Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32762 |
Resumo: | Este livro surgiu como produto do trabalho de investigação realizado por uma equipa na Universidade de Lisboa, que sentiu necessidade de promover a discussão reflexiva sobre práticas de formação nos Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física da Universidade de Lisboa. Os dados recolhidos e a sua análise deram origem a uma grande quantidade de informação, muito rica, diversa, com particularidades mais acentuadas, por vezes, numa determinada área científica. A discussão subsequente permitiu perceber a existência de certas características importantes no funcionamento dos cursos de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física, identificando-se aspetos relevantes que emergem do que é comum e do que se configura como exemplo nesses cursos de Mestrado em Ensino. Dá-se atenção, em primeiro lugar, a uma caracterização global, introdutória, dos próprios cursos de Mestrado em ensino e a aspetos teóricos relacionados com a formação inicial. Considerou-se, em seguida, definir como particularidades a serem exploradas os modos como cada área percebe algumas situações, mesmo que de um modo geral estejam presentes em todas elas. |
id |
RCAP_1b31b63b6962d42c09a14e9f71155c93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/32762 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e DinâmicasFormação inicial de professoresMestrado em ensinoRelação teoria-práticaIniciação à prática profissionalRelação universidade-escolaRelatório da prática de ensino supervisionadaEste livro surgiu como produto do trabalho de investigação realizado por uma equipa na Universidade de Lisboa, que sentiu necessidade de promover a discussão reflexiva sobre práticas de formação nos Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física da Universidade de Lisboa. Os dados recolhidos e a sua análise deram origem a uma grande quantidade de informação, muito rica, diversa, com particularidades mais acentuadas, por vezes, numa determinada área científica. A discussão subsequente permitiu perceber a existência de certas características importantes no funcionamento dos cursos de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física, identificando-se aspetos relevantes que emergem do que é comum e do que se configura como exemplo nesses cursos de Mestrado em Ensino. Dá-se atenção, em primeiro lugar, a uma caracterização global, introdutória, dos próprios cursos de Mestrado em ensino e a aspetos teóricos relacionados com a formação inicial. Considerou-se, em seguida, definir como particularidades a serem exploradas os modos como cada área percebe algumas situações, mesmo que de um modo geral estejam presentes em todas elas.Instituto de Educação, Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaGalvão, CecíliaPonte, João Pedro daJonis, MírianFaria, CláudiaChagas, IsabelKullberg, CarlaBaptista, MónicaOnofre, MarcosMartins, Maria João2018-04-12T15:26:55Z2018-022018-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/32762porGalvão, C., Ponte, J. P., Jonis, M., Faria, C., Chagas, I., Kullberg, C., . . . Henriques, A. (2018). Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8753-42-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:55.756479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas |
title |
Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas |
spellingShingle |
Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas Galvão, Cecília Formação inicial de professores Mestrado em ensino Relação teoria-prática Iniciação à prática profissional Relação universidade-escola Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_short |
Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas |
title_full |
Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas |
title_fullStr |
Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas |
title_full_unstemmed |
Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas |
title_sort |
Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas |
author |
Galvão, Cecília |
author_facet |
Galvão, Cecília Ponte, João Pedro da Jonis, Mírian Faria, Cláudia Chagas, Isabel Kullberg, Carla Baptista, Mónica Onofre, Marcos Martins, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da Jonis, Mírian Faria, Cláudia Chagas, Isabel Kullberg, Carla Baptista, Mónica Onofre, Marcos Martins, Maria João |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Cecília Ponte, João Pedro da Jonis, Mírian Faria, Cláudia Chagas, Isabel Kullberg, Carla Baptista, Mónica Onofre, Marcos Martins, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Mestrado em ensino Relação teoria-prática Iniciação à prática profissional Relação universidade-escola Relatório da prática de ensino supervisionada |
topic |
Formação inicial de professores Mestrado em ensino Relação teoria-prática Iniciação à prática profissional Relação universidade-escola Relatório da prática de ensino supervisionada |
description |
Este livro surgiu como produto do trabalho de investigação realizado por uma equipa na Universidade de Lisboa, que sentiu necessidade de promover a discussão reflexiva sobre práticas de formação nos Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física da Universidade de Lisboa. Os dados recolhidos e a sua análise deram origem a uma grande quantidade de informação, muito rica, diversa, com particularidades mais acentuadas, por vezes, numa determinada área científica. A discussão subsequente permitiu perceber a existência de certas características importantes no funcionamento dos cursos de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física, identificando-se aspetos relevantes que emergem do que é comum e do que se configura como exemplo nesses cursos de Mestrado em Ensino. Dá-se atenção, em primeiro lugar, a uma caracterização global, introdutória, dos próprios cursos de Mestrado em ensino e a aspetos teóricos relacionados com a formação inicial. Considerou-se, em seguida, definir como particularidades a serem exploradas os modos como cada área percebe algumas situações, mesmo que de um modo geral estejam presentes em todas elas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-12T15:26:55Z 2018-02 2018-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/32762 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/32762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Galvão, C., Ponte, J. P., Jonis, M., Faria, C., Chagas, I., Kullberg, C., . . . Henriques, A. (2018). Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. 978-989-8753-42-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134406895468544 |