O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39686 |
Resumo: | A dissertação desenvolvida visa aprofundar o conhecimento acerca do marketing estratégico e do seu impacto na performance empresarial nas empresas. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas, as empresas adaptaram a sua estratégia e passaram a colocar o consumidor no foco dos seus objetivos e processos, com o objetivo de valorizar e fidelizar os clientes. As competências das empresas, aliadas aos seus recursos financeiros e humanos, são vistas como fatores chave para que uma empresa tenha sucesso e que se desenvolva constantemente. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto das variáveis orientações para o mercado, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance das empresas. Para tal, foram realizadas entrevistas a oito gestores de empresas de diversos setores e também uma entrevista a um professor universitário de Marketing, de forma a termos a perspetiva académica da questão. Concluímos que todas as determinantes de performance têm impacto na performance empresarial dos entrevistados, embora em algum, esse impacto seja mais evidente. |
id |
RCAP_05c0c2cfd431dab595cf78e7f84167fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em PortugalPerformance empresarialVantagem competitivaOrientação para o mercadoOrientação para a inovaçãoCapacidades de marketingMarketing estratégicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA dissertação desenvolvida visa aprofundar o conhecimento acerca do marketing estratégico e do seu impacto na performance empresarial nas empresas. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas, as empresas adaptaram a sua estratégia e passaram a colocar o consumidor no foco dos seus objetivos e processos, com o objetivo de valorizar e fidelizar os clientes. As competências das empresas, aliadas aos seus recursos financeiros e humanos, são vistas como fatores chave para que uma empresa tenha sucesso e que se desenvolva constantemente. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto das variáveis orientações para o mercado, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance das empresas. Para tal, foram realizadas entrevistas a oito gestores de empresas de diversos setores e também uma entrevista a um professor universitário de Marketing, de forma a termos a perspetiva académica da questão. Concluímos que todas as determinantes de performance têm impacto na performance empresarial dos entrevistados, embora em algum, esse impacto seja mais evidente.Mena, RicardoRepositório ComumHenriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo2022-03-10T17:14:49Z2022-02-25T00:00:00Z2022-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39686202959899pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:44.170353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal |
title |
O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal |
spellingShingle |
O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal Henriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo Performance empresarial Vantagem competitiva Orientação para o mercado Orientação para a inovação Capacidades de marketing Marketing estratégico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal |
title_full |
O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal |
title_fullStr |
O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal |
title_full_unstemmed |
O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal |
title_sort |
O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em Portugal |
author |
Henriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo |
author_facet |
Henriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mena, Ricardo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance empresarial Vantagem competitiva Orientação para o mercado Orientação para a inovação Capacidades de marketing Marketing estratégico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Performance empresarial Vantagem competitiva Orientação para o mercado Orientação para a inovação Capacidades de marketing Marketing estratégico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A dissertação desenvolvida visa aprofundar o conhecimento acerca do marketing estratégico e do seu impacto na performance empresarial nas empresas. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas, as empresas adaptaram a sua estratégia e passaram a colocar o consumidor no foco dos seus objetivos e processos, com o objetivo de valorizar e fidelizar os clientes. As competências das empresas, aliadas aos seus recursos financeiros e humanos, são vistas como fatores chave para que uma empresa tenha sucesso e que se desenvolva constantemente. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto das variáveis orientações para o mercado, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance das empresas. Para tal, foram realizadas entrevistas a oito gestores de empresas de diversos setores e também uma entrevista a um professor universitário de Marketing, de forma a termos a perspetiva académica da questão. Concluímos que todas as determinantes de performance têm impacto na performance empresarial dos entrevistados, embora em algum, esse impacto seja mais evidente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-10T17:14:49Z 2022-02-25T00:00:00Z 2022-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39686 202959899 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39686 |
identifier_str_mv |
202959899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130012889120768 |