Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14006 |
Resumo: | Pretende-se, com esta dissertação, contribuir para a reflexão sobre a importância da participação dos pais (e da família) no processo educativo dos filhos, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento das suas competências leitoras, através da análise de um projeto desenvolvido em contexto escolar. A presente dissertação pretende analisar o desenvolvimento de um projeto denominado “O nosso amigo Caracol…”, realizado por uma turma de 1º ano, com o intuito de formar leitores em parceria com a família dos mesmos, a escola e a biblioteca escolar, incluindo a explicitação da metodologia de trabalho utilizada e os principais resultados obtidos. O presente estudo enquadra-se no âmbito de questões ligadas à literacia familiar e ao processo de formação de leitores, tendo como contexto a relação escolafamília. Atendendo a que se desenvolve no âmbito de um Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares, o estudo resume brevemente a missão da biblioteca no desenvolvimento do processo, seja ela a biblioteca escolar ou a biblioteca pública. Ainda que se trate de um estudo pontual e localizado, permite confirmar o relevo da participação da família no processo educativo, enunciando alguns exemplos de boas práticas passíveis de replicação. |
id |
RCAP_30ae73e1b39b35b16082523ca2b83aa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitoraBibliotecas escolaresPapel das bibliotecasPapel dos paisRelações escola-familiaHábitos de leituraLiteraciaParticipação dos paisCooperação em educaçãoPretende-se, com esta dissertação, contribuir para a reflexão sobre a importância da participação dos pais (e da família) no processo educativo dos filhos, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento das suas competências leitoras, através da análise de um projeto desenvolvido em contexto escolar. A presente dissertação pretende analisar o desenvolvimento de um projeto denominado “O nosso amigo Caracol…”, realizado por uma turma de 1º ano, com o intuito de formar leitores em parceria com a família dos mesmos, a escola e a biblioteca escolar, incluindo a explicitação da metodologia de trabalho utilizada e os principais resultados obtidos. O presente estudo enquadra-se no âmbito de questões ligadas à literacia familiar e ao processo de formação de leitores, tendo como contexto a relação escolafamília. Atendendo a que se desenvolve no âmbito de um Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares, o estudo resume brevemente a missão da biblioteca no desenvolvimento do processo, seja ela a biblioteca escolar ou a biblioteca pública. Ainda que se trate de um estudo pontual e localizado, permite confirmar o relevo da participação da família no processo educativo, enunciando alguns exemplos de boas práticas passíveis de replicação.It is intended with this work, contribute to the discussion about the importance parental involvement ( and family ) in the educational process of their children, particularly with regard to developing their skills readers through the analysis of a project developed in the context school. This thesis aims to analyze the development of a project called " Our friend Snail ...", performed by a class of 1st year with the intention of educating readers in partnership with the family of the same , the school and the school library, including the explicit working methodology used and the main results obtained. This study falls within the framework of family literacy issues and the process of formation of readers, whose context the school-family relationship. Given that develops within a Masters in Reading Promotion and School Libraries, the study briefly summarizes the mission of the library in the development process, be it a library, school library or public library. Although it is a timely study and located, allows to confirm relief of family participation in the education process, stating some examples of good practices which replication.Universidade de Aveiro2015-05-06T14:45:15Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14006TID:201577216porAfonso, Inês do Valeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:32Zoai:ria.ua.pt:10773/14006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:41.707664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora |
title |
Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora |
spellingShingle |
Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora Afonso, Inês do Vale Bibliotecas escolares Papel das bibliotecas Papel dos pais Relações escola-familia Hábitos de leitura Literacia Participação dos pais Cooperação em educação |
title_short |
Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora |
title_full |
Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora |
title_fullStr |
Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora |
title_full_unstemmed |
Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora |
title_sort |
Contributos da biblioteca escolar e da família na formação leitora |
author |
Afonso, Inês do Vale |
author_facet |
Afonso, Inês do Vale |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Inês do Vale |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares Papel das bibliotecas Papel dos pais Relações escola-familia Hábitos de leitura Literacia Participação dos pais Cooperação em educação |
topic |
Bibliotecas escolares Papel das bibliotecas Papel dos pais Relações escola-familia Hábitos de leitura Literacia Participação dos pais Cooperação em educação |
description |
Pretende-se, com esta dissertação, contribuir para a reflexão sobre a importância da participação dos pais (e da família) no processo educativo dos filhos, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento das suas competências leitoras, através da análise de um projeto desenvolvido em contexto escolar. A presente dissertação pretende analisar o desenvolvimento de um projeto denominado “O nosso amigo Caracol…”, realizado por uma turma de 1º ano, com o intuito de formar leitores em parceria com a família dos mesmos, a escola e a biblioteca escolar, incluindo a explicitação da metodologia de trabalho utilizada e os principais resultados obtidos. O presente estudo enquadra-se no âmbito de questões ligadas à literacia familiar e ao processo de formação de leitores, tendo como contexto a relação escolafamília. Atendendo a que se desenvolve no âmbito de um Mestrado em Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares, o estudo resume brevemente a missão da biblioteca no desenvolvimento do processo, seja ela a biblioteca escolar ou a biblioteca pública. Ainda que se trate de um estudo pontual e localizado, permite confirmar o relevo da participação da família no processo educativo, enunciando alguns exemplos de boas práticas passíveis de replicação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-05-06T14:45:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14006 TID:201577216 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14006 |
identifier_str_mv |
TID:201577216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137547946819584 |