AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Festas, I.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sara, Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40366
Resumo: Atendendo à importância das estratégias na composição escrita, no presente trabalho procurou-se estudar de que modo elas são contempladas no currículo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português. Através da análise deste documento curricular, verificou-se que essas estratégias ocupam um lugar significativo nos primeiros três ciclos de escolaridade. No entanto, nem sempre o modo como as mesmas estão representadas e sequenciadas obedece a princípios consagrados pela investigação na área. Algumas merecem pouca ou nenhuma atenção, outras nunca são individualizadas, e parece não existir um princípio que presida à sua distribuição pelos diferentes anos. São apontados estudos futuros que devem aprofundar se estas limitações são colmatadas com outros aspetos do currículo e da prática pedagógica.
id RCAP_0b2f63696a56c4e667b937b962c2962a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICOEscrita de textos; Estratégias; Aprendizagens Essenciais; Pedagogia da EscritaAtendendo à importância das estratégias na composição escrita, no presente trabalho procurou-se estudar de que modo elas são contempladas no currículo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português. Através da análise deste documento curricular, verificou-se que essas estratégias ocupam um lugar significativo nos primeiros três ciclos de escolaridade. No entanto, nem sempre o modo como as mesmas estão representadas e sequenciadas obedece a princípios consagrados pela investigação na área. Algumas merecem pouca ou nenhuma atenção, outras nunca são individualizadas, e parece não existir um princípio que presida à sua distribuição pelos diferentes anos. São apontados estudos futuros que devem aprofundar se estas limitações são colmatadas com outros aspetos do currículo e da prática pedagógica.ISPGAYARepositório ComumFestas, I.Sara, Ferreira2022-05-03T11:20:53Z2022-05-012022-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40366porFestas, I., & Ferreira, S. (2022)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:40.169204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO
title AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO
spellingShingle AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO
Festas, I.
Escrita de textos; Estratégias; Aprendizagens Essenciais; Pedagogia da Escrita
title_short AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO
title_full AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO
title_fullStr AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO
title_full_unstemmed AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO
title_sort AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICO
author Festas, I.
author_facet Festas, I.
Sara, Ferreira
author_role author
author2 Sara, Ferreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Festas, I.
Sara, Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita de textos; Estratégias; Aprendizagens Essenciais; Pedagogia da Escrita
topic Escrita de textos; Estratégias; Aprendizagens Essenciais; Pedagogia da Escrita
description Atendendo à importância das estratégias na composição escrita, no presente trabalho procurou-se estudar de que modo elas são contempladas no currículo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português. Através da análise deste documento curricular, verificou-se que essas estratégias ocupam um lugar significativo nos primeiros três ciclos de escolaridade. No entanto, nem sempre o modo como as mesmas estão representadas e sequenciadas obedece a princípios consagrados pela investigação na área. Algumas merecem pouca ou nenhuma atenção, outras nunca são individualizadas, e parece não existir um princípio que presida à sua distribuição pelos diferentes anos. São apontados estudos futuros que devem aprofundar se estas limitações são colmatadas com outros aspetos do currículo e da prática pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-03T11:20:53Z
2022-05-01
2022-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40366
url http://hdl.handle.net/10400.26/40366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Festas, I., & Ferreira, S. (2022)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
publisher.none.fl_str_mv ISPGAYA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137239381311488