Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6109 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e da Prática Profissional III (1º Ciclo do Ensino Básico) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática tem como objetivos: a) promover a exploração direta de elementos naturais, valorizando uma abordagem multissensorial para a aprendizagem das crianças; b) desenvolver a curiosidade, a criatividade e a necessidade de exploração de elementos naturais, proporcionando novas experiências; c) desenvolver competências pessoais e sociais através da brincadeira na natureza, e; d) sensibilizar famílias e profissionais de educação para a importância do contacto das crianças com a natureza. Numa dinâmica Investigação-Ação, foi feito o registo de cada saída ao exterior através do registo fotográfico e de anotações de observação, que suportaram uma análise de natureza qualitativa e descritiva. As crianças, ao se envolverem com a natureza e, neste ambiente, ao interagirem com pares, tiveram oportunidade de desenvolver aprendizagens sobre o mundo natural, e de desenvolver a sua criatividade e a sua linguagem. Aprenderam, manusearam elementos naturais e, acima de tudo, brincaram. O gosto e o entusiasmo que as crianças demonstraram em brincar na natureza parece consubstanciar a importância que esta vivência tem para seu desenvolvimento integral, demonstrando ser fundamental que profissionais de educação proporcionem às crianças oportunidades de contacto com a natureza. |
id |
RCAP_00bec0d0baa92a2d44dab8c72c0f4c6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6109 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino BásicoBrincarExploraçãoNaturezaEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e da Prática Profissional III (1º Ciclo do Ensino Básico) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática tem como objetivos: a) promover a exploração direta de elementos naturais, valorizando uma abordagem multissensorial para a aprendizagem das crianças; b) desenvolver a curiosidade, a criatividade e a necessidade de exploração de elementos naturais, proporcionando novas experiências; c) desenvolver competências pessoais e sociais através da brincadeira na natureza, e; d) sensibilizar famílias e profissionais de educação para a importância do contacto das crianças com a natureza. Numa dinâmica Investigação-Ação, foi feito o registo de cada saída ao exterior através do registo fotográfico e de anotações de observação, que suportaram uma análise de natureza qualitativa e descritiva. As crianças, ao se envolverem com a natureza e, neste ambiente, ao interagirem com pares, tiveram oportunidade de desenvolver aprendizagens sobre o mundo natural, e de desenvolver a sua criatividade e a sua linguagem. Aprenderam, manusearam elementos naturais e, acima de tudo, brincaram. O gosto e o entusiasmo que as crianças demonstraram em brincar na natureza parece consubstanciar a importância que esta vivência tem para seu desenvolvimento integral, demonstrando ser fundamental que profissionais de educação proporcionem às crianças oportunidades de contacto com a natureza.2024-01-24T14:38:57Z2023-12-28T00:00:00Z2023-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6109TID:203467191porSilva, Daniela Sofia Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T11:01:43Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:04.153155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico |
title |
Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico Silva, Daniela Sofia Nunes Brincar Exploração Natureza Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico |
title_full |
Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico |
title_sort |
Oportunidades de experimentação e ludicidade no espaço exterior em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do Ensino Básico |
author |
Silva, Daniela Sofia Nunes |
author_facet |
Silva, Daniela Sofia Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Sofia Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Exploração Natureza Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Brincar Exploração Natureza Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e da Prática Profissional III (1º Ciclo do Ensino Básico) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática tem como objetivos: a) promover a exploração direta de elementos naturais, valorizando uma abordagem multissensorial para a aprendizagem das crianças; b) desenvolver a curiosidade, a criatividade e a necessidade de exploração de elementos naturais, proporcionando novas experiências; c) desenvolver competências pessoais e sociais através da brincadeira na natureza, e; d) sensibilizar famílias e profissionais de educação para a importância do contacto das crianças com a natureza. Numa dinâmica Investigação-Ação, foi feito o registo de cada saída ao exterior através do registo fotográfico e de anotações de observação, que suportaram uma análise de natureza qualitativa e descritiva. As crianças, ao se envolverem com a natureza e, neste ambiente, ao interagirem com pares, tiveram oportunidade de desenvolver aprendizagens sobre o mundo natural, e de desenvolver a sua criatividade e a sua linguagem. Aprenderam, manusearam elementos naturais e, acima de tudo, brincaram. O gosto e o entusiasmo que as crianças demonstraram em brincar na natureza parece consubstanciar a importância que esta vivência tem para seu desenvolvimento integral, demonstrando ser fundamental que profissionais de educação proporcionem às crianças oportunidades de contacto com a natureza. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28T00:00:00Z 2023-12-28 2024-01-24T14:38:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6109 TID:203467191 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6109 |
identifier_str_mv |
TID:203467191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137058254487552 |