O estado atual e perspetivas futuras de investigação da imagem de destinos turísticos: o caso de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38866 |
Resumo: | A imagem de destinos turísticos é um conceito amplamente estudado, complexo e multidimensional. A literatura indica que a imagem é determinante no comportamento dos visitantes perante o destino. Neste sentido, a gestão de marketing torna-se fundamental para o sucesso dos destinos turísticos. Os investigadores e especialistas de marketing em turismo devem prestar especial atenção ao tema da imagem que se mostra de relevância para as estratégias de promoção de destinos. Este é um dos enfoques principais do presente estudo, assim como analisar o caminho da investigação sobre a imagem de Portugal como destino turístico. A presente investigação permite concluir que, em Portugal, a investigação sobre a imagem mostra-se pouco orientada em vários aspetos. Esta deve ser reorientada de maneira a conseguir-se concluir sobre as discrepâncias e semelhanças entre a imagem percebida pelos visitantes e a imagem projetada pelos responsáveis dos destinos. Algumas implicações são apontadas, assim como orientações para a investigação futura sobre a imagem em Portugal. |
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O estado atual e perspetivas futuras de investigação da imagem de destinos turísticos: o caso de PortugalMarketingImagem de destinos turísticosImagem percebidaImagem projetadaPortugalA imagem de destinos turísticos é um conceito amplamente estudado, complexo e multidimensional. A literatura indica que a imagem é determinante no comportamento dos visitantes perante o destino. Neste sentido, a gestão de marketing torna-se fundamental para o sucesso dos destinos turísticos. Os investigadores e especialistas de marketing em turismo devem prestar especial atenção ao tema da imagem que se mostra de relevância para as estratégias de promoção de destinos. Este é um dos enfoques principais do presente estudo, assim como analisar o caminho da investigação sobre a imagem de Portugal como destino turístico. A presente investigação permite concluir que, em Portugal, a investigação sobre a imagem mostra-se pouco orientada em vários aspetos. Esta deve ser reorientada de maneira a conseguir-se concluir sobre as discrepâncias e semelhanças entre a imagem percebida pelos visitantes e a imagem projetada pelos responsáveis dos destinos. Algumas implicações são apontadas, assim como orientações para a investigação futura sobre a imagem em Portugal.Tourism destination image is a complex and multidimensional concept that has been broadly studied. Literature on this theme indicates that image is determinant in consumer behavior regarding the destination. Marketing management becomes fundamental to the success of tourism destinations. Researchers and specialists in tourism marketing must pay a special attention to the image of the destination, which is relevant to the promotion strategies. This is one of the main topics of this article, besides the analysis of the way image research in Portugal as a touristic destination has been driven. It is possible to conclude that research on image in Portugal is inconsistent regarding several aspects. This research must be oriented to comparative studies between the image perceived by potential visitors and the image projected by marketing agents of the destination, allowing the identification of differences and similarities between them. Some implications are pointed out, as well as orientations for future research on tourism image in Portugal.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-20T11:36:08Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38866por1645-926110.34624/rtd.v2i21/22.11913Mano, AnaCosta, Rui Augusto daMoutinho, Vítor Manuel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:52Zoai:ria.ua.pt:10773/38866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:09.672115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A imagem de destinos turísticos é um conceito amplamente estudado, complexo e multidimensional. A literatura indica que a imagem é determinante no comportamento dos visitantes perante o destino. Neste sentido, a gestão de marketing torna-se fundamental para o sucesso dos destinos turísticos. Os investigadores e especialistas de marketing em turismo devem prestar especial atenção ao tema da imagem que se mostra de relevância para as estratégias de promoção de destinos. Este é um dos enfoques principais do presente estudo, assim como analisar o caminho da investigação sobre a imagem de Portugal como destino turístico. A presente investigação permite concluir que, em Portugal, a investigação sobre a imagem mostra-se pouco orientada em vários aspetos. Esta deve ser reorientada de maneira a conseguir-se concluir sobre as discrepâncias e semelhanças entre a imagem percebida pelos visitantes e a imagem projetada pelos responsáveis dos destinos. Algumas implicações são apontadas, assim como orientações para a investigação futura sobre a imagem em Portugal. |
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