Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19226 |
Resumo: | O presente relatório de estágio é parte integrante do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança - e representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do referido curso. Nesse sentido, tem como objetivo central relatar o estágio desenvolvido na disciplina de Educação Musical, no 5.º e 6.º anos de escolaridade (2.º Ciclo do Ensino Básico – EB), focando experiências de ensino-aprendizagem aí desenvolvidas. De forma interrelacionada, procurando fundamentar as práticas na teoria - literatura de referência -, são abordadas Pedagogias Musicais Ativas (PMA) que tiveram influência no desenvolvimento da PES. Destaque para a “Rítmica” de Émile-Jacques Dalcroze, a “Língua Musical Ativa”de Zöltan Kodály, a “Pedagogia Musical Ativa” de Jós Wuytack e, de forma mais particular, a “Orff-Schulwerk”, de Carl Orff, dado esta ter sido a PMA predominante nas práticas desenvolvidas no âmbito da referida PES. Cruzando teoria(s) e prática(s), tendo presente princípios de investigação-ação, o relatório inclui, ainda, reflexões pessoais referentes às experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidos no referido contexto. Em suma, destacam-se importantes resultados obtidos no que concerne à motivação e envolvimento dos alunos para a (prática da) disciplina de Educação Musical (EM), refletindo, de forma amplamente positiva, as opções pedagógico-musicais desenvolvidas, as quais, por seu lado, indicam um possível caminho a seguir na (minha) prática docente futura. |
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Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoPrática de Ensino SupervisionadaEducação musicalEnsino BásicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório de estágio é parte integrante do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança - e representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do referido curso. Nesse sentido, tem como objetivo central relatar o estágio desenvolvido na disciplina de Educação Musical, no 5.º e 6.º anos de escolaridade (2.º Ciclo do Ensino Básico – EB), focando experiências de ensino-aprendizagem aí desenvolvidas. De forma interrelacionada, procurando fundamentar as práticas na teoria - literatura de referência -, são abordadas Pedagogias Musicais Ativas (PMA) que tiveram influência no desenvolvimento da PES. Destaque para a “Rítmica” de Émile-Jacques Dalcroze, a “Língua Musical Ativa”de Zöltan Kodály, a “Pedagogia Musical Ativa” de Jós Wuytack e, de forma mais particular, a “Orff-Schulwerk”, de Carl Orff, dado esta ter sido a PMA predominante nas práticas desenvolvidas no âmbito da referida PES. Cruzando teoria(s) e prática(s), tendo presente princípios de investigação-ação, o relatório inclui, ainda, reflexões pessoais referentes às experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidos no referido contexto. Em suma, destacam-se importantes resultados obtidos no que concerne à motivação e envolvimento dos alunos para a (prática da) disciplina de Educação Musical (EM), refletindo, de forma amplamente positiva, as opções pedagógico-musicais desenvolvidas, as quais, por seu lado, indicam um possível caminho a seguir na (minha) prática docente futura.This intership report is part of the Master’s Degree in Music Education Teaching (Basic Education), develloped at Superior School of Education- Polytechic Institute of Bragança – and represents the final step of Supervised Teaching Pratice (STP). In this sense, the main objective is to report the developed intership in Music Education, in the 5th and 6th grades (2nd Cicle of Basic Education – BE), focusing the develloped teaching-learning experiences. In na interrelated way, seeking basement of the practices in the theory- reference literature -, this report presents Musical Active Pedagogies (MAP) that have had influence in the development of the PES. Emphasison the "Rhythmic" of Emile-Jacques Dalcroze, Zöltan Kodály's "Active Musical Language", the "Active Musical Pedagogy" by Jós Wuytack and, particularly, on Carl Orff's "Orff-Schulwerk", once this was the predominant PMA in the practices developed with in the scope of the STP. Crossing theory(ies) and practice(s), taking into account principles of action research, this reportal so includes personal reflections on the teaching-learning experiences developed in the refered context. In addiction, important results regarding the motivation and involvement of the students in (practice of) Music Education are presented, reflecting, in a broadly positive way, the pedagogical-musical options taken in STP, which indicate a possible way to (my) future teaching practice.Cunha, João Cristiano RodriguesBiblioteca Digital do IPBCâmara, Flávia Alexandra da Rosa2019-04-10T09:11:29Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19226TID:202190200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:33.740820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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