Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Betty Concepcion Gonçalves Gomes da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1607
Resumo: A Lei n.º 46/86 do Sistema Educativo conduziu à massificação escolar e o nosso país deparou-se com uma questão no campo educacional, aportando duas situações distintas: por um lado, os efeitos da globalização, afirmando o direito à educação para todos e, por outro, a existência de um currículo uniforme intersectando um público escolar cada vez mais heterogéneo cujos educandos revelavam níveis socioculturais diversos. Neste contexto, surgiu a necessidade de se repensar o processo educativo relativamente à problemática que se colocava em torno de um currículo comum e universal para todos os alunos generalizando-se, nos finais do século XX, o conceito de diferenciação curricular. Os professores passaram a confrontar-se, cada vez mais, com o grande desafio de adequar as estratégias de ensino às especificidades apresentadas pelos seus educandos. Por outro lado, o desenvolvimento registado nos últimos vinte anos ao nível da tecnologia e dos meios de comunicação social permitiu, igualmente, algumas alterações ao nível da interacção pedagógica existente entre professores e alunos. O autoritarismo praticado durante muito tempo pelos professores deixou de afirmar-se com a mesma intensidade. Na escola actual, o aluno espera ser considerado como uma pessoa portadora de sentimentos e de um capital sociocultural que devem ser tidos em conta no processo de ensino-aprendizagem. Os processos de Formação Contínua, aliados a uma postura supervisiva da própria prática docente, podem servir para favorecer a promoção de estratégias pedagógicas diferenciadas que permitam ampliar a qualidade das aprendizagens efectivadas pelos educandos. O tema de investigação proposto assume, nos dias de hoje, uma importância crucial. É urgente reafirmar que o aluno é o foco central de todo o processo educativo, procurando realçar a importância cada vez mais crescente que está associada ao conceito de diferenciação pedagógica.
id RCAP_2e938f0057bcf9d028f8df974a1580ee
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professoresDiferenciação pedagógicaMotivaçãoProcesso de aprendizagemFormação contínua de professoresPedagogical differentiationMotivationLearning processContinuous training of teachersCiências da Educação - Supervisão Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Lei n.º 46/86 do Sistema Educativo conduziu à massificação escolar e o nosso país deparou-se com uma questão no campo educacional, aportando duas situações distintas: por um lado, os efeitos da globalização, afirmando o direito à educação para todos e, por outro, a existência de um currículo uniforme intersectando um público escolar cada vez mais heterogéneo cujos educandos revelavam níveis socioculturais diversos. Neste contexto, surgiu a necessidade de se repensar o processo educativo relativamente à problemática que se colocava em torno de um currículo comum e universal para todos os alunos generalizando-se, nos finais do século XX, o conceito de diferenciação curricular. Os professores passaram a confrontar-se, cada vez mais, com o grande desafio de adequar as estratégias de ensino às especificidades apresentadas pelos seus educandos. Por outro lado, o desenvolvimento registado nos últimos vinte anos ao nível da tecnologia e dos meios de comunicação social permitiu, igualmente, algumas alterações ao nível da interacção pedagógica existente entre professores e alunos. O autoritarismo praticado durante muito tempo pelos professores deixou de afirmar-se com a mesma intensidade. Na escola actual, o aluno espera ser considerado como uma pessoa portadora de sentimentos e de um capital sociocultural que devem ser tidos em conta no processo de ensino-aprendizagem. Os processos de Formação Contínua, aliados a uma postura supervisiva da própria prática docente, podem servir para favorecer a promoção de estratégias pedagógicas diferenciadas que permitam ampliar a qualidade das aprendizagens efectivadas pelos educandos. O tema de investigação proposto assume, nos dias de hoje, uma importância crucial. É urgente reafirmar que o aluno é o foco central de todo o processo educativo, procurando realçar a importância cada vez mais crescente que está associada ao conceito de diferenciação pedagógica.The Law n.