Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47099 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_1eb69254c50e48a63234fe1cdae38785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47099 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificadaFormação profissionalAvaliação da formaçãoAnálise organizacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este relatório de estágio foi realizado como trabalho final para conclusão do Mestrado em Educação e Formação com área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estágio decorreu na organização Euroconsult – Consultores de Engenharia e Gestão, Lda, entre os meses de janeiro de 2019 e junho de 2020 onde desempenhei funções nas áreas: Coordenação de Formação e Recursos Humanos. Trata-se de uma entidade formadora onde trabalho tanto ao nível da formação profissional contínua destinada a empresas como com projetos de formação financiados pelo quadro comunitário atual (Portugal2020). Para além das atividades inerentes ao estágio desenvolvi um projeto de investigação centrado nos seguintes eixos de análise, o primeiro o Processo de Avaliação da Formação; e o segundo a Perceção dos Efeitos da Formação nos Formandos. Optei por uma abordagem de cariz qualitativo, tendo como principais técnicas de recolha de dados a observação participante, registada no diário de campo (instrumento de registo); a entrevista semiestruturada a diferentes stakeholders presentes no processo formativo, nomeadamente, formandos, coordenador de formação e formador; e a análise documental. Durante todo o processo de investigação, foi possível aferir que os efeitos da formação nos formandos tornam-se difíceis de apurar, tendo em conta, os fatores que podem influenciar a transferência e por sua vez o efeito da formação nas suas vidas. Para além disso, conclui também que o contexto analisado não detém um acompanhamento pós-formação para avaliar os efeitos da formação a nível individual e organizacional. Por fim, foi também possível identificar uma abordagem teórica de avaliação da formação, Avaliação Multinível de Kirkpatrick (2007) semelhante ao modelo de avaliação praticado na entidade formadora em análise.This internship report was carried out as a final work for the completion of the Master's degree in Education and Training with an area of expertise in Organization and Management of Education and Training of the Institute of Education of the University of Lisbon. The internship took place in the organization Euroconsult – Consultores de Engenharia e Gestão, Lda, between January 2019 and June 2020 where I held functions in the area Coordinator of Training and Human Resources. It is a training entity where I work both at the level of continuing vocational training for companies and with training projects financed by the current Community framework (Portugal2020). In addition to the activities inherent to the internship, I developed a research project focused on the following axes of analysis, the Training Evaluation Process; and the Perception of the Effects of Training on Trainees. I used qualitative research for data collection. The data collection techniques chosen for this research were: participant observation, recorded in the field diary (recording instrument); semi-structured interviews with different stakeholders present in the formative process, namely trainees, training coordinator and trainer; and documentary analysis. Throughout the research process, it was possible to assess that the effects of training are difficult to determine due to factors that can influence the transfer of learning and in turn how it’s impacting the trainees’ life. Besides, it also concludes that the context analyzed does not have post-training follow-up to assess the effects of training at an individual and organizational level. Finally, it was also possible to identify a theoretical approach to the evaluation of training, Kirkpatrick Multilevel Assessment (2007) like the evaluation model practiced in the training entity under analysis.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Ana Marta Pires da Silva2021-03-26T15:33:42Z20212020-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47099TID:202970116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:11.037304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada |
title |
Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada |
spellingShingle |
Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada Ferreira, Ana Marta Pires da Silva Formação profissional Avaliação da formação Análise organizacional Relatórios de estágio de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada |
title_full |
Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada |
title_fullStr |
Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada |
title_full_unstemmed |
Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada |
title_sort |
Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada |
author |
Ferreira, Ana Marta Pires da Silva |
author_facet |
Ferreira, Ana Marta Pires da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marta Mateus de, 1972- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Marta Pires da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Avaliação da formação Análise organizacional Relatórios de estágio de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação profissional Avaliação da formação Análise organizacional Relatórios de estágio de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 2021-03-26T15:33:42Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47099 TID:202970116 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47099 |
identifier_str_mv |
TID:202970116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134537380265984 |