Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47174 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_00da6e619a31764a931656e2a1dd920a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47174 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docenteFormaçãoFormação experiencialProfissão docenteTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A presente investigação tem por objetivo contribuir para a compreensão sobre como os professores aprendem a ensinar. Buscou-se interpretar como os professores desenvolveram saberes para ensinar durante a formação inicial, nas ações de formação contínua e na prática profissional. Partiu-se do princípio de que a formação é um processo contínuo que engloba a totalidade do ser humano, onde o indivíduo é sujeito e objeto do seu processo formativo. Esta formação resulta do conjunto constituído pelas experiências vividas na formação (inicial e contínua) e na prática de ensino e pelo sentido que se lhes atribui por meio da reflexão. Procurou-se perceber quais são os saberes do professor, como eles são adquiridos e que saberes são estes que ele mobiliza enquanto se ensina. Para o propósito desta investigação, realizou-se um estudo qualitativo baseado em entrevistas semidiretivas a quatro professoras inspirado no método auto(biográfico). Através do estudo, constatou-se que os professores adquirem saberes para além da educação formal (cursos de formação de professores e as ações de formação contínua). A formação acontece também através dos outros, do meio e da reflexão que realizam em virtude das experiências vivenciadas no cotidiano da prática de ensino. Concluímos que a formação experiencial se apresenta como uma das vias para a aquisição dos saberes da profissão docente.This research aims to contribute to the understanding of how teachers learn how to teach. We sought to interpret how teachers developed knowledge to teach during initial training, in continuous training actions and in professional practice. It was based on the principle that learning is a continuous process that encompasses the totality of the human being, where the individual is subject and object of his learning process and this learning results from the set constituted by the experiences lived in training (initial and continuous) and in teaching practice as well as the meaning attributed to them through reflection. We tried to understand what the teacher's knowledge is, how it is acquired and what knowledge he/she mobilizes while teaching. For the purpose of this investigation, a qualitative study was carried out based on semi-directive interviews with four teachers inspired by the auto (biographical) method. Through the study, it was found that teachers acquire knowledge beyond formal education (initial teacher’s training courses and continuous training actions). Learning also takes place through others, the environment and the reflection he/she conducts due to experiences lived in everyday teaching practice. The research argues that experiential learning is a relevant way to acquire knowledge to the teaching profession.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaLuna, Marconi Augusto Martins2021-03-31T10:11:00Z20212020-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47174TID:202970450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:15.765135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente |
title |
Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente |
spellingShingle |
Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente Luna, Marconi Augusto Martins Formação Formação experiencial Profissão docente Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente |
title_full |
Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente |
title_fullStr |
Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente |
title_full_unstemmed |
Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente |
title_sort |
Aprender a ensinar : da formação inicial à prática docente |
author |
Luna, Marconi Augusto Martins |
author_facet |
Luna, Marconi Augusto Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Paula, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna, Marconi Augusto Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Formação experiencial Profissão docente Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação Formação experiencial Profissão docente Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 2021-03-31T10:11:00Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47174 TID:202970450 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47174 |
identifier_str_mv |
TID:202970450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134538286235648 |