Refletindo sobre a Prática Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Margarida Chaves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7899
Resumo: O presente relatório, desenvolvido no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas grandes dimensões. A primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda é referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o relato das minhas experiências educativas vivenciadas ao longo dos contextos de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As experiências mais significativas são mencionadas e acompanhadas do meu olhar reflexivo, assim como as aprendizagens construídas que demarcaram o percurso traçado. Esta dimensão termina com a minha perspetiva reflexiva sobre o valor conferido à criança e sobre a minha prática docente futura. A dimensão investigativa destaca o ensaio investigativo desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo, de caráter qualitativo, procurou questionar a influência dos trabalhos práticos na mudança das conceções alternativas dos alunos sobre as medidas de prevenção da transmissão da Covid-19. Os resultados obtidos revelaram evidências de alterações nas conceções dos alunos, porém, não só os trabalhos práticos tiveram a sua influência, como todo o ambiente suscitado em torno dos mesmos. As conclusões deste estudo levam assim a constatar o efeito que esta ferramenta de ensino detém no processo de ensino-aprendizagem.
id RCAP_08b59d9fc8feb344bc62c996125b1ea5
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática PedagógicaOs trabalhos práticos e a desconstrução de conceções alternativasEducação Pré-EscolarEnsino básico do 1º cicloEducação cientificaAprendizagemCovid 19Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, desenvolvido no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas grandes dimensões. A primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda é referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o relato das minhas experiências educativas vivenciadas ao longo dos contextos de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As experiências mais significativas são mencionadas e acompanhadas do meu olhar reflexivo, assim como as aprendizagens construídas que demarcaram o percurso traçado. Esta dimensão termina com a minha perspetiva reflexiva sobre o valor conferido à criança e sobre a minha prática docente futura. A dimensão investigativa destaca o ensaio investigativo desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo, de caráter qualitativo, procurou questionar a influência dos trabalhos práticos na mudança das conceções alternativas dos alunos sobre as medidas de prevenção da transmissão da Covid-19. Os resultados obtidos revelaram evidências de alterações nas conceções dos alunos, porém, não só os trabalhos práticos tiveram a sua influência, como todo o ambiente suscitado em torno dos mesmos. As conclusões deste estudo levam assim a constatar o efeito que esta ferramenta de ensino detém no processo de ensino-aprendizagem.Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineMarques, Margarida Chaves2022-11-29T15:02:46Z2022-05-262022-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7899TID:203108000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:10Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:43.761626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica
Os trabalhos práticos e a desconstrução de conceções alternativas
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica
Marques, Margarida Chaves
Educação Pré-Escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Educação cientifica
Aprendizagem
Covid 19
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica
author Marques, Margarida Chaves
author_facet Marques, Margarida Chaves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Margarida Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Educação cientifica
Aprendizagem
Covid 19
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Educação cientifica
Aprendizagem
Covid 19
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório, desenvolvido no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas grandes dimensões. A primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda é referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta o relato das minhas experiências educativas vivenciadas ao longo dos contextos de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As experiências mais significativas são mencionadas e acompanhadas do meu olhar reflexivo, assim como as aprendizagens construídas que demarcaram o percurso traçado. Esta dimensão termina com a minha perspetiva reflexiva sobre o valor conferido à criança e sobre a minha prática docente futura. A dimensão investigativa destaca o ensaio investigativo desenvolvido numa turma do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo, de caráter qualitativo, procurou questionar a influência dos trabalhos práticos na mudança das conceções alternativas dos alunos sobre as medidas de prevenção da transmissão da Covid-19. Os resultados obtidos revelaram evidências de alterações nas conceções dos alunos, porém, não só os trabalhos práticos tiveram a sua influência, como todo o ambiente suscitado em torno dos mesmos. As conclusões deste estudo levam assim a constatar o efeito que esta ferramenta de ensino detém no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29T15:02:46Z
2022-05-26
2022-05-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7899
TID:203108000
url http://hdl.handle.net/10400.8/7899
identifier_str_mv TID:203108000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136999668449280