Criação de um plano de marketing para empresas empreendedoras de crescimento rápido: Caso Science4you

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Patrícia Alexandra Leal de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19560
Resumo: Existem várias empresas jovens no mercado, que, por razões estratégias, falta de conhecimento ou falta de budget disponível, não criam desde início, um plano de marketing que suporte o seu crescimento. Com esta ausência de planeamento estratégico, as empresas crescem a pulso e com decisões baseadas em apenas tentativas-erro, que podem ser acertadas durante um certo período de tempo. No entanto, o ambiente empresarial que rodeia as marcas não permanece estagnado para sempre e, com alterações no setor, mercado, concorrência ou até internas, a empresa ressente-se, começando a perder em todos os vetores: investimento, clientes, quota de mercado e notoriedade, perdendo totalmente a relevância no meio onde estão inseridas. Será esta a temática analisada neste caso pedagógico, utilizando para isso o exemplo concreto da empresa Science4you, que teve crescimentos de 100% durante os seus primeiros oito anos de vida, mas começado a perder terreno e gás em 2018. Para o desenvolvimento do tema, será analisada a situação real da Science4you até 2018, mostrando de seguida qual a estratégia de comunicação e marketing desenvolvida durante 2019, assente em quatro pilares: brand awareness; produto e preço; comunicação em lojas próprias; redes sociais e e-Commerce. Assim, o presente caso procura tirar conclusões concluir sobre o sucesso desta estratégia alargada no contexto macroeconómico, setor e concorrentes onde a Science4you se insere. Finalmente, é importante refletir sobre esta estratégia da marca, que ilações são possíveis de retirar para a gestão e se existirá possibilidade de outras empresas poderem avançar no futuro com estratégias semelhantes.
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