratanhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789694U5Oliveira, Paulo Roberto Vieira de2016-04-27T16:58:21Z2008-02-272004-05-21Oliveira, Paulo Roberto Vieira de. A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo. 2004. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11239The present studies main objective was to identify how the concept of citizenship presents itself in the Didactics Book of Mathematics. The mediation between citizenship and mathematics happens through the transversal themes work and consumption, which came through the generating themes of Paulo Freire. Fifth to eighth grade books of Mathematics, which have been recommended by the National Program of the Didactics Book in the years 1999 and 2001, have been analyzed and their exercises were classified according to the Learning Environments proposed by Skovsmose. The results suggest that some relevant themes for society, which are subjected to discussion in the scope of Mathematics Education, are not found in the Didactics Book of Mathematics. Almost all questions were centered in Literacy, reinforcing the need of an approach that considers Literacy, Materacy and Technoracy as it is proposed by D Ambrosio. Some initial steps towards tax calculus have been identified, but the discussion of their importance in society, which would enable deeper debate between mathematics and society, has not evolvedO presente trabalho teve como objetivo identificar como a cidadania se apresenta no Livro Didático de Matemática. A mediação entre a cidadania e a matemática é realizada através dos temas transversais trabalho e consumo, vistos na perspectivas dos temas geradores de Paulo Freire. Foram analisados livros de Matemática de 5ª a 8ª séries, recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, nos anos de 1999 e 2001, classificando os exercícios de percentagem segundo os Ambientes de Aprendizagem, proposto por Skovsmose. Os resultados sugerem que alguns temas relevantes para a sociedade, passíveis de discussão no âmbito da Educação Matemática, não estão no livro didático de matemática. A quase totalidade das questões estava centrada na Literacia, reforçando a necessidade da abordagem proposta por D Ambrosio que contempla a Literacia, a Materacia e a Tecnoracia. Foram identificados alguns passos iniciais em relação aos cálculos de tributos, mas a discussão da sua importância na sociedade, que permitiria um amplo diálogo entre a matemática e a cidadania, não evoluiuapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23169/paulo%20roberto.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEducação matemáticaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoLivro didaticoCidadaniaAmbientes de aprendizagemMatematica: Educacao MatematicaDidactics bookCitizenshipLearning environmentsMathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTpaulo roberto.pdf.txtpaulo roberto.pdf.txtExtracted texttext/plain114422https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11239/3/paulo%20roberto.pdf.txtce68b2e609f1008d44a33d1c96849939MD53ORIGINALpaulo roberto.pdfapplication/pdf1824858https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11239/1/paulo%20roberto.pdf569d57d0a5b9f110295b3bc2acc190c2MD51THUMBNAILpaulo roberto.pdf.jpgpaulo roberto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11239/2/paulo%20roberto.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/112392022-04-28 05:34:35.428oai:repositorio.pucsp.br:handle/11239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T08:34:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo
title A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo
spellingShingle A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo
Oliveira, Paulo Roberto Vieira de
Educação matemática
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Livro didatico
Cidadania
Ambientes de aprendizagem
Matematica: Educacao Matematica
Didactics book
Citizenship
Learning environments
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo
title_full A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo
title_fullStr A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo
title_full_unstemmed A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo
title_sort A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo
author Oliveira, Paulo Roberto Vieira de
author_facet Oliveira, Paulo Roberto Vieira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D'Ambrósio, Ubiratan
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789694U5
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Roberto Vieira de
contributor_str_mv D'Ambrósio, Ubiratan
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Livro didatico
Cidadania
Ambientes de aprendizagem
Matematica: Educacao Matematica
topic Educação matemática
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Livro didatico
Cidadania
Ambientes de aprendizagem
Matematica: Educacao Matematica
Didactics book
Citizenship
Learning environments
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactics book
Citizenship
Learning environments
Mathematics education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present studies main objective was to identify how the concept of citizenship presents itself in the Didactics Book of Mathematics. The mediation between citizenship and mathematics happens through the transversal themes work and consumption, which came through the generating themes of Paulo Freire. Fifth to eighth grade books of Mathematics, which have been recommended by the National Program of the Didactics Book in the years 1999 and 2001, have been analyzed and their exercises were classified according to the Learning Environments proposed by Skovsmose. The results suggest that some relevant themes for society, which are subjected to discussion in the scope of Mathematics Education, are not found in the Didactics Book of Mathematics. Almost all questions were centered in Literacy, reinforcing the need of an approach that considers Literacy, Materacy and Technoracy as it is proposed by D Ambrosio. Some initial steps towards tax calculus have been identified, but the discussion of their importance in society, which would enable deeper debate between mathematics and society, has not evolved
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-05-21
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Paulo Roberto Vieira de. A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo. 2004. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11239
identifier_str_mv Oliveira, Paulo Roberto Vieira de. A cidadania no livro didático de matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo. 2004. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11239/3/paulo%20roberto.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11239/1/paulo%20roberto.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11239/2/paulo%20roberto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ce68b2e609f1008d44a33d1c96849939
569d57d0a5b9f110295b3bc2acc190c2
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277969628135424