Relatório de Estágio de Daniel Jorge Martins Rafael
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23913 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular denominada Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre e possibilidade de exercer profissionalmente a prática docente enquanto Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento pretende demonstrar, de forma crítica, fundamentada e reflexiva, todo o processo desenvolvido no decorrer dos estágios profissionalizantes realizados nos contextos educativos de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-escolar. Deste modo, apresentam-se os referenciais teóricos e legais que sustentaram práticas inovadoras e coadunadas a metodologias ativas assentes numa perspetiva socioconstrutivista de aprendizagem. Para esse efeito, destaca-se a metodologia de lnvestigação-ação, estratégia de formação profissional, que, com recurso às suas diversas etapas de observação, planificação, ação e reflexão/ avaliação, colaborou no processo formativo para responder a necessidades, interesses e dificuldades visualizadas nos contextos educativos, e, deste modo, permitir um desenvolvimento holístico das crianças, ressalvando-se que um pensamento de base humanista que um docente possui deve permanecer ao longo de toda a sua prática profissional. Assim sendo, desenvolveram-se práticas pedagógicas que colocaram a criança enquanto sujeito ativo e central no seu processo de aprendizagem e contribuíram significativamente não só para o bemestar emocional das mesmas como também para a construção da identidade profissional do docente de perfil duplo através da reflexão sobre, na e para ação. |
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Relatório de Estágio de Daniel Jorge Martins RafaelCriançaSocioconstrutivismolnvestigação-açãoIdentidade profissionalChildSocioconstructivismAction researchProfessionalldentityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular denominada Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre e possibilidade de exercer profissionalmente a prática docente enquanto Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento pretende demonstrar, de forma crítica, fundamentada e reflexiva, todo o processo desenvolvido no decorrer dos estágios profissionalizantes realizados nos contextos educativos de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-escolar. Deste modo, apresentam-se os referenciais teóricos e legais que sustentaram práticas inovadoras e coadunadas a metodologias ativas assentes numa perspetiva socioconstrutivista de aprendizagem. Para esse efeito, destaca-se a metodologia de lnvestigação-ação, estratégia de formação profissional, que, com recurso às suas diversas etapas de observação, planificação, ação e reflexão/ avaliação, colaborou no processo formativo para responder a necessidades, interesses e dificuldades visualizadas nos contextos educativos, e, deste modo, permitir um desenvolvimento holístico das crianças, ressalvando-se que um pensamento de base humanista que um docente possui deve permanecer ao longo de toda a sua prática profissional. Assim sendo, desenvolveram-se práticas pedagógicas que colocaram a criança enquanto sujeito ativo e central no seu processo de aprendizagem e contribuíram significativamente não só para o bemestar emocional das mesmas como também para a construção da identidade profissional do docente de perfil duplo através da reflexão sobre, na e para ação.This lnternship Report is part ofthe curricular unit called Supervised Educational Practice, included in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education of the School of Education of the Polytechnic lnstitute of Porto, in order to obtain the Master's degree and the possibility of exercising professionally the teaching practice as a Preschool Teacher and Primary School Teacher. This document aims to demonstrate, in a criticai, reasoned and reflective way, the whole process developed during the professional internships carried out in the educational contexts of 1st Cycle of Basic Education and Pre-School Education. Thus, the theoretical and legal frameworks that underpinned innovative practices and coadunate active methodologies based on a socio-constructivist learning perspective are presented. To this end, we highlight the Action-Research methodology, a professional training strategy, which, through its various stages of observation, planning, action and reflection/ evaluation, contributed to the training process to respond to the needs, interests and difficulties visualized in educational settings, and thus allow for a holistic development of children, noting that a humanistic thinking that a teacher has should remain throughout their professional practice. Therefore, pedagogical practices were developed that placed the child as an active and central subject in his/her learning process and contributed significantly not only to the emotional well-being of the children but also to the construction of the professional identity of the dual profile teacher through reflection on, in and for action.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deTeixeira, Maria Cândida da MotaGraça, Vânia Gabriela DiasDias, Joana Ortigão De Oliveira MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRafael, Daniel Jorge Martins2023-11-15T14:21:08Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23913TID:203394445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:51.630689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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