Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A Relíquia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Francisco João Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24912
Resumo: O presente projeto profissional de conclusão de Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM prende-­‐se com a aplicação de um plano de marketing relacional na loja de retalho independente “A Relíquia”. Localizada em Casal de Cambra-­‐Sintra, a loja entrou no mercado em 2000 e comercializa vestuário feminino e masculino. O target da loja é feminino e as marcas de roupa que englobam o estabelecimento são também maioritariamente de senhora. Mas, a grande mais-­‐valia da “Relíquia” é para além da qualidade dos seus produtos e serviço, a preocupação com o cliente. Na realização do projeto desenvolveram-­‐se pesquisas bibliográficas aos temas comércio tradicional, Marketing Relacional, plano de marketing e redes sociais, por forma a reter conhecimentos para o desenvolvimento do projeto. De seguida, foram efetuados inquéritos às clientes, tendo este método quantitativo servido para concluir que a maioria das clientes está satisfeita com os produtos, atendimento e serviço da loja, existindo apetência para recomendar o estabelecimento. Nas entrevistas realizadas é de realçar que é benéfico para qualquer negócio, o investimento no online, tratando-­‐se de uma oportunidade para criar valor e não uma ameaça. É ainda de salientar neste método qualitativo, que as lojas de retalho já contêm na sua génese, uma vertente relacional, mas falta potenciar essa característica para torná-­‐la numa vantagem competitiva. O focus group realizado às clientes da loja permitiu perceber qual a avaliação das mesmas ao funcionamento da loja, tendo sido ainda importante para perceber que havia um potencial para formar a comunidade da “Relíquia”. Na aplicação do plano de marketing, foram definidos quatro objetivos a atingir, dos quais se destaca o objetivo 1 (alcançar 30 novas clientes em 2019) e o objetivo 4 (quantificar 50 clientes a recomendar a loja em 2019 com efeito direto no número de novas clientes). Para alcançar os objetivos, foram delineadas estratégias que se refletem na implementação de medidas de desenvolvimento da vertente online da loja.
id RCAP_2fa761891de2dd9f73a7dcdb947fc3b8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A RelíquiaComércio independenteMarketing RelacionalRedes sociaisPersonalizaçãoFidelizaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente projeto profissional de conclusão de Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM prende-­‐se com a aplicação de um plano de marketing relacional na loja de retalho independente “A Relíquia”. Localizada em Casal de Cambra-­‐Sintra, a loja entrou no mercado em 2000 e comercializa vestuário feminino e masculino. O target da loja é feminino e as marcas de roupa que englobam o estabelecimento são também maioritariamente de senhora. Mas, a grande mais-­‐valia da “Relíquia” é para além da qualidade dos seus produtos e serviço, a preocupação com o cliente. Na realização do projeto desenvolveram-­‐se pesquisas bibliográficas aos temas comércio tradicional, Marketing Relacional, plano de marketing e redes sociais, por forma a reter conhecimentos para o desenvolvimento do projeto. De seguida, foram efetuados inquéritos às clientes, tendo este método quantitativo servido para concluir que a maioria das clientes está satisfeita com os produtos, atendimento e serviço da loja, existindo apetência para recomendar o estabelecimento. Nas entrevistas realizadas é de realçar que é benéfico para qualquer negócio, o investimento no online, tratando-­‐se de uma oportunidade para criar valor e não uma ameaça. É ainda de salientar neste método qualitativo, que as lojas de retalho já contêm na sua génese, uma vertente relacional, mas falta potenciar essa característica para torná-­‐la numa vantagem competitiva. O focus group realizado às clientes da loja permitiu perceber qual a avaliação das mesmas ao funcionamento da loja, tendo sido ainda importante para perceber que havia um potencial para formar a comunidade da “Relíquia”. Na aplicação do plano de marketing, foram definidos quatro objetivos a atingir, dos quais se destaca o objetivo 1 (alcançar 30 novas clientes em 2019) e o objetivo 4 (quantificar 50 clientes a recomendar a loja em 2019 com efeito direto no número de novas clientes). Para alcançar os objetivos, foram delineadas estratégias que se refletem na implementação de medidas de desenvolvimento da vertente online da loja.The present professional project of the Masters Degree on Marketing Management in IPAM aims at implementing a relationship marketing model in the independent retail store "A Relíquia”. Located in Casal de Cambra-­‐Sintra, the store entered the market in 2000 and sells women's and men's clothing. The target of the store is female and the clothing brands that comprise the establishment are also mostly lady. But, the great added value of "Relíquia" is not only the quality of its products and service, but also the customer concern. During the realization of the project, bibliographical researches were developed on