Relatório da prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9105 |
Resumo: | De regresso à escola, mas desta vez com um papel diferente. De aluno a professor, vivenciei o meu primeiro contacto com a realidade profissional. O Estágio Profissional assume-se como o culminar da formação académica, apresentando-se como um período decisivo e de articulação dos saberes. O presente relatório de estágio tem como finalidade a apresentação de toda a atividade docente desenvolvida durante o ano letivo e, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em todo o contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um grande período de experiência e incerteza, onde o professor estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido e, simultaneamente, valida todas essas competências, obtendo novas aptidões. Este relatório é referente ao estágio realizado na Escola secundária da Lixa, estando a estrutura do mesmo feita de forma cronológica e do geral para o particular, abordando todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Num primeiro ponto faço uma breve apresentação sobre mim e as minhas expetativas referentes ao estágio, onde abordo os medos os receios e todas as experiências que pensaria viver ao longo deste ano. Num segundo ponto abordo o estágio em si e tudo o que este engloba do mais geral para o particular, abordando o que é o estágio profissional em si, caracterizando a escola e todos os recursos que a mesma disponha, abordando o departamento de educação física e o professor orientador que me auxiliou durante todo o ano, acabando este ponto falando sobre a turma que acompanhei ao longo deste ano. No ponto seguinte abordo a realização da prática profissional, que se refere a todo o processo da parte prática, começando pela conceção de todo este processo, passando para o planeamento que se divide em diversos pontos, começando pelo global, o planeamento anual, passando pela unidade didática até ao singular, o plano de aula. Abordando também neste ponto foram os estilos de ensino utilizados ao longo do ano (Autoavaliação, o Inclusivo e o da Descoberta Guiada (Convergente)), passando a realização que aborda toda a parte prática das aulas desde o início ao fim do ano e por fim a avaliação, abordando os três tipos de avaliação que foram usados, diagnóstica, formativa e sumativa. No ponto seguinte abordo a ação de informação realizada sobre o sedentarismo na adolescência e a sua apresentação realizada às duas turmas de 10º ano da Escola secundária da Lixa. No ponto seguinte abordo todas as atividades em que participei e auxiliei ao longo do ano na escola, todos os torneios realizados e o desporto escolar de patinagem no qual auxiliei no ensino ao longo de todo o ano. Por fim, uma reflexão crítica sobre todo trabalho desenvolvido bem como sobre aspetos que, não estão diretamente relacionados com o processo de ensino-aprendizagem, penso que se revelam importantes na formação do docente. |
id |
RCAP_02704bad3e259a1d323c8b1f207cd901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de Ensino SupervisionadaEstágio profissionalEducação físicaEnsino supervisionadoDe regresso à escola, mas desta vez com um papel diferente. De aluno a professor, vivenciei o meu primeiro contacto com a realidade profissional. O Estágio Profissional assume-se como o culminar da formação académica, apresentando-se como um período decisivo e de articulação dos saberes. O presente relatório de estágio tem como finalidade a apresentação de toda a atividade docente desenvolvida durante o ano letivo e, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em todo o contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um grande período de experiência e incerteza, onde o professor estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido e, simultaneamente, valida todas essas competências, obtendo novas aptidões. Este relatório é referente ao estágio realizado na Escola secundária da Lixa, estando a estrutura do mesmo feita de forma cronológica e do geral para o particular, abordando todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Num primeiro ponto faço uma breve apresentação sobre mim e as minhas expetativas referentes ao estágio, onde abordo os medos os receios e todas as experiências que pensaria viver ao longo deste ano. Num segundo ponto abordo o estágio em si e tudo o que este engloba do mais geral para o particular, abordando o que é o estágio profissional em si, caracterizando a escola e todos os recursos que a mesma disponha, abordando o departamento de educação física e o professor orientador que me auxiliou durante todo o ano, acabando este ponto falando sobre a turma que acompanhei ao longo deste ano. No ponto seguinte abordo a realização da prática profissional, que se refere a todo o processo da parte prática, começando pela conceção de todo este processo, passando para o planeamento que se divide em diversos pontos, começando pelo global, o planeamento anual, passando pela unidade didática até ao singular, o plano de aula. Abordando também neste ponto foram os estilos de ensino utilizados ao longo do ano (Autoavaliação, o Inclusivo e o da Descoberta Guiada (Convergente)), passando a realização que aborda toda a parte prática das aulas desde o início ao fim do ano e por fim a avaliação, abordando os três tipos de avaliação que foram usados, diagnóstica, formativa e sumativa. No ponto seguinte abordo a ação de informação realizada sobre o sedentarismo na adolescência e a sua apresentação realizada às duas turmas de 10º ano da Escola secundária da Lixa. No ponto seguinte abordo todas as atividades em que participei e auxiliei ao longo do ano na escola, todos os torneios realizados e o desporto escolar de patinagem no qual auxiliei no ensino ao longo de todo o ano. Por fim, uma reflexão crítica sobre todo trabalho desenvolvido bem como sobre aspetos que, não estão diretamente relacionados com o processo de ensino-aprendizagem, penso que se revelam importantes na formação do docente.Back to school, but this time with a different role. From student to teacher, I experienced my first contact with professional reality. The Professional Internship is assumed as the culmination of the academic formation, presenting itself as a decisive period and articulation of the knowledge. This internship report aims to present all the teaching activity developed during the school year and, at the same time, a