Estratégias para um estudo individual eficaz:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguéis, Daniel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24002
Resumo: Este trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música pelo Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, afeto ao Instituto Piaget. Dividido em duas partes, na primeira é abordado e apresentado a prática de ensino supervisionada realizada, realizando-se um relatório do estágio realizado durante o período probatório na Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação realizado. Este teve como tema “Estratégias para um estudo individual eficaz: os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática individual do violino”. As exigências de um ensino artístico que se quer especializado e de excelência numa sociedade onde o conhecimento se encontra à distância de um click e onde as exigências e pressão sobre os resultados escolares são cada vez maiores, faz sentido procurar ensinar os alunos a desenvolverem estratégias que lhes permitam rentabilizar o seu estudo, por forma a gastarem menos tempo no seu estudo mas extraindo melhores resultados. E porque vivemos numa era digital, o uso de ferramentas que estão cada vez mais presentes na vida dos alunos poderão ser um meio, se não essencial, pelo menos útil para desenvolver neles as capacidades reflexivas e autorreguladoras tão necessárias para atingir os resultados exigidos.
id RCAP_0de9f2a33a82fedd3924b3a47f3a2413
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para um estudo individual eficaz:os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática individual do violinoMeios audiovisuaisViolinoAutorregulaçãoEnsino especializadoPrática deliberadaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música pelo Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, afeto ao Instituto Piaget. Dividido em duas partes, na primeira é abordado e apresentado a prática de ensino supervisionada realizada, realizando-se um relatório do estágio realizado durante o período probatório na Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação realizado. Este teve como tema “Estratégias para um estudo individual eficaz: os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática individual do violino”. As exigências de um ensino artístico que se quer especializado e de excelência numa sociedade onde o conhecimento se encontra à distância de um click e onde as exigências e pressão sobre os resultados escolares são cada vez maiores, faz sentido procurar ensinar os alunos a desenvolverem estratégias que lhes permitam rentabilizar o seu estudo, por forma a gastarem menos tempo no seu estudo mas extraindo melhores resultados. E porque vivemos numa era digital, o uso de ferramentas que estão cada vez mais presentes na vida dos alunos poderão ser um meio, se não essencial, pelo menos útil para desenvolver neles as capacidades reflexivas e autorreguladoras tão necessárias para atingir os resultados exigidos.Carvalho, HelenaRepositório ComumMiguéis, Daniel2018-08-31T10:10:10Z2018-01-182018-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24002TID:201971070pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:14.077626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para um estudo individual eficaz:
os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática individual do violino
title Estratégias para um estudo individual eficaz:
spellingShingle Estratégias para um estudo individual eficaz:
Miguéis, Daniel
Meios audiovisuais
Violino
Autorregulação
Ensino especializado
Prática deliberada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estratégias para um estudo individual eficaz:
title_full Estratégias para um estudo individual eficaz:
title_fullStr Estratégias para um estudo individual eficaz:
title_full_unstemmed Estratégias para um estudo individual eficaz:
title_sort Estratégias para um estudo individual eficaz:
author Miguéis, Daniel
author_facet Miguéis, Daniel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Helena
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguéis, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Meios audiovisuais
Violino
Autorregulação
Ensino especializado
Prática deliberada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Meios audiovisuais
Violino
Autorregulação
Ensino especializado
Prática deliberada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música pelo Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, afeto ao Instituto Piaget. Dividido em duas partes, na primeira é abordado e apresentado a prática de ensino supervisionada realizada, realizando-se um relatório do estágio realizado durante o período probatório na Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação realizado. Este teve como tema “Estratégias para um estudo individual eficaz: os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática individual do violino”. As exigências de um ensino artístico que se quer especializado e de excelência numa sociedade onde o conhecimento se encontra à distância de um click e onde as exigências e pressão sobre os resultados escolares são cada vez maiores, faz sentido procurar ensinar os alunos a desenvolverem estratégias que lhes permitam rentabilizar o seu estudo, por forma a gastarem menos tempo no seu estudo mas extraindo melhores resultados. E porque vivemos numa era digital, o uso de ferramentas que estão cada vez mais presentes na vida dos alunos poderão ser um meio, se não essencial, pelo menos útil para desenvolver neles as capacidades reflexivas e autorreguladoras tão necessárias para atingir os resultados exigidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31T10:10:10Z
2018-01-18
2018-01-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24002
TID:201971070
url http://hdl.handle.net/10400.26/24002
identifier_str_mv TID:201971070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916524376064