Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Constança Marques Quinteiro Fernande da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12982
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_2b3816c0238b396d4a87ab5e3d8811b4
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários FlyingvetPlano de MarketingValor da MarcaNotoriedade da MarcaMarketing PlanBrand EquityBrand AwarenessMestrado em MarketingEste trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de marketing para a empresa Flyingvet, afim de aumentar a sua notoriedade e conseguir uma maior penetração de mercado. A Flyingvet, foi criada em 2010 e atua no mercado da saúde e bem-estar animal em Portugal e dirige-se ao segmento business. Para este projeto foi efetuada uma investigação descritivo-explicativa, que recorreu aos primeiros passos da estratégia action research e combinou métodos qualitativos e quantitativos. Assim, foi efetuada uma entrevista ao diretor da empresa, afim de efetuar uma análise do ambiente interno da Flyingvet, na tentativa de identificar os seus segmentos-alvo, o seu posicionamento, a sua possível estratégia e e adequadas táticas do marketing mix. Foram ainda elaborados e divulgados dois questionários online, um dirigido aos clientes e o outro aos potenciais cliente e consumidores finais, de modo a determinar a satisfação dos clientes, a notoriedade da marca e as preferências dos segmentos. Este plano de marketing permitiu caracterizar o mercado da saúde e bem-estar animal em Portugal, o qual se encontra em crescimento graças à maior procura por parte do consumidor, mas debate-se com uma pesada burocracia e elevada concentração de mercado. Por último, com este trabalho a Flyingvet terá pela primeira vez um plano de marketing e como tal, poderá, de forma organizada, pôr em prática um conjunto de tácticas que irão permitir aumentar a notoriedade da marca, o seu número de clientes e a sua quota de mercado entre 2017 e 2020.This project work aims to draw up a marketing plan for Flyingvet with the objective to increase the company's awareness and to achieve greater market penetration. The Flyingvet, was established in 2010 and operates in the healthcare and animal welfare market in Portugal addressing the business segment. For the purpose of this project descriptive and explanatory research was performed, which used the first steps of action research strategy and combined qualitative and quantitative method of data collection. Thus, was conducted an interview with the director of the company with the objective to gather the information on of Flyingvet´s internal environment, in an attempt to identify their target segments, its positioning, its possible strategy and appropriate marketing mix tactics. They were also developed and disseminated two online questionnaires, one addressed to clients and other addressed to potential customers and end-users, in order to determine customer satisfaction, brand awareness and the preferences of various segments. This marketing plan allowed to characterize the market of animal health and welfare in Portugal, which is growing due to increased demand by consumers, but is also struggling with a heavy bureaucracy and high market concentration. Finally, with this work, Flyingvet will for the first time have a marketing plan and as such, may, in an organized manner, implement a set of tactics that will help to increase the brand awareness, the number of customers and its market share between the years 2017 and 2020.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna SilveiraRepositório da Universidade de LisboaSilva, Constança Marques Quinteiro Fernande da2017-01-18T13:52:37Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12982porSilva, Constança Marques Quinteiro Fernande da (2016). "Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:02.259349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet
title Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet
spellingShingle Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet
Silva, Constança Marques Quinteiro Fernande da
Plano de Marketing
Valor da Marca
Notoriedade da Marca
Marketing Plan
Brand Equity
Brand Awareness
title_short Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet
title_full Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet
title_fullStr Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet
title_full_unstemmed Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet
title_sort Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet
author Silva, Constança Marques Quinteiro Fernande da
author_facet Silva, Constança Marques Quinteiro Fernande da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna Silveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Constança Marques Quinteiro Fernande da
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Marketing
Valor da Marca
Notoriedade da Marca
Marketing Plan
Brand Equity
Brand Awareness
topic Plano de Marketing
Valor da Marca
Notoriedade da Marca
Marketing Plan
Brand Equity
Brand Awareness
description Mestrado em Marketing
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-18T13:52:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12982
url http://hdl.handle.net/10400.5/12982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Constança Marques Quinteiro Fernande da (2016). "Plano de marketing para a empresa de distribuição de medicamentos e produtos de usos veterinários Flyingvet". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131076543643648