O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carolina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Micaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14701
Resumo: Several studies analyze classroom questioning. Most of them conclude that the professor asks the majority of questions, monopolizing the class time with his speech. Although that, in virtual environments, the statistics show the inverse: students are the central point of questioning. This study is based on a qualitative methodology. The focus of the study was the questions from a Facebook group of students from University of Aveiro attending the class of Calculus II. The group’s objective is to complement face to face interaction in class and in tutoring orientation. Students leave their questions in the group to be answered by other students or by a professor. With this study, we pretend to understand how far the students use this tool to follow the lessons.
id RCAP_2fd25432f26e5d4267797a8117c98152
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/14701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagemSeveral studies analyze classroom questioning. Most of them conclude that the professor asks the majority of questions, monopolizing the class time with his speech. Although that, in virtual environments, the statistics show the inverse: students are the central point of questioning. This study is based on a qualitative methodology. The focus of the study was the questions from a Facebook group of students from University of Aveiro attending the class of Calculus II. The group’s objective is to complement face to face interaction in class and in tutoring orientation. Students leave their questions in the group to be answered by other students or by a professor. With this study, we pretend to understand how far the students use this tool to follow the lessons.Vários são os estudos realizados no âmbito do questionamento dentro da sala de aula. Uma grande parte deles aponta para o mesmo resultado: o professor é o detentor da maior percentagem de perguntas colocadas na sala de aula, monopolizando o tempo lectivo com o seu discurso. No entanto, em ambientes virtuais, as estatísticas apontam para a situação inversa: é o aluno o ponto central do questionamento. O presente estudo teve por base uma metodologia de investigação qualitativa, no qual foram analisadas as perguntas efetuadas pelos alunos da Unidade Curricular de Cálculo II num grupo do Facebook. O objetivo do grupo é complementar a Orientação Tutorial e as aulas presenciais, funcionando como um espaço onde cada aluno deixa as suas dúvidas, sendo estas respondidas pelos restantes alunos ou pelos professores. Com esta análise, pretendemos perceber até que ponto os alunos utilizam esta ferramenta para acompanhar os conteúdos lecionados na aula.Universidade de Aveiro2016-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14701oai:proa.ua.pt:article/14701Internet Latent Corpus Journal; Vol 6 No 1 (2016); 173-182Internet Latent Corpus Journal; Vol. 6 Núm. 1 (2016); 173-182Internet Latent Corpus Journal; Vol. 6 No 1 (2016); 173-182Internet Latent Corpus Journal; vol. 6 n.º 1 (2016); 173-1821647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14701https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14701https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14701/10093Direitos de Autor (c) 2016 Internet Latent Corpus Journalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, CarolinaMartins, Micaela2022-09-05T15:21:37Zoai:proa.ua.pt:article/14701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:45.590604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
title O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
Almeida, Carolina
title_short O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem
author Almeida, Carolina
author_facet Almeida, Carolina
Martins, Micaela
author_role author
author2 Martins, Micaela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carolina
Martins, Micaela
description Several studies analyze classroom questioning. Most of them conclude that the professor asks the majority of questions, monopolizing the class time with his speech. Although that, in virtual environments, the statistics show the inverse: students are the central point of questioning. This study is based on a qualitative methodology. The focus of the study was the questions from a Facebook group of students from University of Aveiro attending the class of Calculus II. The group’s objective is to complement face to face interaction in class and in tutoring orientation. Students leave their questions in the group to be answered by other students or by a professor. With this study, we pretend to understand how far the students use this tool to follow the lessons.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14701
oai:proa.ua.pt:article/14701
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14701
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/14701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14701
https://doi.org/10.34624/ilcj.v6i1.14701
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/14701/10093
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Internet Latent Corpus Journal
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Internet Latent Corpus Journal
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 6 No 1 (2016); 173-182
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 6 Núm. 1 (2016); 173-182
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 6 No 1 (2016); 173-182
Internet Latent Corpus Journal; vol. 6 n.º 1 (2016); 173-182
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003920650240