Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18512 |
Resumo: | Este estudo pretende aprofundar a análise sobre como é possível um professor ter sucesso acolhendo a diversidade, mediante todas as dificuldades físicas e organizacionais das escolas e propor intervenções que viabilizem a busca de novos caminhos para o trabalho como alunos com alguma deficiência, visando à aprendizagem e a quebra dos paradigmas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, como forma de fundamentar a análise e também uma pesquisa de campo, sob a forma de questionário com questões abertas e fechadas, para que se verificassem os pontos de vista dos professores e coordenadores envolvidos diretamente no processo de inclusão. Este levantamento deu sustentação para e elaboração de uma assessoria educacional. A Valery s Assessoria Educacional disponibiliza um curso de capacitação para professores envolvidos no processo de inclusão escolar. Partindo-se do pressuposto que os professores encontram muitas dificuldades para trabalhar com alunos com alguma deficiência, pois os procedimentos são lentos e inexpressivos. Constatou-se que para obter melhores resultados é preciso ir além das estruturas organizacionais e físicas da escola para desenvolver um trabalho eficaz. Concluiu-se que o professor precisa ter condições de entender e compreender de forma ampla processo inclusivo e a partir disso formular novas estratégias para sua prática em sala |
id |
PUC_SP-1_eafc5a965ea7a025b799e143efde7995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18512 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Hessel, Ana Maria Di Gradohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750802Z0Silva, Valéria de Cássia2016-07-28T20:39:20Z2016-04-29T14:49:58Z2007-11-27Silva, Valéria de Cássia. Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18512Este estudo pretende aprofundar a análise sobre como é possível um professor ter sucesso acolhendo a diversidade, mediante todas as dificuldades físicas e organizacionais das escolas e propor intervenções que viabilizem a busca de novos caminhos para o trabalho como alunos com alguma deficiência, visando à aprendizagem e a quebra dos paradigmas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, como forma de fundamentar a análise e também uma pesquisa de campo, sob a forma de questionário com questões abertas e fechadas, para que se verificassem os pontos de vista dos professores e coordenadores envolvidos diretamente no processo de inclusão. Este levantamento deu sustentação para e elaboração de uma assessoria educacional. A Valery s Assessoria Educacional disponibiliza um curso de capacitação para professores envolvidos no processo de inclusão escolar. Partindo-se do pressuposto que os professores encontram muitas dificuldades para trabalhar com alunos com alguma deficiência, pois os procedimentos são lentos e inexpressivos. Constatou-se que para obter melhores resultados é preciso ir além das estruturas organizacionais e físicas da escola para desenvolver um trabalho eficaz. Concluiu-se que o professor precisa ter condições de entender e compreender de forma ampla processo inclusivo e a partir disso formular novas estratégias para sua prática em salaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35378/valeria.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODiversidadeDeficiênciaInclusãoIntervençõesEstratégiasInclusão e educação: o caminho da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTvaleria.pdf.txtvaleria.pdf.txtExtracted texttext/plain115207https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18512/3/valeria.pdf.txte8285b4c9f4815188d6a1f28d54945b8MD53THUMBNAILvaleria.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3076https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18512/1/valeria.pdf.jpgaae2cc37b908f20989e375465555fde7MD51ORIGINALvaleria.pdfapplication/pdf2963586https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18512/2/valeria.pdf182d576044744da396cc80d2cb3cb6edMD52handle/185122022-12-21 17:01:34.293oai:repositorio.pucsp.br:handle/18512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem |
title |
Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem |
spellingShingle |
Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem Silva, Valéria de Cássia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Diversidade Deficiência Inclusão Intervenções Estratégias |
title_short |
Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem |
title_full |
Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem |
title_fullStr |
Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem |
title_sort |
Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem |
author |
Silva, Valéria de Cássia |
author_facet |
Silva, Valéria de Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hessel, Ana Maria Di Grado |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750802Z0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valéria de Cássia |
contributor_str_mv |
Hessel, Ana Maria Di Grado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Diversidade Deficiência Inclusão Intervenções Estratégias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Deficiência Inclusão Intervenções Estratégias |
description |
Este estudo pretende aprofundar a análise sobre como é possível um professor ter sucesso acolhendo a diversidade, mediante todas as dificuldades físicas e organizacionais das escolas e propor intervenções que viabilizem a busca de novos caminhos para o trabalho como alunos com alguma deficiência, visando à aprendizagem e a quebra dos paradigmas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, como forma de fundamentar a análise e também uma pesquisa de campo, sob a forma de questionário com questões abertas e fechadas, para que se verificassem os pontos de vista dos professores e coordenadores envolvidos diretamente no processo de inclusão. Este levantamento deu sustentação para e elaboração de uma assessoria educacional. A Valery s Assessoria Educacional disponibiliza um curso de capacitação para professores envolvidos no processo de inclusão escolar. Partindo-se do pressuposto que os professores encontram muitas dificuldades para trabalhar com alunos com alguma deficiência, pois os procedimentos são lentos e inexpressivos. Constatou-se que para obter melhores resultados é preciso ir além das estruturas organizacionais e físicas da escola para desenvolver um trabalho eficaz. Concluiu-se que o professor precisa ter condições de entender e compreender de forma ampla processo inclusivo e a partir disso formular novas estratégias para sua prática em sala |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-28T20:39:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-29T14:49:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Valéria de Cássia. Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18512 |
identifier_str_mv |
Silva, Valéria de Cássia. Inclusão e educação: o caminho da aprendizagem. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18512/3/valeria.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18512/1/valeria.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18512/2/valeria.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8285b4c9f4815188d6a1f28d54945b8 aae2cc37b908f20989e375465555fde7 182d576044744da396cc80d2cb3cb6ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277992658010112 |