O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39575 |
Resumo: | O presente relatório do Projeto de Investigação apresenta a realização de um estudo implementado em dois contextos educativos, nos quais se desenvolveram os estágios em Creche e Jardim de Infância com o título Educuidar em Educação de Infância: os sentidos das vivências de uma estagiária. Neste projeto, procurei compreender de que forma o educuidar estava presente nas práticas pedagógicas das educadoras; qual a valorização e significado atribuído ao cuidado em ambas as valências; e como poderei, futuramente, definir a minha prática com base na indissociabilidade entre cuidado e educação, promovendo o desenvolvimento e bem-estar da criança. Seguindo esta linha orientadora procurei dar resposta à questão de partida: De que forma pode o Educador promover o Educuidar em Educação de Infância? Neste sentido, a presente investigação foi desenvolvida com base na metodologia de investigação-ação, assente numa abordagem de cariz qualitativa, da qual fazem parte procedimentos de recolha e tratamento de informação que completam todo o processo de investigação, nomeadamente, a pesquisa documental, entrevistas e observação com recurso a registos através de fotografias e notas de campo. As experiências vivenciadas no decorrer dos momentos de estágio em ambos os contextos educativos, as minhas perspetivas e conceções enquanto futura educadora, assim como as das educadoras cooperantes, encontram-se descritas ao longo do presente relatório. As intervenções realizadas nos contextos referidos para além de auxiliarem a investigação, pretendem promover melhorias significativas que levaram, posteriormente, a uma análise e reflexão sobre o processo investigativo. O projeto de investigação permitiu aprofundar conhecimentos relativamente à prática do educuidar, considerando-o determinante no desenvolvimento da criança, nos mais diversos níveis. O educuidar assenta na indissociabilidade entre cuidar e educar, promovendo e valorizando a criação de vínculos afetivos entre o adulto e a criança, fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar das crianças. |
id |
RCAP_09e16bd5be653f8e3a2866712cf1120a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39575 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiáriaCriançaEducuidarRelações afetivasEducação de InfânciaPráticas pedagógicasChildrenEducareAffective relationshipsChildhood EducationPedagogical practicesO presente relatório do Projeto de Investigação apresenta a realização de um estudo implementado em dois contextos educativos, nos quais se desenvolveram os estágios em Creche e Jardim de Infância com o título Educuidar em Educação de Infância: os sentidos das vivências de uma estagiária. Neste projeto, procurei compreender de que forma o educuidar estava presente nas práticas pedagógicas das educadoras; qual a valorização e significado atribuído ao cuidado em ambas as valências; e como poderei, futuramente, definir a minha prática com base na indissociabilidade entre cuidado e educação, promovendo o desenvolvimento e bem-estar da criança. Seguindo esta linha orientadora procurei dar resposta à questão de partida: De que forma pode o Educador promover o Educuidar em Educação de Infância? Neste sentido, a presente investigação foi desenvolvida com base na metodologia de investigação-ação, assente numa abordagem de cariz qualitativa, da qual fazem parte procedimentos de recolha e tratamento de informação que completam todo o processo de investigação, nomeadamente, a pesquisa documental, entrevistas e observação com recurso a registos através de fotografias e notas de campo. As experiências vivenciadas no decorrer dos momentos de estágio em ambos os contextos educativos, as minhas perspetivas e conceções enquanto futura educadora, assim como as das educadoras cooperantes, encontram-se descritas ao longo do presente relatório. As intervenções realizadas nos contextos referidos para além de auxiliarem a investigação, pretendem promover melhorias significativas que levaram, posteriormente, a uma análise e reflexão sobre o processo investigativo. O projeto de investigação permitiu aprofundar conhecimentos relativamente à prática do educuidar, considerando-o determinante no desenvolvimento da criança, nos mais diversos níveis. O educuidar assenta na indissociabilidade entre cuidar e educar, promovendo e valorizando a criação de vínculos afetivos entre o adulto e a criança, fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar das crianças.The present report of the Research Project presents the realization of a study implemented in two educational contexts, in which the internships were developed in Nursery and Kindergarten with the title Educare in Childhood Education: the senses and experiences of a intern. In this project, I tried to understand how educating was present in the pedagogical practices of the educators; what is the value and meaning attributed to care in both valences; and how, in the future, I will be able to define my practice based on the inseparability of care and education, promoting the development and well-being of the child. Following this guideline, I tried to answer the starting question: How can the Educator