Criação de um plano de marketing para empresas empreendedoras de crescimento rápido: Caso Science4you
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19560 |
Resumo: | Existem várias empresas jovens no mercado, que, por razões estratégias, falta de conhecimento ou falta de budget disponível, não criam desde início, um plano de marketing que suporte o seu crescimento. Com esta ausência de planeamento estratégico, as empresas crescem a pulso e com decisões baseadas em apenas tentativas-erro, que podem ser acertadas durante um certo período de tempo. No entanto, o ambiente empresarial que rodeia as marcas não permanece estagnado para sempre e, com alterações no setor, mercado, concorrência ou até internas, a empresa ressente-se, começando a perder em todos os vetores: investimento, clientes, quota de mercado e notoriedade, perdendo totalmente a relevância no meio onde estão inseridas. Será esta a temática analisada neste caso pedagógico, utilizando para isso o exemplo concreto da empresa Science4you, que teve crescimentos de 100% durante os seus primeiros oito anos de vida, mas começado a perder terreno e gás em 2018. Para o desenvolvimento do tema, será analisada a situação real da Science4you até 2018, mostrando de seguida qual a estratégia de comunicação e marketing desenvolvida durante 2019, assente em quatro pilares: brand awareness; produto e preço; comunicação em lojas próprias; redes sociais e e-Commerce. Assim, o presente caso procura tirar conclusões concluir sobre o sucesso desta estratégia alargada no contexto macroeconómico, setor e concorrentes onde a Science4you se insere. Finalmente, é importante refletir sobre esta estratégia da marca, que ilações são possíveis de retirar para a gestão e se existirá possibilidade de outras empresas poderem avançar no futuro com estratégias semelhantes. |
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Criação de um plano de marketing para empresas empreendedoras de crescimento rápido: Caso Science4youMarketingStartupGestão da marcaBrand equityBrand managementPlano de marketingPlaneamento estratégicoCaso pedagógico -- Pedagogical caseTrabalho de projetoPortugalExistem várias empresas jovens no mercado, que, por razões estratégias, falta de conhecimento ou falta de budget disponível, não criam desde início, um plano de marketing que suporte o seu crescimento. Com esta ausência de planeamento estratégico, as empresas crescem a pulso e com decisões baseadas em apenas tentativas-erro, que podem ser acertadas durante um certo período de tempo. No entanto, o ambiente empresarial que rodeia as marcas não permanece estagnado para sempre e, com alterações no setor, mercado, concorrência ou até internas, a empresa ressente-se, começando a perder em todos os vetores: investimento, clientes, quota de mercado e notoriedade, perdendo totalmente a relevância no meio onde estão inseridas. Será esta a temática analisada neste caso pedagógico, utilizando para isso o exemplo concreto da empresa Science4you, que teve crescimentos de 100% durante os seus primeiros oito anos de vida, mas começado a perder terreno e gás em 2018. Para o desenvolvimento do tema, será analisada a situação real da Science4you até 2018, mostrando de seguida qual a estratégia de comunicação e marketing desenvolvida durante 2019, assente em quatro pilares: brand awareness; produto e preço; comunicação em lojas próprias; redes sociais e e-Commerce. Assim, o presente caso procura tirar conclusões concluir sobre o sucesso desta estratégia alargada no contexto macroeconómico, setor e concorrentes onde a Science4you se insere. Finalmente, é importante refletir sobre esta estratégia da marca, que ilações são possíveis de retirar para a gestão e se existirá possibilidade de outras empresas poderem avançar no futuro com estratégias semelhantes.There are several young companies in the market, that, because of strategic reasons, lack of knowledge, or lack of available budget, don’t create since day one a marketing plan that sustains its growth. With this absence of strategic planning, companies grow with difficulties and with decisions made only by attempt-error, that can only be right for a short period of time. However, the entrepreneur environment that surrounds brands does not stay the same forever and with changes in sector, market, competition and even intern ones, the company feels belittled, and starts to lose in every aspect: investment, clients, market share and awareness, losing relevance. This will be the analyzed theme in this pedagogic case, using the concrete example of Science4you company, that had 100% growth rates for its first years of living, but started to lose traction in 2018. To develop this theme, it will be demonstrated which was the real situation of Science4you until 2018, showing next what will be the communication and marketing strategy that this company had developed in 2019, based in four pillars: brand awareness; product and price; own stores communication; social media and e-Commerce. This means that this case is looking to conclude about what was right and what was wrong in this strategy, regarding the macroeconomic context, the sector and the Science4you competition. Finally, it is really important to reflect about this brand strategy, what can we retrieve for management and if it is possible to other companies use this case for similar purposes.2020-01-21T15:40:58Z2019-12-19T00:00:00Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19560TID:202359786porLeal, Patrícia Alexandra Leal de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:49:34Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:21.274935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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