Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Diana Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10759
Resumo: O presente documento refere-se ao relatório de estágio, onde fiz uma descrição pormenorizada do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano letivo 2019/2020 na Escola Secundária Morgado Mateus. No estágio, que foi monitorizado pelo professor cooperante José Pires, foi-me atribuída a turma C do 11º ano, e ao longo do presente relatório são abordados todos os passos que foram elaborados para preparar e lecionar as aulas dadas a esta turma. Este relatório está dividido em cinco partes, na primeira faço referência ao meu enquadramento pessoal, a segunda parte está relacionada com o enquadramento da instituição e do contexto em que eu estava inserida. A terceira parte consiste no estágio pedagógico onde descrevo as tarefas nele desenvolvido, na quarta parte falo das atividades em que participei organizadas pela escola e por último, na quinta parte refiro o ensino à distância. Foi-me permitido lidar com o quotidiano da minha futura profissão, onde apliquei os conhecimentos adquiridos e aprofundei novos conhecimentos teórico-práticos sobre a temática e desenvolvi novas competências e atividades. O principal objetivo deste relatório é transmitir todo o caminho percorrido ao longo do estágio, falarei sobre as dificuldades sentidas pois através da prática fui aprendendo com os erros e com as pequenas conquistas, das experiências, dos medos, entre outras. Aos poucos fui crescendo e tendo a consciência da importância da atualização contínua do conhecimento. Por fim, este relatório será um reflexo do trabalho que desenvolvi ao longo do ano, onde constatei que o estágio pedagógico é um momento fundamental na minha formação enquanto docente, pois permitiu-me colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do meu percurso académico.
id RCAP_1dbf0d4c93dafe2c27e9499ff3777979
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEstágio PedagógicoEnsino-AprendizagemO presente documento refere-se ao relatório de estágio, onde fiz uma descrição pormenorizada do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano letivo 2019/2020 na Escola Secundária Morgado Mateus. No estágio, que foi monitorizado pelo professor cooperante José Pires, foi-me atribuída a turma C do 11º ano, e ao longo do presente relatório são abordados todos os passos que foram elaborados para preparar e lecionar as aulas dadas a esta turma. Este relatório está dividido em cinco partes, na primeira faço referência ao meu enquadramento pessoal, a segunda parte está relacionada com o enquadramento da instituição e do contexto em que eu estava inserida. A terceira parte consiste no estágio pedagógico onde descrevo as tarefas nele desenvolvido, na quarta parte falo das atividades em que participei organizadas pela escola e por último, na quinta parte refiro o ensino à distância. Foi-me permitido lidar com o quotidiano da minha futura profissão, onde apliquei os conhecimentos adquiridos e aprofundei novos conhecimentos teórico-práticos sobre a temática e desenvolvi novas competências e atividades. O principal objetivo deste relatório é transmitir todo o caminho percorrido ao longo do estágio, falarei sobre as dificuldades sentidas pois através da prática fui aprendendo com os erros e com as pequenas conquistas, das experiências, dos medos, entre outras. Aos poucos fui crescendo e tendo a consciência da importância da atualização contínua do conhecimento. Por fim, este relatório será um reflexo do trabalho que desenvolvi ao longo do ano, onde constatei que o estágio pedagógico é um momento fundamental na minha formação enquanto docente, pois permitiu-me colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do meu percurso académico.The present document is about the internship report, where I made a detailed description how was the 2019/2020 school year in the Secondary School of Morgado Mateus. In the internship, monitored by professor José Pires, was give me the class of 11th C. and during this report I will provide all the information about the steps that was made during the year. My work is divided in 5 parts, in the 1st I made reference to my personal framework, the second one to school setting and the context related to it. The third is about the pedagogic internship where I describe the tasks that where made. The last one is related to the distance teaching. It had allowed me to deal with the routine of my future profession, where I applied the knowledge acquired and learn more knowledge, theoretic and practice, about the thematic and develop new skills and activities. The main goal to this report is to show the process during the internship, I will talk about the struggles that occur during the year, where I learn with the mistakes, experiences and others. Step by step I grow up during the process and I have conscience how important is to always learn and stay update. For last, this report is a reflex of the work that I develop during the year, where I can assume that the pedagogic internship is a fundamental step in my learning process as a teacher, because it allowed me to put in practice all the knowledge acquired during the academic course.2021-10-25T14:40:10Z2020-09-22T00:00:00Z2020-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10759TID:202600912pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Diana Lopesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:17.557598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Fernandes, Diana Lopes
Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Fernandes, Diana Lopes
author_facet Fernandes, Diana Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Diana Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
topic Estágio Pedagógico
Ensino-Aprendizagem
description O presente documento refere-se ao relatório de estágio, onde fiz uma descrição pormenorizada do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano letivo 2019/2020 na Escola Secundária Morgado Mateus. No estágio, que foi monitorizado pelo professor cooperante José Pires, foi-me atribuída a turma C do 11º ano, e ao longo do presente relatório são abordados todos os passos que foram elaborados para preparar e lecionar as aulas dadas a esta turma. Este relatório está dividido em cinco partes, na primeira faço referência ao meu enquadramento pessoal, a segunda parte está relacionada com o enquadramento da instituição e do contexto em que eu estava inserida. A terceira parte consiste no estágio pedagógico onde descrevo as tarefas nele desenvolvido, na quarta parte falo das atividades em que participei organizadas pela escola e por último, na quinta parte refiro o ensino à distância. Foi-me permitido lidar com o quotidiano da minha futura profissão, onde apliquei os conhecimentos adquiridos e aprofundei novos conhecimentos teórico-práticos sobre a temática e desenvolvi novas competências e atividades. O principal objetivo deste relatório é transmitir todo o caminho percorrido ao longo do estágio, falarei sobre as dificuldades sentidas pois através da prática fui aprendendo com os erros e com as pequenas conquistas, das experiências, dos medos, entre outras. Aos poucos fui crescendo e tendo a consciência da importância da atualização contínua do conhecimento. Por fim, este relatório será um reflexo do trabalho que desenvolvi ao longo do ano, onde constatei que o estágio pedagógico é um momento fundamental na minha formação enquanto docente, pois permitiu-me colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do meu percurso académico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-22T00:00:00Z
2020-09-22
2021-10-25T14:40:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10759
TID:202600912
url http://hdl.handle.net/10348/10759
identifier_str_mv TID:202600912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137118295949312