Das perceções dos professores sobre Supervisão Pedagógica ao impacto do Trabalho Colaborativo e da Supervisão Pedagógica no desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Manuela Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2568
Resumo: Sendo a atual sociedade alvo de constantes mudanças, também a educação tem sido palco de diferentes reformas. Os professores têm de se adaptar a todas estas mudanças, procurando melhorar a sua prática de modo a atingir uma melhor qualidade de ensino. Neste âmbito, o trabalho colaborativo e a supervisão pedagógica, assumem cada vez maior importância, enquanto conceitos que se conjugam no intuito de promover o desenvolvimento profissional dos professores. A noção de desenvolvimento profissional surge inerente a todas as mudanças, suscitando ao professor a capacidade de enfrentar situações imprevistas e de se adaptar às solicitações institucionais e organizacionais. A aposta na formação inicial, mas sobretudo na formação contínua, poderá ser a solução para uma verdadeira mudança e inovação nas conceções e práticas docentes, revertendo práticas profissionais muito caracterizadas por contextos de ensino mais individualistas e isoladas, que parecem caracterizar ainda a cultura profissional docente. O presente estudo foca-se na relevância da supervisão pedagógica no atual contexto educativo, pois para além da importância preconizada pela legislação em vigor, constitui uma área de conhecimento que surge como interface comunicativa de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. O presente estudo visa perceber as perceções de supervisão pedagógica que possuem os professores e compreender a potencialidade do trabalho colaborativo e da supervisão pedagógica no seu desenvolvimento. Pretende-se também perceber de que forma os professores envolvidos num processo de supervisão pedagógica, percecionam mudanças a nível profissional e pessoal. Considerando os objetivos transformacionais, direcionados para o desenvolvimento profissional e pessoal, que se pretendem alcançar, o presente estudo enquadra-se num paradigma qualitativo, tendo-se recorrido à investigação-ação. Com base em processos de supervisão pedagógica, nomeadamente, na observação de aulas, pretendeu-se incentivar a reflexão e a partilha conjunta, em contexto de sala de aula. Em suma, o presente trabalho ambiciona perspetivar a supervisão pedagógica como um processo fundamental de acompanhamento e reflexão, que resulta na melhoria e na eficácia do ensino, bem como, no revigoramento e na auto-organização pessoal e profissional docente.
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A aposta na formação inicial, mas sobretudo na formação contínua, poderá ser a solução para uma verdadeira mudança e inovação nas conceções e práticas docentes, revertendo práticas profissionais muito caracterizadas por contextos de ensino mais individualistas e isoladas, que parecem caracterizar ainda a cultura profissional docente. O presente estudo foca-se na relevância da supervisão pedagógica no atual contexto educativo, pois para além da importância preconizada pela legislação em vigor, constitui uma área de conhecimento que surge como interface comunicativa de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. O presente estudo visa perceber as perceções de supervisão pedagógica que possuem os professores e compreender a potencialidade do trabalho colaborativo e da supervisão pedagógica no seu desenvolvimento. Pretende-se também perceber de que forma os professores envolvidos num processo de supervisão pedagógica, percecionam mudanças a nível profissional e pessoal. Considerando os objetivos transformacionais, direcionados para o desenvolvimento profissional e pessoal, que se pretendem alcançar, o presente estudo enquadra-se num paradigma qualitativo, tendo-se recorrido à investigação-ação. Com base em processos de supervisão pedagógica, nomeadamente, na observação de aulas, pretendeu-se incentivar a reflexão e a partilha conjunta, em contexto de sala de aula. Em suma, o presente trabalho ambiciona perspetivar a supervisão pedagógica como um processo fundamental de acompanhamento e reflexão, que resulta na melhoria e na eficácia do ensino, bem como, no revigoramento e na auto-organização pessoal e profissional docente.In a society in constant change, it is irrefutable that education has also faced transformation, based on several reforms. Teachers have to adapt to all these changes, trying to enhance their practices so as to achieve a better quality in their teaching process. In this scope, collaborative work and pedagogical supervision have assumed a greater role as concepts that can combine in order to foster the professional development of teachers. Professional development is connected to all types of change, which gives the teacher the ability to face unforeseen situations and adapt to institutional and organizational requirements. The support given to preservice, but especially to in-service training programs, may be the key to a meaningful change and to the innovation in the mindset of teachers and their teaching practices. This may reverse isolated and individualistic teaching and learning backgrounds, which still marks the professional teaching culture. This study aims at knowing the teachers’ perceptions of pedagogical supervision and understanding in which way collaborative work and pedagogical supervision can maximize their professional development. It is also our goal to understand how teachers who are involved in pedagogical supervision understand change at professional and personal level. Having into account the transformational goals aimed at, towards personal and professional development, this study follows a qualitative framework which includes action-research. Using pedagogical supervision processes, such as class observation, we also expected to encourage practices likes sharing and joint reflection in the classroom. To sum up, this work aims at recognizing pedagogical supervision as a fundamental process of regulation and reflection, leading to the enhancement and effectiveness of the teaching process, as well as the personal and professional reinforcement and self-organization.2021-09-22T10:45:44Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2568TID:202767310porAlves, Maria Manuela Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:47Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:59.313935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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