promote Educating in Childhood Education? In this sense, the present investigation was developed based on the action- research methodology, based on a qualitative approach, which includes procedures for collecting and processing information that complete the entire investigation process, namely documentary research, interviews and observation using records through photographs and field notes. The experiences lived during the internship in the both educational contexts, my perspectives and conceptions as a future educator, as well as those of the cooperating educators, are described throughout this report. The interventions carried out in the above mentioned contexts, in addition to helping the investigation, aim to promote significant improvements that later led to an analysis and reflection on the process. The research project made it possible to expand the knowledge regarding the practice of educare, considering it decisive in the development of the child, at the most diverse levels. educare is based on the inseparability between caring and educating, promoting and valuing the creation of affective bonds between the adult and the child, fundamental for the development and well-being of children.Correira, IsabelRepositório ComumParreira, Ana Catarina Camacho2022-02-28T15:14:45Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39575TID:202952576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:08.497545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiária |
title |
O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiária |
spellingShingle |
O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiária Parreira, Ana Catarina Camacho Criança Educuidar Relações afetivas Educação de Infância Práticas pedagógicas Children Educare Affective relationships Childhood Education Pedagogical practices |
title_short |
O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiária |
title_full |
O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiária |
title_fullStr |
O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiária |
title_full_unstemmed |
O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiária |
title_sort |
O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiária |
author |
Parreira, Ana Catarina Camacho |
author_facet |
Parreira, Ana Catarina Camacho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correira, Isabel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parreira, Ana Catarina Camacho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Educuidar Relações afetivas Educação de Infância Práticas pedagógicas Children Educare Affective relationships Childhood Education Pedagogical practices |
topic |
Criança Educuidar Relações afetivas Educação de Infância Práticas pedagógicas Children Educare Affective relationships Childhood Education Pedagogical practices |
description |
O presente relatório do Projeto de Investigação apresenta a realização de um estudo implementado em dois contextos educativos, nos quais se desenvolveram os estágios em Creche e Jardim de Infância com o título Educuidar em Educação de Infância: os sentidos das vivências de uma estagiária. Neste projeto, procurei compreender de que forma o educuidar estava presente nas práticas pedagógicas das educadoras; qual a valorização e significado atribuído ao cuidado em ambas as valências; e como poderei, futuramente, definir a minha prática com base na indissociabilidade entre cuidado e educação, promovendo o desenvolvimento e bem-estar da criança. Seguindo esta linha orientadora procurei dar resposta à questão de partida: De que forma pode o Educador promover o Educuidar em Educação de Infância? Neste sentido, a presente investigação foi desenvolvida com base na metodologia de investigação-ação, assente numa abordagem de cariz qualitativa, da qual fazem parte procedimentos de recolha e tratamento de informação que completam todo o processo de investigação, nomeadamente, a pesquisa documental, entrevistas e observação com recurso a registos através de fotografias e notas de campo. As experiências vivenciadas no decorrer dos momentos de estágio em ambos os contextos educativos, as minhas perspetivas e conceções enquanto futura educadora, assim como as das educadoras cooperantes, encontram-se descritas ao longo do presente relatório. As intervenções realizadas nos contextos referidos para além de auxiliarem a investigação, pretendem promover melhorias significativas que levaram, posteriormente, a uma análise e reflexão sobre o processo investigativo. O projeto de investigação permitiu aprofundar conhecimentos relativamente à prática do educuidar, considerando-o determinante no desenvolvimento da criança, nos mais diversos níveis. O educuidar assenta na indissociabilidade entre cuidar e educar, promovendo e valorizando a criação de vínculos afetivos entre o adulto e a criança, fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar das crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-28T15:14:45Z 2022-02 2022-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39575 TID:202952576 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39575 |
identifier_str_mv |
TID:202952576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135392534888448 |