Guião "Hands-on Remote"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59942 |
Resumo: | A crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”. |
id |
RCAP_03101ad9acce61eb580c2a65f9e6a6d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/59942 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Guião "Hands-on Remote"Aprendizagem a distânciaAtividades práticasAtividades experimentaisTrabalho colaborativoEnsino a distânciaEnsino remotoAtividades virtuaisA crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”.Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaReis, PedroBaptista, MónicaTinoca, LuísKampschulte, LorenzKarcz, WojciechPellowski, MarionVoss, MiriamZahler, Adam2023-10-24T09:49:34Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59942porReis, P., Baptista, M., Tinoca, L., Kampschulte, L., Karcz, W., Pellowski, M., Voss, M., & Zahler, A. (2023). Guião "Hands-on Remote". Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8753-81-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:54.947510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guião "Hands-on Remote" |
title |
Guião "Hands-on Remote" |
spellingShingle |
Guião "Hands-on Remote" Reis, Pedro Aprendizagem a distância Atividades práticas Atividades experimentais Trabalho colaborativo Ensino a distância Ensino remoto Atividades virtuais |
title_short |
Guião "Hands-on Remote" |
title_full |
Guião "Hands-on Remote" |
title_fullStr |
Guião "Hands-on Remote" |
title_full_unstemmed |
Guião "Hands-on Remote" |
title_sort |
Guião "Hands-on Remote" |
author |
Reis, Pedro |
author_facet |
Reis, Pedro Baptista, Mónica Tinoca, Luís Kampschulte, Lorenz Karcz, Wojciech Pellowski, Marion Voss, Miriam Zahler, Adam |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Mónica Tinoca, Luís Kampschulte, Lorenz Karcz, Wojciech Pellowski, Marion Voss, Miriam Zahler, Adam |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Pedro Baptista, Mónica Tinoca, Luís Kampschulte, Lorenz Karcz, Wojciech Pellowski, Marion Voss, Miriam Zahler, Adam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem a distância Atividades práticas Atividades experimentais Trabalho colaborativo Ensino a distância Ensino remoto Atividades virtuais |
topic |
Aprendizagem a distância Atividades práticas Atividades experimentais Trabalho colaborativo Ensino a distância Ensino remoto Atividades virtuais |
description |
A crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24T09:49:34Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/59942 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/59942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, P., Baptista, M., Tinoca, L., Kampschulte, L., Karcz, W., Pellowski, M., Voss, M., & Zahler, A. (2023). Guião "Hands-on Remote". Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 978-989-8753-81-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134632766078976 |