traditional commerce, relationships, marketing plan and social networks, in order to retain knowledge for the development of the project. Customer surveys were then carried out, and this quantitative method served to conclude that most customers are satisfied with the products, service and service of the store, and there is a desire to recommend the establishment. In the interviews carried out, it has to be emphasized that it is beneficial for any business, the investment in the online, being an opportunity to create value and not a threat. It is also worth mentioning in this qualitative method that the retail stores already contain a relational aspect, but it is necessary to strengthen this characteristic to make it a competitive advantage. The focus group made to the customers of the store allowed to understand how they evaluated the shop operation, and was still important to realize that there was potential to form the community of "Relíquia". In the application of the marketing plan, four objectives were defined, including objective 1 (reaching 30 new customers in 2019) and objective 4 (quantify 50 customers recommending the store in 2019 with a direct effect on the number of new customers). To achieve the objectives, strategies were outlined that reflect in the implementation of measures of development of the store's online side.Valentim, LuísRepositório ComumDias, Francisco João Pereira2018-11-20T13:08:08Z2018-10-09T00:00:00Z2018-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24912202025233pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:07.608136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A Relíquia
title Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A Relíquia
spellingShingle Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A Relíquia
Dias, Francisco João Pereira
Comércio independente
Marketing Relacional
Redes sociais
Personalização
Fidelização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A Relíquia
title_full Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A Relíquia
title_fullStr Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A Relíquia
title_full_unstemmed Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A Relíquia
title_sort Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A Relíquia
author Dias, Francisco João Pereira
author_facet Dias, Francisco João Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valentim, Luís
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Francisco João Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio independente
Marketing Relacional
Redes sociais
Personalização
Fidelização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comércio independente
Marketing Relacional
Redes sociais
Personalização
Fidelização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O presente projeto profissional de conclusão de Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM prende-­‐se com a aplicação de um plano de marketing relacional na loja de retalho independente “A Relíquia”. Localizada em Casal de Cambra-­‐Sintra, a loja entrou no mercado em 2000 e comercializa vestuário feminino e masculino. O target da loja é feminino e as marcas de roupa que englobam o estabelecimento são também maioritariamente de senhora. Mas, a grande mais-­‐valia da “Relíquia” é para além da qualidade dos seus produtos e serviço, a preocupação com o cliente. Na realização do projeto desenvolveram-­‐se pesquisas bibliográficas aos temas comércio tradicional, Marketing Relacional, plano de marketing e redes sociais, por forma a reter conhecimentos para o desenvolvimento do projeto. De seguida, foram efetuados inquéritos às clientes, tendo este método quantitativo servido para concluir que a maioria das clientes está satisfeita com os produtos, atendimento e serviço da loja, existindo apetência para recomendar o estabelecimento. Nas entrevistas realizadas é de realçar que é benéfico para qualquer negócio, o investimento no online, tratando-­‐se de uma oportunidade para criar valor e não uma ameaça. É ainda de salientar neste método qualitativo, que as lojas de retalho já contêm na sua génese, uma vertente relacional, mas falta potenciar essa característica para torná-­‐la numa vantagem competitiva. O focus group realizado às clientes da loja permitiu perceber qual a avaliação das mesmas ao funcionamento da loja, tendo sido ainda importante para perceber que havia um potencial para formar a comunidade da “Relíquia”. Na aplicação do plano de marketing, foram definidos quatro objetivos a atingir, dos quais se destaca o objetivo 1 (alcançar 30 novas clientes em 2019) e o objetivo 4 (quantificar 50 clientes a recomendar a loja em 2019 com efeito direto no número de novas clientes). Para alcançar os objetivos, foram delineadas estratégias que se refletem na implementação de medidas de desenvolvimento da vertente online da loja.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20T13:08:08Z
2018-10-09T00:00:00Z
2018-10-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24912
202025233
url http://hdl.handle.net/10400.26/24912
identifier_str_mv 202025233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130007610589184