Prevenção e sinistralidade rodoviária: a educação rodoviária no sistema de ensino escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46080 |
Resumo: | A sinistralidade rodoviária é atualmente um problema social e de saúde pública contribuindo para um número desmesurado de mortes em todo o mundo. O desenvolvimento tecnológico dos meios de transporte e o seu acesso generalizado levou inevitavelmente à ocorrência de acidentes e consequentemente à morte e ferimentos graves dos utentes das estradas. No último século, várias tem sido as teorias que tem abordado o assunto no sentido de compreender e explicar o fenómeno da sinistralidade rodoviária, no entanto, apesar de alcançarem resultados positivos, a complexidade do tema leva a que uma solução eficaz para erradicar o problema ainda se encontre num horizonte longínquo. O fator humano foi identificado nas últimas décadas como o principal percussor na ocorrência de acidentes rodoviários. A necessidade de alterar os comportamentos humanos na forma como interagem no sistema rodoviário, levou à implementação de medidas políticas com vista a promover uma educação rodoviária dos utentes do sistema rodoviário. Os países pioneiros na implementação de medidas políticas de educação rodoviária obtiveram resultados significativos na redução da sinistralidade rodoviária e inevitavelmente do número de mortes de feridos graves, sendo aqueles que atualmente apresentam as taxas de mortalidade mais baixas. |
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Prevenção e sinistralidade rodoviária: a educação rodoviária no sistema de ensino escolarComportamento Humano; Educação Rodoviária; Sinistralidade Rodoviária; Human Behavior; Road Education; Road CasualtiesA sinistralidade rodoviária é atualmente um problema social e de saúde pública contribuindo para um número desmesurado de mortes em todo o mundo. O desenvolvimento tecnológico dos meios de transporte e o seu acesso generalizado levou inevitavelmente à ocorrência de acidentes e consequentemente à morte e ferimentos graves dos utentes das estradas. No último século, várias tem sido as teorias que tem abordado o assunto no sentido de compreender e explicar o fenómeno da sinistralidade rodoviária, no entanto, apesar de alcançarem resultados positivos, a complexidade do tema leva a que uma solução eficaz para erradicar o problema ainda se encontre num horizonte longínquo. O fator humano foi identificado nas últimas décadas como o principal percussor na ocorrência de acidentes rodoviários. A necessidade de alterar os comportamentos humanos na forma como interagem no sistema rodoviário, levou à implementação de medidas políticas com vista a promover uma educação rodoviária dos utentes do sistema rodoviário. Os países pioneiros na implementação de medidas políticas de educação rodoviária obtiveram resultados significativos na redução da sinistralidade rodoviária e inevitavelmente do número de mortes de feridos graves, sendo aqueles que atualmente apresentam as taxas de mortalidade mais baixas.Road accidents are currently a social and public health problem contributing to many deaths worldwide. Technological development of means of transport and widespread access has inevitably led to accidents and consequently, to death and severe injury of road users. In the last century, several theories have addressed the subject to understand and explain the phenomenon of road accidents, however, despite achieving positive results, the complexity of the theme leads to an effective solution to eradicate the problem still on a distant horizon. The human factor has been identified in recent decades as the main percussor in the occurrence of road accidents. The need to change human behavior in the way they interact in the road system has led to the implementation of policy measures to promote road education for road users. The pioneer countries in the implementation of road education policy measures have achieved significant results in reducing road accidents and inevitably the number of deaths of serious injuries, with those currently presenting the lowest mortality rates.Repositório ComumMartins, Vítor Manuel de Almeida2023-08-03T15:28:27Z2022-07-292022-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-17T11:45:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:35.313145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A sinistralidade rodoviária é atualmente um problema social e de saúde pública contribuindo para um número desmesurado de mortes em todo o mundo. O desenvolvimento tecnológico dos meios de transporte e o seu acesso generalizado levou inevitavelmente à ocorrência de acidentes e consequentemente à morte e ferimentos graves dos utentes das estradas. No último século, várias tem sido as teorias que tem abordado o assunto no sentido de compreender e explicar o fenómeno da sinistralidade rodoviária, no entanto, apesar de alcançarem resultados positivos, a complexidade do tema leva a que uma solução eficaz para erradicar o problema ainda se encontre num horizonte longínquo. O fator humano foi identificado nas últimas décadas como o principal percussor na ocorrência de acidentes rodoviários. A necessidade de alterar os comportamentos humanos na forma como interagem no sistema rodoviário, levou à implementação de medidas políticas com vista a promover uma educação rodoviária dos utentes do sistema rodoviário. Os países pioneiros na implementação de medidas políticas de educação rodoviária obtiveram resultados significativos na redução da sinistralidade rodoviária e inevitavelmente do número de mortes de feridos graves, sendo aqueles que atualmente apresentam as taxas de mortalidade mais baixas. |
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