À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Sofia Almeida da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28885
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_000cf83a7f91b77a6b3853d740835107
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na crecheEducação infantilTimbreInstrumentos musicaisEarly childhood educationMusical instruments372.378Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, elaborou-se o presente relatório de estágio que tem como título “À descoberta dos timbres. Projeto de intervenção no Jardim de Infância e na Creche”. Este relatório sublinha a importância da música na Educação Pré-Escolar e salienta o facto de as crianças viverem rodeadas de sons com variadas propriedades. Este tema foi escolhido no âmbito do estágio do Mestrado em Educação Pré- Escolar, tendo em conta o gosto, o interesse e a motivação das crianças envolvidas, pois a música é algo que lhes desperta bastante a curiosidade e o entusiasmo por conhecer. Neste caso, foi evidente o interesse pelos instrumentos musicais. A observação e a escuta ativa das crianças foi a melhor forma de as conhecer e de ter em consideração os seus interesses e necessidades educativas. Ao longo do desenvolvimento do projeto, todas as atividades realizadas tiveram a intenção de proporcionar experiências musicais agradáveis, bem como despertar o interesse das crianças pelo mundo sonoro, particularmente ao nível da especificidade do timbre. Assim sendo, foi proporcionada às crianças a exploração de instrumentos musicais (de sopro, de percussão, de cordas) para que adquirissem um conhecimento básico dos mesmos e fossem capazes de reconhecer o seu timbre. Como nos contextos de estágio a metodologia curricular levada a cabo foi o High/Scope, no desenvolvimento do projeto foi dada continuidade a este modelo curricular utilizado pelas instituições. As atividades foram bem-sucedidas, como comprovado pelo empenho, entusiasmo e satisfação das crianças, e os objetivos inicialmente propostos foram alcançados.This report, entitled "Discovering the timbres. Intervention project in Kindergarten and Nursery”, was elaborated during the Master Degree in Preschool Education. This report underlines the importance of music in Preschool Education and highlights the fact that children live surrounded by sounds with varying properties. This theme was chosen during the Supervised Teaching Practice of the Master in Preschool Education, taking into account the likes, interests and motivation of children involved, because music is something that elicits curiosity and enthusiasm for knowledge. In this case, the interest in musical instruments was clear. Observation and active listening of children was the appropriate way to identify and take into account their interests and educational needs. During the development of the project, all the activities intended to provide enjoyable musical experiences and to elicit children's interest for the world of sounds, particularly at the level of the specificity of timbre. Therefore, we provided to children the manipulation of musical instruments (winds, percussion, strings) to acquire a basic knowledge of them and to be able to recognize their timbre. Because in the practicum settings the curricular methodology adopted was the High/Scope, the continuity of this curricular model used by institutions was promoted in the present project. The activities were well succeeded, as evidenced by the commitment, enthusiasm and enjoyment of children, and the objectives initially proposed were achieved.Vieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoLima, Ana Sofia Almeida da Costa2013-12-052013-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28885por201554020info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:16.841869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na creche
title À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na creche
spellingShingle À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na creche
Lima, Ana Sofia Almeida da Costa
Educação infantil
Timbre
Instrumentos musicais
Early childhood education
Musical instruments
372.3
78
title_short À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na creche
title_full À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na creche
title_fullStr À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na creche
title_full_unstemmed À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na creche
title_sort À descoberta dos timbres: projeto de intervenção no jardim de infância e na creche
author Lima, Ana Sofia Almeida da Costa
author_facet Lima, Ana Sofia Almeida da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Sofia Almeida da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Timbre
Instrumentos musicais
Early childhood education
Musical instruments
372.3
78
topic Educação infantil
Timbre
Instrumentos musicais
Early childhood education
Musical instruments
372.3
78
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05
2013-12-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28885
url http://hdl.handle.net/1822/28885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201554020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132423982678016