O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lúcia Helena Campolim
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31015
Resumo: This paper aims to try virtual tools to support their classroom teaching of a class of high school in order to verify that the enthusiasm in students' participation is the same whether or not the classroom and whether this strategy is valid for this type of activity. This assumption was based on the research that young people participate and means forming part of their daily lives that reflect the urgency that requires the adolescent. For data collection were opened a forum and a blog, being that both the tools and the topics were chosen by the students, dividedinto two groups of about 18 each, totaling 36. Texts were made available for reading and requested the participation of all.One of the goals aimed at making them reflect on the need for a collective maturation through the formation of opinion on issues of social environment in a collaborative manner that will lead them to their autonomy.The results show that the strategy was favorable to a certain extent depending on the mediator's more action for greater efficiency
id PUC_SP-1_884e32a00311a69a78f5b368b6d95bb4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31015
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Palácio, Patrícia Passos GonçalvesRodrigues, Lúcia Helena Campolim2023-02-28T22:37:41Z2023-02-28T22:37:41Z2011-02-07Rodrigues, Lúcia Helena Campolim. O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31015This paper aims to try virtual tools to support their classroom teaching of a class of high school in order to verify that the enthusiasm in students' participation is the same whether or not the classroom and whether this strategy is valid for this type of activity. This assumption was based on the research that young people participate and means forming part of their daily lives that reflect the urgency that requires the adolescent. For data collection were opened a forum and a blog, being that both the tools and the topics were chosen by the students, dividedinto two groups of about 18 each, totaling 36. Texts were made available for reading and requested the participation of all.One of the goals aimed at making them reflect on the need for a collective maturation through the formation of opinion on issues of social environment in a collaborative manner that will lead them to their autonomy.The results show that the strategy was favorable to a certain extent depending on the mediator's more action for greater efficiencyEste trabalho tem por objetivo experimentar ferramentas virtuais como apoio ao ensino presencial de uma turma de Ensino Médio, de modo a verificar se o entusiasmo na participação dos alunos é o mesmo ou não de sala de aula e se tal estratégia é válida para este tipo de atividade. Tal premissa partiu da pesquisa de que os jovens participam bem de meios que fazem parte de seu cotidiano que refletem a rapidez que o adolescente requer. Para coleta de dados foram abertos um fórum e um blog, sendo que, tanto as ferramentas quanto os temas foram escolhidos pelos alunos, divididos em dois grupos de 18cada um, num total de 36. Foram disponibilizados textos para leitura e solicitada a participação de todos. Um dos objetivos visa fazê-los refletir na necessidade de um amadurecimento coletivo através de formação de opinião sobre assuntos de seu meio social de forma colaborativa o que os levará a sua autonomia. Os resultados obtidos mostram que a estratégia foi favorável até certo ponto dependendo mais da ação do mediador para a maior eficiênciaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMFerramentas virtuaisMediaçãoAutonomiaBlogFórumSala de aulaVirtual toolsAgencyAutonomyBlogForumHallO desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLúcia Helena Campolim Rodrigues.pdfapplication/pdf610913https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31015/1/L%c3%bacia%20Helena%20Campolim%20Rodrigues.pdff199d3d0ebc4d2950bd8d78f8b8bc3daMD51TEXTLúcia Helena Campolim Rodrigues.pdf.txtLúcia Helena Campolim Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain80820https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31015/2/L%c3%bacia%20Helena%20Campolim%20Rodrigues.pdf.txtd7fc16e4096aa0a0e58f8d6a902e0801MD52THUMBNAILLúcia Helena Campolim Rodrigues.pdf.jpgLúcia Helena Campolim Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31015/3/L%c3%bacia%20Helena%20Campolim%20Rodrigues.pdf.jpg8b92fb205b14aef37217046c2f01d2f6MD53handle/310152023-09-18 10:50:36.005oai:repositorio.pucsp.br:handle/31015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T13:50:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes
title O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes
spellingShingle O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes
Rodrigues, Lúcia Helena Campolim
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ferramentas virtuais
Mediação
Autonomia
Blog
Fórum
Sala de aula
Virtual tools
Agency
Autonomy
Blog
Forum
Hall
title_short O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes
title_full O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes
title_fullStr O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes
title_full_unstemmed O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes
title_sort O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes
author Rodrigues, Lúcia Helena Campolim
author_facet Rodrigues, Lúcia Helena Campolim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palácio, Patrícia Passos Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lúcia Helena Campolim
contributor_str_mv Palácio, Patrícia Passos Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ferramentas virtuais
Mediação
Autonomia
Blog
Fórum
Sala de aula
Virtual tools
Agency
Autonomy
Blog
Forum
Hall
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas virtuais
Mediação
Autonomia
Blog
Fórum
Sala de aula
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual tools
Agency
Autonomy
Blog
Forum
Hall
description This paper aims to try virtual tools to support their classroom teaching of a class of high school in order to verify that the enthusiasm in students' participation is the same whether or not the classroom and whether this strategy is valid for this type of activity. This assumption was based on the research that young people participate and means forming part of their daily lives that reflect the urgency that requires the adolescent. For data collection were opened a forum and a blog, being that both the tools and the topics were chosen by the students, dividedinto two groups of about 18 each, totaling 36. Texts were made available for reading and requested the participation of all.One of the goals aimed at making them reflect on the need for a collective maturation through the formation of opinion on issues of social environment in a collaborative manner that will lead them to their autonomy.The results show that the strategy was favorable to a certain extent depending on the mediator's more action for greater efficiency
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:37:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:37:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rodrigues, Lúcia Helena Campolim. O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31015
identifier_str_mv Rodrigues, Lúcia Helena Campolim. O desafio do uso do ambiente virtual em apoio à sala de aula com jovens aprendizes. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31015/1/L%c3%bacia%20Helena%20Campolim%20Rodrigues.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31015/2/L%c3%bacia%20Helena%20Campolim%20Rodrigues.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31015/3/L%c3%bacia%20Helena%20Campolim%20Rodrigues.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f199d3d0ebc4d2950bd8d78f8b8bc3da
d7fc16e4096aa0a0e58f8d6a902e0801
8b92fb205b14aef37217046c2f01d2f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277935983525888