Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de uma professora de inglês da rede pública do Estado de São Paulo em relação à PósGraduação Lato-Sensu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP do Curso de Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” oferecido pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo. Para tanto, contraponho com uma leitura de cunho acadêmico e que traz desde abordagens clássicas, quanto contemporâneas da temática sobre o professor reflexivo propostas por Alarcão (2010), Celani (2009), Liberali (2012), Nóvoa (2008), Schön (2000) e Zeichner & Liston (1996). Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa. Inicialmente, apresento sua abordagem metodológica, para essa pesquisa utilizo o estudo de caso baseando em Rizzini, Castro & Sartor (1999), Stake (1987), Vergara (1998) e Yin (2010). Para coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Por meio desse estudo demonstro a necessidade de capacitação do professor reflexivo. Para a professora participante do estudo, o curso “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” proporcionou o crescimento profissional que sempre desejou, mas não alcançava antes do curso, pois não compreendia o que faltava em sua formação, para que ela fosse uma boa professora de inglês. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse não só sobre o meu papel como educador como também sobre a prática de meus educandos |
id |
PUC_SP-1_ab6461916de21834c63cd183769d3ed3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29422 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Andrea PatriciaGuariroba, Ivan Ferreira2022-10-25T21:01:24Z2022-10-25T21:01:24Z2014-05-07Guariroba, Ivan Ferreira. Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de uma professora de inglês da rede pública do Estado de São Paulo em relação à PósGraduação Lato-Sensu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP do Curso de Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” oferecido pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo. Para tanto, contraponho com uma leitura de cunho acadêmico e que traz desde abordagens clássicas, quanto contemporâneas da temática sobre o professor reflexivo propostas por Alarcão (2010), Celani (2009), Liberali (2012), Nóvoa (2008), Schön (2000) e Zeichner & Liston (1996). Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa. Inicialmente, apresento sua abordagem metodológica, para essa pesquisa utilizo o estudo de caso baseando em Rizzini, Castro & Sartor (1999), Stake (1987), Vergara (1998) e Yin (2010). Para coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Por meio desse estudo demonstro a necessidade de capacitação do professor reflexivo. Para a professora participante do estudo, o curso “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” proporcionou o crescimento profissional que sempre desejou, mas não alcançava antes do curso, pois não compreendia o que faltava em sua formação, para que ela fosse uma boa professora de inglês. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse não só sobre o meu papel como educador como também sobre a prática de meus educandosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASProfessor reflexivoEnsino aprendizagemLíngua inglesaPercepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALIVAN FERREIRA GUARIROBA.pdfapplication/pdf552382https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/1/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdfd3d00c798c0c51e1d949f76ce4a5a3e4MD51TEXTIVAN FERREIRA GUARIROBA.pdf.txtIVAN FERREIRA GUARIROBA.pdf.txtExtracted texttext/plain85865https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/2/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdf.txt4d54be191cdb486735530e188eb7fdd8MD52THUMBNAILIVAN FERREIRA GUARIROBA.pdf.jpgIVAN FERREIRA GUARIROBA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/3/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdf.jpg1f78f2b4d03c276952d97005aabfc78fMD53handle/294222022-10-26 01:03:46.198oai:repositorio.pucsp.br:handle/29422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:03:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
title |
Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
spellingShingle |
Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês Guariroba, Ivan Ferreira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Professor reflexivo Ensino aprendizagem Língua inglesa |
title_short |
Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
title_full |
Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
title_fullStr |
Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
title_full_unstemmed |
Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
title_sort |
Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês |
author |
Guariroba, Ivan Ferreira |
author_facet |
Guariroba, Ivan Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guariroba, Ivan Ferreira |
contributor_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Professor reflexivo Ensino aprendizagem Língua inglesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor reflexivo Ensino aprendizagem Língua inglesa |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de uma professora de inglês da rede pública do Estado de São Paulo em relação à PósGraduação Lato-Sensu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP do Curso de Especialização em “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” oferecido pela Associação Cultura Inglesa – São Paulo. Para tanto, contraponho com uma leitura de cunho acadêmico e que traz desde abordagens clássicas, quanto contemporâneas da temática sobre o professor reflexivo propostas por Alarcão (2010), Celani (2009), Liberali (2012), Nóvoa (2008), Schön (2000) e Zeichner & Liston (1996). Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa. Inicialmente, apresento sua abordagem metodológica, para essa pesquisa utilizo o estudo de caso baseando em Rizzini, Castro & Sartor (1999), Stake (1987), Vergara (1998) e Yin (2010). Para coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Por meio desse estudo demonstro a necessidade de capacitação do professor reflexivo. Para a professora participante do estudo, o curso “Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública” proporcionou o crescimento profissional que sempre desejou, mas não alcançava antes do curso, pois não compreendia o que faltava em sua formação, para que ela fosse uma boa professora de inglês. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse não só sobre o meu papel como educador como também sobre a prática de meus educandos |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-25T21:01:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Guariroba, Ivan Ferreira. Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422 |
identifier_str_mv |
Guariroba, Ivan Ferreira. Percepções de uma professora sobre um curso de formação contínua do professor de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/1/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/2/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29422/3/IVAN%20FERREIRA%20GUARIROBA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3d00c798c0c51e1d949f76ce4a5a3e4 4d54be191cdb486735530e188eb7fdd8 1f78f2b4d03c276952d97005aabfc78f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277810101977088 |