Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Lisete Silveira Gil
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30457
Resumo: Relatório de Dissertação do Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
id RCAP_3438096b03db4312a5839e89b2f63093
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de casoGestão de Recursos HumanosFormação ProfissionalTransferência da FormaçãoHuman Resource ManagementVocational TrainingTransfer TrainingRelatório de Dissertação do Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos HumanosA avaliação da transferência da formação para o contexto de trabalho é um processo complexo e exigente, pois requer que as empresas possuam maturidade organizacional. Os modelos organizacionais e os métodos de avaliação da formação ainda necessitam de uma maior articulação, pois só existindo uma preocupação por parte das organizações por estes mecanismos operacionais é que, na verdade, se poderá avaliar se efetivamente os formandos conseguem colocar em prática no seu desempenho profissional as aprendizagens adquiridas durante a participação em ações de formação. Todo o processo de avaliação da transferência da formação é influenciado por três dimensões, a saber: as caraterísticas dos formandos, o design da formação e o contexto organizacional. Neste contexto, o objetivo geral desta investigação é analisar as dimensões que influenciam o processo da transferência da formação para o contexto de trabalho. A metodologia usada para a concretização deste objetivo é de natureza qualitativa. Como método de recolha de dados recorreu-se ao inquérito por entrevista e à análise documental. No que respeita ao tratamento de dados foi usada a técnica de análise de conteúdo. Como resultados do presente estudo conclui-se que a dimensão caraterísticas dos formandos é a barreira no processo da transferência da formação e as dimensões design da formação e contexto organizacional são potenciadores deste processo.Organizational models and methods for evaluating training still require greater articulation. Only if there is a concern on the part of the organizations for these operational mechanisms it will be possible to evaluate if the trainees effectively can put into practice competences acquired during the participation in training programes. The whole process of evaluating the transfer of training is influenced by three dimensions, namely the trainees' characteristics, the training design and the organizational context. In this context, the overall objective of this research is to analyze the dimensions that influence the process of transferring training to the work context. The methodology used to achieve this goal is qualitative in nature. As a method of data collection, the interview survey and the documentary analysis were used. In terms of data processing, the content analysis technique was used. As results of the present study it is concluded that the dimension characteristics of the trainees is the barrier in the process of the transfer of training and the design dimension of the training and organizational context are enablers of this process.Almeida, António JoséRepositório ComumMendes, Lisete Silveira Gil2019-12-12T11:08:07Z2019-052019-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30457TID:202254186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:07.295499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de caso
title Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de caso
spellingShingle Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de caso
Mendes, Lisete Silveira Gil
Gestão de Recursos Humanos
Formação Profissional
Transferência da Formação
Human Resource Management
Vocational Training
Transfer Training
title_short Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de caso
title_full Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de caso
title_fullStr Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de caso
title_full_unstemmed Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de caso
title_sort Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de caso
author Mendes, Lisete Silveira Gil
author_facet Mendes, Lisete Silveira Gil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António José
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Lisete Silveira Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Recursos Humanos
Formação Profissional
Transferência da Formação
Human Resource Management
Vocational Training
Transfer Training
topic Gestão de Recursos Humanos
Formação Profissional
Transferência da Formação
Human Resource Management
Vocational Training
Transfer Training
description Relatório de Dissertação do Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T11:08:07Z
2019-05
2019-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30457
TID:202254186
url http://hdl.handle.net/10400.26/30457
identifier_str_mv TID:202254186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135378308857856