Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/7873 |
Resumo: | O tema desta investigação é o marketing político e eleitoral em Cabo Verde. Para a nossa investigação empírica, escolhemos como estudo de caso o Movimento para a Democracia (MpD) nas eleições autárquicas de 2020 no município de Santa Catarina. Porém, antes, começamos por apresentar alguns conceitos e ferramentas fundamentais de autores de referência do marketing em geral, marketing político e do marketing eleitoral em particular. Quais as especificidades do marketing político e do marketing eleitoral? Qual a importância e a eficácia do marketing político no desempenho dos partidos? De que forma o marketing político pode aproximar os candidatos/partidos dos cidadãos? Quais são as principais componentes de uma campanha política? Quais são as estratégias políticas mais utilizadas? Que tipo de mensagens e meios de comunicação são privilegiados? Qual é hoje o papel das redes sociais na política? Estas são algumas das questões que procuramos responder ao longo do nosso trabalho. A nossa investigação empírica baseia-se em métodos qualitativos. Recorremos às técnicas das entrevistas e da análise de conteúdos. Os resultados do nosso estudo de caso evidenciam a importância dos debates na comunicação social, dos cartazes e das redes socias nas campanhas eleitorais em Cabo Verde. |
id |
RCAP_31f82b472ccd5186a438020e8127b6ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/7873 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa CatarinaMarketing políticoMarketing EleitoralComunicação PolíticaCabo VerdeCampanha eleitoralMovimento para DemocraciaO tema desta investigação é o marketing político e eleitoral em Cabo Verde. Para a nossa investigação empírica, escolhemos como estudo de caso o Movimento para a Democracia (MpD) nas eleições autárquicas de 2020 no município de Santa Catarina. Porém, antes, começamos por apresentar alguns conceitos e ferramentas fundamentais de autores de referência do marketing em geral, marketing político e do marketing eleitoral em particular. Quais as especificidades do marketing político e do marketing eleitoral? Qual a importância e a eficácia do marketing político no desempenho dos partidos? De que forma o marketing político pode aproximar os candidatos/partidos dos cidadãos? Quais são as principais componentes de uma campanha política? Quais são as estratégias políticas mais utilizadas? Que tipo de mensagens e meios de comunicação são privilegiados? Qual é hoje o papel das redes sociais na política? Estas são algumas das questões que procuramos responder ao longo do nosso trabalho. A nossa investigação empírica baseia-se em métodos qualitativos. Recorremos às técnicas das entrevistas e da análise de conteúdos. Os resultados do nosso estudo de caso evidenciam a importância dos debates na comunicação social, dos cartazes e das redes socias nas campanhas eleitorais em Cabo Verde.Instituto Politécnico da Guarda2023-03-23T15:30:46Z2023-03-232023-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/7873http://hdl.handle.net/10314/7873TID:203201833porFernandes, Leviny N Minfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T03:00:03Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/7873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:15.597741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa Catarina |
title |
Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa Catarina |
spellingShingle |
Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa Catarina Fernandes, Leviny N M Marketing político Marketing Eleitoral Comunicação Política Cabo Verde Campanha eleitoral Movimento para Democracia |
title_short |
Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa Catarina |
title_full |
Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa Catarina |
title_fullStr |
Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa Catarina |
title_sort |
Marketing Político e Eleitoral em Cabo Verde. O caso do Partido Movimento para a Democracia nas Eleições Autárquicas de 2020 de Santa Catarina |
author |
Fernandes, Leviny N M |
author_facet |
Fernandes, Leviny N M |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Leviny N M |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing político Marketing Eleitoral Comunicação Política Cabo Verde Campanha eleitoral Movimento para Democracia |
topic |
Marketing político Marketing Eleitoral Comunicação Política Cabo Verde Campanha eleitoral Movimento para Democracia |
description |
O tema desta investigação é o marketing político e eleitoral em Cabo Verde. Para a nossa investigação empírica, escolhemos como estudo de caso o Movimento para a Democracia (MpD) nas eleições autárquicas de 2020 no município de Santa Catarina. Porém, antes, começamos por apresentar alguns conceitos e ferramentas fundamentais de autores de referência do marketing em geral, marketing político e do marketing eleitoral em particular. Quais as especificidades do marketing político e do marketing eleitoral? Qual a importância e a eficácia do marketing político no desempenho dos partidos? De que forma o marketing político pode aproximar os candidatos/partidos dos cidadãos? Quais são as principais componentes de uma campanha política? Quais são as estratégias políticas mais utilizadas? Que tipo de mensagens e meios de comunicação são privilegiados? Qual é hoje o papel das redes sociais na política? Estas são algumas das questões que procuramos responder ao longo do nosso trabalho. A nossa investigação empírica baseia-se em métodos qualitativos. Recorremos às técnicas das entrevistas e da análise de conteúdos. Os resultados do nosso estudo de caso evidenciam a importância dos debates na comunicação social, dos cartazes e das redes socias nas campanhas eleitorais em Cabo Verde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-23T15:30:46Z 2023-03-23 2023-01-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/7873 http://hdl.handle.net/10314/7873 TID:203201833 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/7873 |
identifier_str_mv |
TID:203201833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136937845456896 |