º 46/86 of the education system led to mass education and our country was faced with a problem in the educational field, bringing two different situations: first, the effects of globalization, claiming the right to education for all and secondly, the existence of a uniform curriculum intersecting a public increasingly heterogeneous school whose students showed different sociocultural levels. In this context, there emerged the need to rethink the educational process on the issues that arise around a common and universal curriculum for all students generalizing, in the late twentieth century, the concept of curriculum differentiation. The teachers were faced increasingly with the challenge to tailor to the specific teaching strategies presented by their students. On the other hand, developments in recent years at the level of technology and media also enabled some changes in the pedagogic interaction between teachers and students. The authoritarianism practiced by teachers for a long time is no longer felt with the same intensity. In the current school, the student expects to be treated as a person with feelings and a socio-cultural capital that must be taken into account in the learning process. Continuous training processes along with a supervising attitude of their own teaching practice can promote differentiated teaching strategies that allow to increase the quality of learning process of students. The proposed research theme has a crucial importance nowadays. It is urgent to reaffirm that students are the central focus of the educational process, seeking to highlight the importance of the concept of pedagogical differentiation.Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesDigitUMaSilva, Betty Concepcion Gonçalves Gomes da2017-07-26T15:06:34Z2011-10-19T00:00:00Z2011-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:19Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:19.413593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professores
title Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professores
spellingShingle Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professores
Silva, Betty Concepcion Gonçalves Gomes da
Diferenciação pedagógica
Motivação
Processo de aprendizagem
Formação contínua de professores
Pedagogical differentiation
Motivation
Learning process
Continuous training of teachers
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professores
title_full Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professores
title_fullStr Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professores
title_full_unstemmed Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professores
title_sort Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professores
author Silva, Betty Concepcion Gonçalves Gomes da
author_facet Silva, Betty Concepcion Gonçalves Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Betty Concepcion Gonçalves Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação pedagógica
Motivação
Processo de aprendizagem
Formação contínua de professores
Pedagogical differentiation
Motivation
Learning process
Continuous training of teachers
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diferenciação pedagógica
Motivação
Processo de aprendizagem
Formação contínua de professores
Pedagogical differentiation
Motivation
Learning process
Continuous training of teachers
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Lei n.º 46/86 do Sistema Educativo conduziu à massificação escolar e o nosso país deparou-se com uma questão no campo educacional, aportando duas situações distintas: por um lado, os efeitos da globalização, afirmando o direito à educação para todos e, por outro, a existência de um currículo uniforme intersectando um público escolar cada vez mais heterogéneo cujos educandos revelavam níveis socioculturais diversos. Neste contexto, surgiu a necessidade de se repensar o processo educativo relativamente à problemática que se colocava em torno de um currículo comum e universal para todos os alunos generalizando-se, nos finais do século XX, o conceito de diferenciação curricular. Os professores passaram a confrontar-se, cada vez mais, com o grande desafio de adequar as estratégias de ensino às especificidades apresentadas pelos seus educandos. Por outro lado, o desenvolvimento registado nos últimos vinte anos ao nível da tecnologia e dos meios de comunicação social permitiu, igualmente, algumas alterações ao nível da interacção pedagógica existente entre professores e alunos. O autoritarismo praticado durante muito tempo pelos professores deixou de afirmar-se com a mesma intensidade. Na escola actual, o aluno espera ser considerado como uma pessoa portadora de sentimentos e de um capital sociocultural que devem ser tidos em conta no processo de ensino-aprendizagem. Os processos de Formação Contínua, aliados a uma postura supervisiva da própria prática docente, podem servir para favorecer a promoção de estratégias pedagógicas diferenciadas que permitam ampliar a qualidade das aprendizagens efectivadas pelos educandos. O tema de investigação proposto assume, nos dias de hoje, uma importância crucial. É urgente reafirmar que o aluno é o foco central de todo o processo educativo, procurando realçar a importância cada vez mais crescente que está associada ao conceito de diferenciação pedagógica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-19T00:00:00Z
2011-10-19T00:00:00Z
2017-07-26T15:06:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1607
url http://hdl.handle.net/10400.13/1607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912932564992