A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2131 |
Resumo: | O desenvolvimento de hábitos literários das crianças advém, fundamentalmente, do tempo e predisposição da família dedicado a este momento educativo. Falar de crianças leitoras é falar de leituras desde o berço, desde o primeiro momento em que os pais se dedicam a ler para os seus filhos. Este projeto de intervenção foi implementado com o objetivo de promover aos pais dos bebés, o treino de competências parentais, de criar oportunidades de aprendizagem na seleção de livros de literatura infantil e estratégias de animação de leitura, além de ajudar as famílias a tornarem-se mais conscientes da importância da leitura na primeira infância. A presente investigação levou à realização de sessões para pais. Participaram neste estudo 9 (nove) famílias, 7 mães e 2 pais, com bebés de idade entre os 12 e os 24 meses, inscritos numa Instituição Particular de Solidariedade Social no concelho de Vila Nova de Famalicão. O programa foi desenvolvido ao longo de quatro sessões presenciais, sendo complementado com uma brochura e concluída com a realização, por parte dos pais, de filmagens de uma leitura destes aos filhos, sendo o livro por eles selecionado. Posteriormente procedeu-se à avaliação das filmagens através de uma grelha de observação indireta, elaborada para este programa. Com o estudo desta investigação conclui-se que a prática de leitura dos pais aos seus bebés constituem uma estratégia facilitadora para o desenvolvimento literário dos bebés, promovendo competências para a literacia desde a primeira infância.O programa de literacia familiar implementado permite contribuir para o sucesso da leitura dos pais aos seus filhos e para a promoção de estratégias de animação de leitura para bebés. |
id |
RCAP_2475718d7c9f9b2ab2acac6cbd407fd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de históriasLiteracia familiarPromoção da leituraAnimação da LeituraLeitura para bebésO desenvolvimento de hábitos literários das crianças advém, fundamentalmente, do tempo e predisposição da família dedicado a este momento educativo. Falar de crianças leitoras é falar de leituras desde o berço, desde o primeiro momento em que os pais se dedicam a ler para os seus filhos. Este projeto de intervenção foi implementado com o objetivo de promover aos pais dos bebés, o treino de competências parentais, de criar oportunidades de aprendizagem na seleção de livros de literatura infantil e estratégias de animação de leitura, além de ajudar as famílias a tornarem-se mais conscientes da importância da leitura na primeira infância. A presente investigação levou à realização de sessões para pais. Participaram neste estudo 9 (nove) famílias, 7 mães e 2 pais, com bebés de idade entre os 12 e os 24 meses, inscritos numa Instituição Particular de Solidariedade Social no concelho de Vila Nova de Famalicão. O programa foi desenvolvido ao longo de quatro sessões presenciais, sendo complementado com uma brochura e concluída com a realização, por parte dos pais, de filmagens de uma leitura destes aos filhos, sendo o livro por eles selecionado. Posteriormente procedeu-se à avaliação das filmagens através de uma grelha de observação indireta, elaborada para este programa. Com o estudo desta investigação conclui-se que a prática de leitura dos pais aos seus bebés constituem uma estratégia facilitadora para o desenvolvimento literário dos bebés, promovendo competências para a literacia desde a primeira infância.O programa de literacia familiar implementado permite contribuir para o sucesso da leitura dos pais aos seus filhos e para a promoção de estratégias de animação de leitura para bebés.2015-05-04T10:48:09Z2015-04-22T00:00:00Z2015-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2131TID:201338394porOliveira, Maria do Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:53Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:00.231880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias |
title |
A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias |
spellingShingle |
A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias Oliveira, Maria do Rosário Literacia familiar Promoção da leitura Animação da Leitura Leitura para bebés |
title_short |
A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias |
title_full |
A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias |
title_fullStr |
A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias |
title_full_unstemmed |
A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias |
title_sort |
A promoção da leitura na primeira infância e a participação da família – Um berço de histórias |
author |
Oliveira, Maria do Rosário |
author_facet |
Oliveira, Maria do Rosário |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria do Rosário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia familiar Promoção da leitura Animação da Leitura Leitura para bebés |
topic |
Literacia familiar Promoção da leitura Animação da Leitura Leitura para bebés |
description |
O desenvolvimento de hábitos literários das crianças advém, fundamentalmente, do tempo e predisposição da família dedicado a este momento educativo. Falar de crianças leitoras é falar de leituras desde o berço, desde o primeiro momento em que os pais se dedicam a ler para os seus filhos. Este projeto de intervenção foi implementado com o objetivo de promover aos pais dos bebés, o treino de competências parentais, de criar oportunidades de aprendizagem na seleção de livros de literatura infantil e estratégias de animação de leitura, além de ajudar as famílias a tornarem-se mais conscientes da importância da leitura na primeira infância. A presente investigação levou à realização de sessões para pais. Participaram neste estudo 9 (nove) famílias, 7 mães e 2 pais, com bebés de idade entre os 12 e os 24 meses, inscritos numa Instituição Particular de Solidariedade Social no concelho de Vila Nova de Famalicão. O programa foi desenvolvido ao longo de quatro sessões presenciais, sendo complementado com uma brochura e concluída com a realização, por parte dos pais, de filmagens de uma leitura destes aos filhos, sendo o livro por eles selecionado. Posteriormente procedeu-se à avaliação das filmagens através de uma grelha de observação indireta, elaborada para este programa. Com o estudo desta investigação conclui-se que a prática de leitura dos pais aos seus bebés constituem uma estratégia facilitadora para o desenvolvimento literário dos bebés, promovendo competências para a literacia desde a primeira infância.O programa de literacia familiar implementado permite contribuir para o sucesso da leitura dos pais aos seus filhos e para a promoção de estratégias de animação de leitura para bebés. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-04T10:48:09Z 2015-04-22T00:00:00Z 2015-04-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2131 TID:201338394 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2131 |
identifier_str_mv |
TID:201338394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131624147779584 |