Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola Moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Sara Duarte Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17829
Resumo: O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), tendo por finalidade a obtenção do grau mestre em educação préescolar. Relata um trabalho desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância, ambos com grupos heterogéneos, inseridos no meio urbano. Neste relatório procuro compreender de forma mais aprofundada o Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna e qual o papel do educador ao assumir este modelo. Ao longo do ano avaliei a minha ação educativa, através da recolha e análise de dados, com vista à sua melhoria, utilizando a metodologia de investigação-ação recorrendo a mediadores de aprendizagem profissional, nomeadamente o caderno de formação (planificações e notas de campo) e os perfis de utilização do modelo para a creche e para o jardim de infância. São aqui apresentados os construtos para aprender a ser educadora em creche e em jardim de infância. Os resultados refletem um caminho de aprendizagem e auto-regulação; Supervised teaching in pre-school education: the role of childhood educator in modern school movement Abstract: This internship report was developed within the subject of Supervised Teaching, with the purpose to obtain a master degree in early childhood education. It reports a work in day basics in nurseries and kindergartens, both with heterogeneous groups, inserted in the urban environment. This report tried to understand more about the Curriculum Model of the Modern School Movement, and which is the role of the educator to take this style. I tried to assess my practice, by collecting and analyzing data with a view to its improvement through research-action methodology, using professional learning facilitators, including the training book (lesson plans and field notes) and profiles to use the model for nurseries and kindergartens. The constructs to learn to be a teacher in nurseries and kindergartens are presented here. The results reflect a way of learning and self-regulation.
id RCAP_13327828034727eb5f811b84c81f3d6d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola ModernaEducação de infânciaMovimento Escola ModernaInvestigação-açãoPapel do educadorGestão cooperada do currículoChildhood educationMovimento Escola ModernaResearch-actionThe role of childhood educatorCooperative management of the curriculumO presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), tendo por finalidade a obtenção do grau mestre em educação préescolar. Relata um trabalho desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância, ambos com grupos heterogéneos, inseridos no meio urbano. Neste relatório procuro compreender de forma mais aprofundada o Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna e qual o papel do educador ao assumir este modelo. Ao longo do ano avaliei a minha ação educativa, através da recolha e análise de dados, com vista à sua melhoria, utilizando a metodologia de investigação-ação recorrendo a mediadores de aprendizagem profissional, nomeadamente o caderno de formação (planificações e notas de campo) e os perfis de utilização do modelo para a creche e para o jardim de infância. São aqui apresentados os construtos para aprender a ser educadora em creche e em jardim de infância. Os resultados refletem um caminho de aprendizagem e auto-regulação; Supervised teaching in pre-school education: the role of childhood educator in modern school movement Abstract: This internship report was developed within the subject of Supervised Teaching, with the purpose to obtain a master degree in early childhood education. It reports a work in day basics in nurseries and kindergartens, both with heterogeneous groups, inserted in the urban environment. This report tried to understand more about the Curriculum Model of the Modern School Movement, and which is the role of the educator to take this style. I tried to assess my practice, by collecting and analyzing data with a view to its improvement through research-action methodology, using professional learning facilitators, including the training book (lesson plans and field notes) and profiles to use the model for nurseries and kindergartens. The constructs to learn to be a teacher in nurseries and kindergartens are presented here. The results reflect a way of learning and self-regulation.Universidade de Évora2016-03-08T19:29:01Z2016-03-082015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17829http://hdl.handle.net/10174/17829TID:201060825porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosara_caetano_@hotmail.com672Caetano, Sara Duarte Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:51.923265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola Moderna
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola Moderna
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola Moderna
Caetano, Sara Duarte Almeida
Educação de infância
Movimento Escola Moderna
Investigação-ação
Papel do educador
Gestão cooperada do currículo
Childhood education
Movimento Escola Moderna
Research-action
The role of childhood educator
Cooperative management of the curriculum
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola Moderna
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola Moderna
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola Moderna
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola Moderna
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o papel do educador de infância no Movimento Escola Moderna
author Caetano, Sara Duarte Almeida
author_facet Caetano, Sara Duarte Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Sara Duarte Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Movimento Escola Moderna
Investigação-ação
Papel do educador
Gestão cooperada do currículo
Childhood education
Movimento Escola Moderna
Research-action
The role of childhood educator
Cooperative management of the curriculum
topic Educação de infância
Movimento Escola Moderna
Investigação-ação
Papel do educador
Gestão cooperada do currículo
Childhood education
Movimento Escola Moderna
Research-action
The role of childhood educator
Cooperative management of the curriculum
description O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), tendo por finalidade a obtenção do grau mestre em educação préescolar. Relata um trabalho desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância, ambos com grupos heterogéneos, inseridos no meio urbano. Neste relatório procuro compreender de forma mais aprofundada o Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna e qual o papel do educador ao assumir este modelo. Ao longo do ano avaliei a minha ação educativa, através da recolha e análise de dados, com vista à sua melhoria, utilizando a metodologia de investigação-ação recorrendo a mediadores de aprendizagem profissional, nomeadamente o caderno de formação (planificações e notas de campo) e os perfis de utilização do modelo para a creche e para o jardim de infância. São aqui apresentados os construtos para aprender a ser educadora em creche e em jardim de infância. Os resultados refletem um caminho de aprendizagem e auto-regulação; Supervised teaching in pre-school education: the role of childhood educator in modern school movement Abstract: This internship report was developed within the subject of Supervised Teaching, with the purpose to obtain a master degree in early childhood education. It reports a work in day basics in nurseries and kindergartens, both with heterogeneous groups, inserted in the urban environment. This report tried to understand more about the Curriculum Model of the Modern School Movement, and which is the role of the educator to take this style. I tried to assess my practice, by collecting and analyzing data with a view to its improvement through research-action methodology, using professional learning facilitators, including the training book (lesson plans and field notes) and profiles to use the model for nurseries and kindergartens. The constructs to learn to be a teacher in nurseries and kindergartens are presented here. The results reflect a way of learning and self-regulation.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-08T19:29:01Z
2016-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17829
http://hdl.handle.net/10174/17829
TID:201060825
url http://hdl.handle.net/10174/17829
identifier_str_mv TID:201060825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
sara_caetano_@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136581157650432