Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Cecília
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ponte, João Pedro da, Jonis, Mírian, Faria, Cláudia, Chagas, Isabel, Kullberg, Carla, Baptista, Mónica, Onofre, Marcos, Martins, Maria João
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32762
Resumo: Este livro surgiu como produto do trabalho de investigação realizado por uma equipa na Universidade de Lisboa, que sentiu necessidade de promover a discussão reflexiva sobre práticas de formação nos Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física da Universidade de Lisboa. Os dados recolhidos e a sua análise deram origem a uma grande quantidade de informação, muito rica, diversa, com particularidades mais acentuadas, por vezes, numa determinada área científica. A discussão subsequente permitiu perceber a existência de certas características importantes no funcionamento dos cursos de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física, identificando-se aspetos relevantes que emergem do que é comum e do que se configura como exemplo nesses cursos de Mestrado em Ensino. Dá-se atenção, em primeiro lugar, a uma caracterização global, introdutória, dos próprios cursos de Mestrado em ensino e a aspetos teóricos relacionados com a formação inicial. Considerou-se, em seguida, definir como particularidades a serem exploradas os modos como cada área percebe algumas situações, mesmo que de um modo geral estejam presentes em todas elas.
id RCAP_1b31b63b6962d42c09a14e9f71155c93
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e DinâmicasFormação inicial de professoresMestrado em ensinoRelação teoria-práticaIniciação à prática profissionalRelação universidade-escolaRelatório da prática de ensino supervisionadaEste livro surgiu como produto do trabalho de investigação realizado por uma equipa na Universidade de Lisboa, que sentiu necessidade de promover a discussão reflexiva sobre práticas de formação nos Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física da Universidade de Lisboa. Os dados recolhidos e a sua análise deram origem a uma grande quantidade de informação, muito rica, diversa, com particularidades mais acentuadas, por vezes, numa determinada área científica. A discussão subsequente permitiu perceber a existência de certas características importantes no funcionamento dos cursos de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física, identificando-se aspetos relevantes que emergem do que é comum e do que se configura como exemplo nesses cursos de Mestrado em Ensino. Dá-se atenção, em primeiro lugar, a uma caracterização global, introdutória, dos próprios cursos de Mestrado em ensino e a aspetos teóricos relacionados com a formação inicial. Considerou-se, em seguida, definir como particularidades a serem exploradas os modos como cada área percebe algumas situações, mesmo que de um modo geral estejam presentes em todas elas.Instituto de Educação, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaGalvão, CecíliaPonte, João Pedro daJonis, MírianFaria, CláudiaChagas, IsabelKullberg, CarlaBaptista, MónicaOnofre, MarcosMartins, Maria João2018-04-12T15:26:55Z2018-022018-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/32762porGalvão, C., Ponte, J. P., Jonis, M., Faria, C., Chagas, I., Kullberg, C., . . . Henriques, A. (2018). Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8753-42-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:55.756479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas
title Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas
spellingShingle Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas
Galvão, Cecília
Formação inicial de professores
Mestrado em ensino
Relação teoria-prática
Iniciação à prática profissional
Relação universidade-escola
Relatório da prática de ensino supervisionada
title_short Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas
title_full Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas
title_fullStr Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas
title_full_unstemmed Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas
title_sort Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas
author Galvão, Cecília
author_facet Galvão, Cecília
Ponte, João Pedro da
Jonis, Mírian
Faria, Cláudia
Chagas, Isabel
Kullberg, Carla
Baptista, Mónica
Onofre, Marcos
Martins, Maria João
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
Jonis, Mírian
Faria, Cláudia
Chagas, Isabel
Kullberg, Carla
Baptista, Mónica
Onofre, Marcos
Martins, Maria João
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Cecília
Ponte, João Pedro da
Jonis, Mírian
Faria, Cláudia
Chagas, Isabel
Kullberg, Carla
Baptista, Mónica
Onofre, Marcos
Martins, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Mestrado em ensino
Relação teoria-prática
Iniciação à prática profissional
Relação universidade-escola
Relatório da prática de ensino supervisionada
topic Formação inicial de professores
Mestrado em ensino
Relação teoria-prática
Iniciação à prática profissional
Relação universidade-escola
Relatório da prática de ensino supervisionada
description Este livro surgiu como produto do trabalho de investigação realizado por uma equipa na Universidade de Lisboa, que sentiu necessidade de promover a discussão reflexiva sobre práticas de formação nos Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física da Universidade de Lisboa. Os dados recolhidos e a sua análise deram origem a uma grande quantidade de informação, muito rica, diversa, com particularidades mais acentuadas, por vezes, numa determinada área científica. A discussão subsequente permitiu perceber a existência de certas características importantes no funcionamento dos cursos de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física, identificando-se aspetos relevantes que emergem do que é comum e do que se configura como exemplo nesses cursos de Mestrado em Ensino. Dá-se atenção, em primeiro lugar, a uma caracterização global, introdutória, dos próprios cursos de Mestrado em ensino e a aspetos teóricos relacionados com a formação inicial. Considerou-se, em seguida, definir como particularidades a serem exploradas os modos como cada área percebe algumas situações, mesmo que de um modo geral estejam presentes em todas elas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-12T15:26:55Z
2018-02
2018-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32762
url http://hdl.handle.net/10451/32762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Galvão, C., Ponte, J. P., Jonis, M., Faria, C., Chagas, I., Kullberg, C., . . . Henriques, A. (2018). Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
978-989-8753-42-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134406895468544