Guião "Hands-on Remote"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Pedro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Baptista, Mónica, Tinoca, Luís, Kampschulte, Lorenz, Karcz, Wojciech, Pellowski, Marion, Voss, Miriam, Zahler, Adam
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/59942
Resumo: A crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”.
id RCAP_03101ad9acce61eb580c2a65f9e6a6d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/59942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Guião "Hands-on Remote"Aprendizagem a distânciaAtividades práticasAtividades experimentaisTrabalho colaborativoEnsino a distânciaEnsino remotoAtividades virtuaisA crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”.Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaReis, PedroBaptista, MónicaTinoca, LuísKampschulte, LorenzKarcz, WojciechPellowski, MarionVoss, MiriamZahler, Adam2023-10-24T09:49:34Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59942porReis, P., Baptista, M., Tinoca, L., Kampschulte, L., Karcz, W., Pellowski, M., Voss, M., & Zahler, A. (2023). Guião "Hands-on Remote". Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8753-81-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:54.947510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Guião "Hands-on Remote"
title Guião "Hands-on Remote"
spellingShingle Guião "Hands-on Remote"
Reis, Pedro
Aprendizagem a distância
Atividades práticas
Atividades experimentais
Trabalho colaborativo
Ensino a distância
Ensino remoto
Atividades virtuais
title_short Guião "Hands-on Remote"
title_full Guião "Hands-on Remote"
title_fullStr Guião "Hands-on Remote"
title_full_unstemmed Guião "Hands-on Remote"
title_sort Guião "Hands-on Remote"
author Reis, Pedro
author_facet Reis, Pedro
Baptista, Mónica
Tinoca, Luís
Kampschulte, Lorenz
Karcz, Wojciech
Pellowski, Marion
Voss, Miriam
Zahler, Adam
author_role author
author2 Baptista, Mónica
Tinoca, Luís
Kampschulte, Lorenz
Karcz, Wojciech
Pellowski, Marion
Voss, Miriam
Zahler, Adam
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Pedro
Baptista, Mónica
Tinoca, Luís
Kampschulte, Lorenz
Karcz, Wojciech
Pellowski, Marion
Voss, Miriam
Zahler, Adam
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem a distância
Atividades práticas
Atividades experimentais
Trabalho colaborativo
Ensino a distância
Ensino remoto
Atividades virtuais
topic Aprendizagem a distância
Atividades práticas
Atividades experimentais
Trabalho colaborativo
Ensino a distância
Ensino remoto
Atividades virtuais
description A crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24T09:49:34Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/59942
url http://hdl.handle.net/10451/59942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, P., Baptista, M., Tinoca, L., Kampschulte, L., Karcz, W., Pellowski, M., Voss, M., & Zahler, A. (2023). Guião "Hands-on Remote". Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
978-989-8753-81-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134632766078976