Perturbações do Espectro Autista: Estudo de Caso com Aplicação da CIF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2510 |
Resumo: | Este trabalho é realizado no âmbito da dissertação de mestrado em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor. Tem como objetivos aprofundar conhecimentos sobre a problemática que envolve a Perturbação do Espectro de Autismo; proceder a uma pesquisa bibliográfica sobre as teorias do diagnóstico do Autismo; identificar quais as práticas pedagógicas mais eficazes na Educação da criança autista; fazer um estudo de caso de uma criança autista; aplicar a Classificação Internacional de Funcionalidade ao seu diagnóstico e elaborar o Programa Educativo Individual. A pertinência deste estudo prende-se com o facto de verificar até que ponto as crianças portadoras de Perturbação do Espectro Autista conseguem adquirir competências sociais, comportamentais e académicas. Compreender o que é o autismo, sua etiologia, características e diagnósticos. De uma panóplia de estudos sobre o Autismo, concluímos que se trata de um quadro pertencente à Perturbação de Espectro Autista, caracterizado pelo comprometimento de três áreas: interação social, atraso de linguagem e interesses restritos e estereotipados. Mas como cada criança é um caso diferente, decidimos fazer um estudo empírico, em contexto escolar, de uma criança com diagnóstico de Perturbações do Espectro Autista. Posteriormente aplicámos a CIF-CJ- Classificação Internacional de Funcionalidade- Crianças e Jovens a fim de se traçar um Programa Educativo Individual – PEI- para que mais facilmente tenha sucesso educativo. |
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Perturbações do Espectro Autista: Estudo de Caso com Aplicação da CIFPerturbação do Espetro de AutismoAutismoNecessidades Educativas EspeciaisClassificação Internacional de FuncionalidadeInclusãoEscola e Programa Educativo IndividualEste trabalho é realizado no âmbito da dissertação de mestrado em Educação Especial: Domínios Cognitivo e Motor. Tem como objetivos aprofundar conhecimentos sobre a problemática que envolve a Perturbação do Espectro de Autismo; proceder a uma pesquisa bibliográfica sobre as teorias do diagnóstico do Autismo; identificar quais as práticas pedagógicas mais eficazes na Educação da criança autista; fazer um estudo de caso de uma criança autista; aplicar a Classificação Internacional de Funcionalidade ao seu diagnóstico e elaborar o Programa Educativo Individual. A pertinência deste estudo prende-se com o facto de verificar até que ponto as crianças portadoras de Perturbação do Espectro Autista conseguem adquirir competências sociais, comportamentais e académicas. Compreender o que é o autismo, sua etiologia, características e diagnósticos. De uma panóplia de estudos sobre o Autismo, concluímos que se trata de um quadro pertencente à Perturbação de Espectro Autista, caracterizado pelo comprometimento de três áreas: interação social, atraso de linguagem e interesses restritos e estereotipados. Mas como cada criança é um caso diferente, decidimos fazer um estudo empírico, em contexto escolar, de uma criança com diagnóstico de Perturbações do Espectro Autista. Posteriormente aplicámos a CIF-CJ- Classificação Internacional de Funcionalidade- Crianças e Jovens a fim de se traçar um Programa Educativo Individual – PEI- para que mais facilmente tenha sucesso educativo.This essay has been done in the context of a master thesis on Special Education: Cognitive and Motor Domains. It aims to deepen the understanding of the issues surrounding the Autism Spectrum Disorder; to conduct a bibliographical research on the theories of the autism diagnosis; to identify the most effective teaching practices in the education of autistic children; to make a case study of an autistic child; to apply the International Classification of Functioning to its diagnosis and to develop an Individualized Educational Plan. The relevance of this study lies in the fact that it permits to check to what extent children with Autistic Spectrum Disorder can acquire social skills, namely behavioral and academic. It also permits to understand what autism is, its etiology, characteristics and diagnoses. Of a panoply of studies on autism, we can conclude that it is a framework which has to do with Autism Spectrum Disorder, characterized by the impairment of three areas: social interaction, language delay and restricted and stereotyped interests. But as each child is a different case, we decided to do an empirical study of a child diagnosed with Autistic Spectrum Disorders, in a school context. Later on we applied the ICF-CY-International Classification of Functioning, Children and Youth in order to apply the most effective IEP-Individualized Educational Plan and so have a better educational achievement.2013-07-02T15:58:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2510porGil, Maria Antónia Costa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:31.188251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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