Liderar na e para a mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40468 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_0aa8cf4e1a92485228168edf23fa292d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/40468 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderar na e para a mudançaGestoresLiderançaAutonomiaFlexibilização curricularAprendizagem organizacionalTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Considerando o interesse crescente pela temática da liderança enquanto variável fundamental no processo de mudança e transformação da vida escolar, foi desenvolvido este estudo empírico com o objetivo de identificar e compreender os estilos e estratégias de liderança que poderão estar associados ao cargo do Diretor, nomeadamente para a promoção e a implementação da mudança e inovação na organização escolar. Tratou-se de um estudo de caso, que teve como foco privilegiado o Diretor de um Agrupamento de Escolas e envolveu ainda a Presidente do Conselho Geral e cinco professoras que ocupam cargos de gestão intermédia. As técnicas de recolha e análise de dados foram de natureza qualitativa, respetivamente, a análise documental e a inquirição por meio de entrevista semidiretiva. Os resultados mostram a prática de uma liderança multifacetada por parte do Diretor, que sintetizamos em: o Diretor de “porta aberta” que ouve as pessoas e que se preocupa com elas; a comunicação democrática e horizontal; a liderança distributiva; a cultura de respeito e de valorização; a cultura de abertura à comunidade, ao Mundo, à mudança e à inovação.Considering the growing interest in the theme of leadership as a fundamental variable in the process of change and transformation of school life, this empirical study was developed in order to identify and understand the leadership styles and strategies that may be associated with the position of the Principal, namely to the promotion and implementation of change and innovation in school organization. This was a case study focused on the Principal of a School Grouping and also involved the President of the General Council and five teachers who hold middle management positions. The techniques of data collection and analysis were qualitative, respectively, documentary analysis and inquiry through semi-directional interview. The results show the Principal multi-faceted leadership practice, which we summarize in: the “open door” Principal who listens the others and cares about people; democratic and horizontal communication; distributive leadership; a culture of respect and appreciation; a culture of openness to community, to the world, change and innovation.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaVidal, Maria Dulce Correia, 1974-2019-12-10T16:13:27Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:09.555905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderar na e para a mudança |
title |
Liderar na e para a mudança |
spellingShingle |
Liderar na e para a mudança Vidal, Maria Dulce Correia, 1974- Gestores Liderança Autonomia Flexibilização curricular Aprendizagem organizacional Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Liderar na e para a mudança |
title_full |
Liderar na e para a mudança |
title_fullStr |
Liderar na e para a mudança |
title_full_unstemmed |
Liderar na e para a mudança |
title_sort |
Liderar na e para a mudança |
author |
Vidal, Maria Dulce Correia, 1974- |
author_facet |
Vidal, Maria Dulce Correia, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marta Mateus de, 1972- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Maria Dulce Correia, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestores Liderança Autonomia Flexibilização curricular Aprendizagem organizacional Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Gestores Liderança Autonomia Flexibilização curricular Aprendizagem organizacional Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10T16:13:27Z 2019 2019-10-07 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/40468 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/40468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134480644964352 |