Satisfação do cliente interno : o caso da Rede Telefónica EDP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carolina Sócrates de Amaral Mota
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16957
Resumo: A emergência do marketing interno nas empresas, consequência da perceção da existência de um mercado interno que necessita de ser trabalhado em plenitude é hoje uma realidade. Neste mercado interno são trocados serviços entre colaboradores, em que quem recebe o serviço é denominado de cliente interno uma vez que não só é cliente como também colaborador da própria empresa. Neste trabalho foca-se o tema da satisfação do cliente interno de uma área específica da EDP, as comunicações fixas. Recorrendo-se a um inquérito constatou-se a visão que os clientes têm dos serviços e produtos disponíveis pela Rede Telefónica e posteriormente, através do estudo da performance propôs-se uma estratégia de marketing interno assente em dois modelos teóricos, o Balanced Scorecard (Robert S. Kaplan e David P. Norton) e o modelo dos dois fatores desenvolvido por Herzberg (também conhecido por a teoria motivacional-higiénica). O desenvolvimento desta estratégia parte não só de uma oportunidade que surgiu graças à restruturação do departamento como também da vontade de criar algo exequível e relevante para a EDP. Uma vez que todo o trabalho se desenvolveu em regime de estágio, fez-se uma apresentação quer da empresa quer do percurso e atividades desenvolvidas ao longo deste período. Através desta descrição clarifica-se a escolha de recorrer ao estudo da performance da equipa. Em suma, o estudo aspira abordar a satisfação do cliente interno da EDP através do estudo da performance e de uma proposta estratégica.
id RCAP_2fd28461288f4e998fa1e55d345fae29
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação do cliente interno : o caso da Rede Telefónica EDPMarketing internoCliente internoSatisfação do cliente internoPerformanceInternal marketingInternal clientInternal client´s satisfactionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA emergência do marketing interno nas empresas, consequência da perceção da existência de um mercado interno que necessita de ser trabalhado em plenitude é hoje uma realidade. Neste mercado interno são trocados serviços entre colaboradores, em que quem recebe o serviço é denominado de cliente interno uma vez que não só é cliente como também colaborador da própria empresa. Neste trabalho foca-se o tema da satisfação do cliente interno de uma área específica da EDP, as comunicações fixas. Recorrendo-se a um inquérito constatou-se a visão que os clientes têm dos serviços e produtos disponíveis pela Rede Telefónica e posteriormente, através do estudo da performance propôs-se uma estratégia de marketing interno assente em dois modelos teóricos, o Balanced Scorecard (Robert S. Kaplan e David P. Norton) e o modelo dos dois fatores desenvolvido por Herzberg (também conhecido por a teoria motivacional-higiénica). O desenvolvimento desta estratégia parte não só de uma oportunidade que surgiu graças à restruturação do departamento como também da vontade de criar algo exequível e relevante para a EDP. Uma vez que todo o trabalho se desenvolveu em regime de estágio, fez-se uma apresentação quer da empresa quer do percurso e atividades desenvolvidas ao longo deste período. Através desta descrição clarifica-se a escolha de recorrer ao estudo da performance da equipa. Em suma, o estudo aspira abordar a satisfação do cliente interno da EDP através do estudo da performance e de uma proposta estratégica.The emergence of an internal marketing strategy in most companies nowadays is a consequence of the perception that there is an internal market within the company itself that needs to be developed. This internal market entails an exchange between the company’s employees in which the receiver of this exchange is an internal client. In other words, an internal client is designated as such due to the fact that he is not only a company’s client but also an employee of the company. In particular to this study, the main analysis focus is the satisfaction of the internal clients of their non-mobile communications of the company EDP - Energias de Portugal. This study resourced to an internal inquiry in which the employees’ opinions were registered regarding the services and products of the non-mobile communications that the company has to offer. Afterwards, a performance of study was elaborated in order to reach a proposal for an internal marketing strategy. This strategy proposal was based in two theoretical study models Balanced Scorecard (Robert S. Kaplan and David P. Norton) and Two-factor Theory (also known as Herzberg's motivation-hygiene theory or the Dual-factor theory). This study was an appealing research opportunity due to the marketing’s department current rearrangement. Moreover, this study is also quite relevant for the reason that there is a robust necessity of creating a pertinent marketing strategy to EDP’s internal clients on their non-mobile communications. Furthermore, this study was developed through an internship on the marketing department of EDP, and thus, it also includes a presentation of both the company and the activities developed throughout the internship. In conclusion, this study aspires to approach the satisfaction of the internal clients of EDP through a performance case study and a strategy proposal.Côrte-Real, AnaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartins, Carolina Sócrates de Amaral Mota2015-03-17T15:50:36Z2014-12-1520142014-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16957TID:201489600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-19T01:36:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:12.522811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação do cliente interno : o caso da Rede Telefónica EDP
title Satisfação do cliente interno : o caso da Rede Telefónica EDP
spellingShingle Satisfação do cliente interno : o caso da Rede Telefónica EDP
Martins, Carolina Sócrates de Amaral Mota
Marketing interno
Cliente interno
Satisfação do cliente interno
Performance
Internal marketing
Internal client
Internal client´s satisfaction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Satisfação do cliente interno : o caso da Rede Telefónica EDP
title_full Satisfação do cliente interno : o caso da Rede Telefónica EDP
title_fullStr Satisfação do cliente interno : o caso da Rede Telefónica EDP
title_full_unstemmed Satisfação do cliente interno : o caso da Rede Telefónica EDP
title_sort Satisfação do cliente interno : o caso da Rede Telefónica EDP
author Martins, Carolina Sócrates de Amaral Mota
author_facet Martins, Carolina Sócrates de Amaral Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Côrte-Real, Ana
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carolina Sócrates de Amaral Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing interno
Cliente interno
Satisfação do cliente interno
Performance
Internal marketing
Internal client
Internal client´s satisfaction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing interno
Cliente interno
Satisfação do cliente interno
Performance
Internal marketing
Internal client
Internal client´s satisfaction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A emergência do marketing interno nas empresas, consequência da perceção da existência de um mercado interno que necessita de ser trabalhado em plenitude é hoje uma realidade. Neste mercado interno são trocados serviços entre colaboradores, em que quem recebe o serviço é denominado de cliente interno uma vez que não só é cliente como também colaborador da própria empresa. Neste trabalho foca-se o tema da satisfação do cliente interno de uma área específica da EDP, as comunicações fixas. Recorrendo-se a um inquérito constatou-se a visão que os clientes têm dos serviços e produtos disponíveis pela Rede Telefónica e posteriormente, através do estudo da performance propôs-se uma estratégia de marketing interno assente em dois modelos teóricos, o Balanced Scorecard (Robert S. Kaplan e David P. Norton) e o modelo dos dois fatores desenvolvido por Herzberg (também conhecido por a teoria motivacional-higiénica). O desenvolvimento desta estratégia parte não só de uma oportunidade que surgiu graças à restruturação do departamento como também da vontade de criar algo exequível e relevante para a EDP. Uma vez que todo o trabalho se desenvolveu em regime de estágio, fez-se uma apresentação quer da empresa quer do percurso e atividades desenvolvidas ao longo deste período. Através desta descrição clarifica-se a escolha de recorrer ao estudo da performance da equipa. Em suma, o estudo aspira abordar a satisfação do cliente interno da EDP através do estudo da performance e de uma proposta estratégica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15
2014
2014-12-15T00:00:00Z
2015-03-17T15:50:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/16957
TID:201489600
url http://hdl.handle.net/10400.14/16957
identifier_str_mv TID:201489600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131820863782912