critical reflection on the pedagogical experience throughout the school context. The Supervised Teaching Practice reflects a great period of experience and uncertainty, where the trainee teacher puts in practice all the knowledge acquired and at the same time validates all these competences, gaining new aptitudes. This report refers to the stage taken at Lixa Secondary School, the structure of which is chronological and general for the individual, addressing all parts of the teachinglearning process. In a first point I make a brief presentation about myself and my expectations regarding the stage, where I approach fears the fears and all the experiences that would think to live throughout this year. In a second point I approach the stage itself and everything that it encompasses from the most general to the particular, addressing what is the professional stage itself, characterizing the school and all the resources that it has, addressing the department of physical education and the guiding teacher who helped me throughout the year, finishing this point talking about the group I followed along this year. In the next point I approach the practice of the professional practice, which refers to the whole process of the practical part, starting with the design of this whole process, going to the planning that is divided in several points, starting with the global, the annual planning, passing through unit to the singular, the lesson plan. Approaching also in this point were the teaching styles used throughout the year (Self-assessment, Inclusive and Converged), passing the realization that covers all the practical part of the classes from the beginning to the end of the year and finally the evaluation, addressing the three types of evaluation that were used, diagnostic, formative and summative. In the next point I approach the action of information about sedentarism in adolescence and its presentation performed the two classes of 10th grade secondary school sandpaper. In the next point I go on all the activities in which I participated and helped during the year in school, all the realized tournaments and the skating school sport to which I aided in the teaching throughout the year. Finally, a critical reflection on all work developed as well as on aspects that are not directly related to the teaching-learning process, I think they are important in teacher training2019-03-06T12:25:31Z2018-12-04T00:00:00Z2018-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9105TID:202326187porReis, Paulo Diogo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:25Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:37.471893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada Reis, Paulo Diogo da Silva Estágio profissional Educação física Ensino supervisionado |
title_short |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da prática de Ensino Supervisionada |
author |
Reis, Paulo Diogo da Silva |
author_facet |
Reis, Paulo Diogo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Paulo Diogo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio profissional Educação física Ensino supervisionado |
topic |
Estágio profissional Educação física Ensino supervisionado |
description |
De regresso à escola, mas desta vez com um papel diferente. De aluno a professor, vivenciei o meu primeiro contacto com a realidade profissional. O Estágio Profissional assume-se como o culminar da formação académica, apresentando-se como um período decisivo e de articulação dos saberes. O presente relatório de estágio tem como finalidade a apresentação de toda a atividade docente desenvolvida durante o ano letivo e, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em todo o contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um grande período de experiência e incerteza, onde o professor estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido e, simultaneamente, valida todas essas competências, obtendo novas aptidões. Este relatório é referente ao estágio realizado na Escola secundária da Lixa, estando a estrutura do mesmo feita de forma cronológica e do geral para o particular, abordando todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Num primeiro ponto faço uma breve apresentação sobre mim e as minhas expetativas referentes ao estágio, onde abordo os medos os receios e todas as experiências que pensaria viver ao longo deste ano. Num segundo ponto abordo o estágio em si e tudo o que este engloba do mais geral para o particular, abordando o que é o estágio profissional em si, caracterizando a escola e todos os recursos que a mesma disponha, abordando o departamento de educação física e o professor orientador que me auxiliou durante todo o ano, acabando este ponto falando sobre a turma que acompanhei ao longo deste ano. No ponto seguinte abordo a realização da prática profissional, que se refere a todo o processo da parte prática, começando pela conceção de todo este processo, passando para o planeamento que se divide em diversos pontos, começando pelo global, o planeamento anual, passando pela unidade didática até ao singular, o plano de aula. Abordando também neste ponto foram os estilos de ensino utilizados ao longo do ano (Autoavaliação, o Inclusivo e o da Descoberta Guiada (Convergente)), passando a realização que aborda toda a parte prática das aulas desde o início ao fim do ano e por fim a avaliação, abordando os três tipos de avaliação que foram usados, diagnóstica, formativa e sumativa. No ponto seguinte abordo a ação de informação realizada sobre o sedentarismo na adolescência e a sua apresentação realizada às duas turmas de 10º ano da Escola secundária da Lixa. No ponto seguinte abordo todas as atividades em que participei e auxiliei ao longo do ano na escola, todos os torneios realizados e o desporto escolar de patinagem no qual auxiliei no ensino ao longo de todo o ano. Por fim, uma reflexão crítica sobre todo trabalho desenvolvido bem como sobre aspetos que, não estão diretamente relacionados com o processo de ensino-aprendizagem, penso que se revelam importantes na formação do docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04T00:00:00Z 2018-12-04 2019-03-06T12:25:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9105 TID:202326187 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9105 |
identifier_str_mv |
TID:202326187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137132635226112 |