"Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Eduarda João Vidrago
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57380
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_2592eefddd392d6a036dbc14b66ed0dd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertasAtividades e projetosAprendizagem ativaEducação pré-escolarActivities and projectsActive learningPre-school educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO seguinte relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A intervenção pedagógica em contexto de jardim de infância teve como principal objetivo dar resposta aos interesses e necessidades visíveis nas brincadeiras e nos diálogos das crianças sobre o corpo humano. Com a intervenção pretendeu-se reconhecer as potencialidades da metodologia do trabalho de projeto, como também identificar as vantagens que adulto e criança, trabalhando em conjunto, podem trazer para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Para tal, tornou-se necessário proporcionar experiências e atividades que desafiassem o grupo a participar ativamente na construção de novas aprendizagens sobre o referido tema. O projeto de intervenção envolveu atividades de pesquisa, representação, planificação e reflexão em grupo, bem como a partilha e divulgação de ideias e descobertas. O projeto de intervenção pedagógica promoveu a construção de novos conhecimentos com profundidade e sentido, uma vez que, partiu dos interesses das crianças. Deste modo, o projeto tornou-se mais autêntico, já que as crianças assumiram um papel ativo na sua aprendizagem.The following narrative presents the project of pedagogical intervention developed within the scope of an internship in Master course in Pre-School Education. The pedagogical intervention in a kindergarten context had is main objective to respond to the interests and needs that are visible in how the children play and dialogue about the human body. The aim of the intervention was to recognize the potential of the methodology of the work project, as well as to identify the advantages that adult and child, working together, can bring to improve the teaching-learning process. To do so, it became necessary to provide experiences and activities that challenged the group to participate actively in the construction of new learning about the subject. The intervention project included activities of research, representation, planning and reflection in groups, sharing and disclosure of ideas and discoveries. The project of pedagogical intervention promotes the construction of new knowledge with depth and meaning, since, it begins on the interests of children. In this way, the project will become more authentic, as children recognize their role as active agents in their learning.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoGomes, Eduarda João Vidrago20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57380por202100294info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:36.573046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertas
title "Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertas
spellingShingle "Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertas
Gomes, Eduarda João Vidrago
Atividades e projetos
Aprendizagem ativa
Educação pré-escolar
Activities and projects
Active learning
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertas
title_full "Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertas
title_fullStr "Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertas
title_full_unstemmed "Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertas
title_sort "Conhecer o nosso corpo": das perguntas às descobertas
author Gomes, Eduarda João Vidrago
author_facet Gomes, Eduarda João Vidrago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Eduarda João Vidrago
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades e projetos
Aprendizagem ativa
Educação pré-escolar
Activities and projects
Active learning
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Atividades e projetos
Aprendizagem ativa
Educação pré-escolar
Activities and projects
Active learning
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57380
url http://hdl.handle.net/1822/57380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202100294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132222100340736